Ligue grátis:

icone-tell

0800 580 0910

Juros abusivos: Expectativas x realidade

Pode parecer um tanto clichê para o século 21, mas a verdade é que em tudo na vida existem as expectativas que se confrontam com a realidade. E essa ideia não passa despercebida quando o assunto são os juros abusivos.

É bem verdade que no mercado financeiro as empresas dos mais diversos ramos, especialmente as instituições financeiras, como os bancos e financiadoras, aplicam os famigerados juros abusivos.

Este artigo pretende falar sobre os juros abusivos e a relação entre expectativas x realidade. Mas antes, é essencial compreender o que são os juros abusivos.

 

O Que é Mesmo Juros Abusivos

 

Por mais que uma pessoa tenha pouco conhecimento sobre mercado financeiro, mas certamente ela já ouviu falar sobre juros. E o pior, é que soube isso somente na prática.

Isso quer dizer que quando adquiriu determinado produto mesmo começando a pagar normalmente, já foi logo dando dinheiro à toa para a empresa.

Este “dinheiro à toa” que me refiro é a parte do pagamento que você paga ao credor sem que, de fato, deva. Essa parte é chamada de juros.

Se os juros você por si só não fossem o suficiente para trazer dor de cabeça para as pessoas, ainda existem os famigerados juros abusivos.

São eles que fazem ficarem altas as prestações dos boletos bancários que você deve pagar todos os meses.

 

E o Que São Mesmo os Juros Abusivos?

 

De uma forma mais técnica e simplificada para que você possa entender muito bem, o juros abusivos são, segundo o Supremo Tribunal de Justiça aquelas taxas que as instituições cobram com valores que superam a taxa média praticada no mercado financeiro.

Essa taxa média é divulgada pelo Banco Central. Você mesmo poderá ter acesso a ela clicando neste link.

Quando você assina um contrato com banco por exemplo, certamente irá pagar juros para esta instituição. O problema existirá se o banco estiver cobrando juros acima desta taxa média.

É exatamente neste momento que conseguimos observar a existência dos juros abusivos, que são aqueles valores cobrados a mais e muito acima da tabela nacional.

 

Expectativa X Realidade do Juros Abusivos

 

A seguir, vou fazer uma listagem sobre as principais situações que podem levar você a comparar a sua expectativa com a realidade, ou seja, situações que qualquer pessoa vive no mercado financeiro em relação ao juros abusivos.

 

Cartão de Crédito

 

A expectativa é que ao adquirir o cartão de crédito de um banco sua vida irá mudar para melhor. Isso porque terá condições de comprar à vista e parcelado em qualquer estabelecimento.

Outro detalhe é que você terá acesso a mais formas de pagamento, visto que atualmente muitas empresas oferecem a opção de pagamento por cartão de crédito.

Dessa forma, a expectativa é a de uma vida melhor, mas, por outro lado, existe a realidade nua e crua: A cada utilização do cartão de crédito você irá pagar juros abusivos.

Você deve saber que o cartão de crédito é um dos produtos financeiros que lidera o mercado da cobrança indevida de juros abusivos. Algumas administradoras chegam a cobrar até 300% de juros ao ano!

 

Contratos Assinados Com o Banco

 

Outros contratos assinados com o banco como, por exemplo, aqueles em que você irá adquirir um empréstimo ou um financiamento de carro ou de casa, podem ser excelentes para sua vida.

A expectativa é que a sua vida também mudará ao ter a concessão financeira dada pelo banco. Por outro lado, tudo existe um preço e principalmente se você estiver se relacionando com uma instituição financeira.

A realidade bate contra a sua expectativa de uma vida melhor. Isso porque as instituições financeiras costumam aplicar de forma embutida nas cláusulas desses contratos algumas taxas ilegais e juros abusivos.

Imagine que você vai adquirir um carro, mas certamente não chega a dar atenção de que irá pagar duas vezes ou mais por um só veículo.

Isso simplesmente porque em suas faturas do financiamento, cerca de 80% se refere a juros altíssimos, aqueles que estão acima da taxa normal praticada no mercado financeiro nacional.

 

Endividamento

 

A expectativa utilizando o cartão de crédito e tendo atendido as regras e requisitos para concessão de algum crédito por parte do banco, pode ser algo que vai facilitar em muito a sua vida.

A verdade é que quando partimos para o mundo real, então vemos o endividamento cada vez maior das pessoas em geral.

Isso se dar não somente por que estão utilizando o cartão de crédito ou porque estão contratando um financiamento ou empréstimo, mas simplesmente pelo fato de nas prestações estarem embutidos os juros abusivos.

É certo que qualquer pessoa ao acumular algumas dívidas normais, então em algum momento poderá ter dores de cabeça. Isso porque os juros praticados arranca até o último tostão do bolso das pessoas.

Afinal, você está pagando muito além daquilo que o bem adquirido vale. Em alguns casos chega a ser um crime absurdo, como por exemplo, quando você paga duas vezes o carro que adquiriu em um financiamento de veículo.

 

Compras Parceladas

 

A expectativa de muitas pessoas é de que o parcelamento das compras irá facilitar o pagamento. Porém, isso pode ser um grande engano, sendo necessário fazer uma relação entre valor e preço.

Também é necessário saber escolher a melhor forma de pagamento oferecida pela empresa, pois caso contrário, a realidade nua e crua é a de que você se envolverá em juros abusivos.

Atualmente a gente ver no mercado algumas empresas concedendo desconto para quem faz o pagamento à vista. Por outro lado, quem faz opção por parcelar a compra, então terá um acréscimo de 10% ou mais.

Essa é a realidade que se confronta diretamente com a expectativa. As pessoas pensam que parcelar sempre será a melhor opção, mas na verdade, o parcelamento será o caminho para o endividamento, tudo por conta da cobrança dos juros abusivos.

 

Como se Livrar Dos Juros Abusivos?

 

Certamente que é plausível conhecer algumas formas de como se livrar dos juros abusivos, principalmente agora que você conseguiu fazer a relação entre a expectativa e a realidade em relação aos juros abusivos.

Dessa forma, se ligue em dar toda atenção para as seguintes questões:

 

  1. É imprescindível que você leia com detalhes cada cláusulas que constam em seu contrato. Caso não entenda muito bem o que elas estão dizendo, então peça uma cópia e entregue para um advogado uma pessoa que entenda.

 

  1. Nunca feche um contrato de financiamento com a primeira instituição que você encontrar. É preciso fazer, pelo menos, três orçamentos e depois bater o martelo sobre um deles.

 

  1. Analise com cuidado as taxas de juros cobradas pelas instituições antes de fechar um contrato. Para tanto, utilize aquela calculadora do Banco Central, que citei o link logo no início do artigo.

 

  1. Resolva as questões relativas às cobranças de juros abusivos recorrendo à justiça ou por meios extrajudiciais.

 

A Realidade Para Resolver Questões Sobre Juros Abusivos

 

A forma mais interessante que você pode resolver realmente as questões sobre juros abusivos é fazendo uma análise contratual por meio de uma ação extrajudicial.

A Mais Credit é uma empresa focada em revisões de contratos e quitação de financiamento de veículos com desconto. Ao clicar  nesse link que você terá acesso aos diversos serviços prestados pela empresa.

Espero que você tenha gostado das informações postadas neste antigo. Ele foi criado com muito carinho e dedicação especialmente para atender às suas necessidades.

Te convido a nos acompanhar pelas redes sociais do Instagram e Facebook!

 

Deixe seu contato!

Nossa equipe irá retornar com a ajuda que você precisa!

Deixe seu contato!

Nossa equipe irá retornar com a ajuda que você precisa!

Faça uma análise gratuita pelo WhatsApp

Ligue Grátis para: 0800 580 0910

A MAIS CREDIT CONSULTORIA

NÃO FAZ EMPRÉSTIMOS

arrow - flecha

Nossa empresa trabalha
com redução de

juros abusivos

em financiamento de veículos e empréstimos.