Tabela Fipe

Tabela Fipe: Como Ela Pode me Ajudar Na Revisional do Meu Carro?

Posted on Postado em Dicas e Dúvidas

A tabela FIPE é um parâmetro para quem procura comprar ou vender um carro, seja pessoa física ou jurídica. Nesse artigo você entenderá como ela pode te ajudar na revisional do seu carro.

Primeiramente te pergunto se você já conhece a tabela FIPE. Saberia dizer como ela é aplicada no mercado de compra e venda de veículos? E mais, como essa tabela pode te ajudar em uma revisional de carro?

Além disso, seguem outras perguntas. Gostaria de saber se você conhece o que é uma revisional de veículo? Saberia dizer para que ela serve?

Bom, neste artigo você terá a oportunidade de ter resposta para todas essas perguntas. Se por acaso você já souber um pouco sobre esse tema, certamente que esse artigo também será ótimo, pois permitirá você aprender ainda mais!

Entendendo a Tabela FIPE

Uma Fundação ligada a Universidade de São Paulo é a encarregada para realizar um estudo mensal que considera os valores praticados no mercado nacional na compra e venda de veículos para pessoas físicas e jurídicas.

Os dados são coletados mês a mês, então é criada uma tabela que comumente chamamos de FIPE. Nesse documento irá contar os valores médios dos carros em relação a marca, modelo e ano.

A tabela FIPE é essencial para dar base nas relações financeiras entre pessoas físicas, e entre estas e pessoas jurídicas no momento de adquirir um veículo, seja comprando diretamente com o proprietário, ou ainda, por meio de um financiamento veicular.

 

As Instituições Financeiras Utilizam a Tabela Fipe Para Financiar Um Veículo?

Sim, tanto pessoas físicas como pessoas jurídicas utilizam dessa tabela. Essencialmente as instituições financeiras fazem uso das informações contidas na FIPE justamente para cobrar valores sobre o financiamento do veículo.

Porém, é um fato já constatados que os bancos nunca vão cobrar o valor estabelecido na FIPE. A questão é que essas instituições querem ganhar muito dinheiro sobre o consumidor.

Por esta razão, elas estão usam como base o valor da constante na Fipe, e então, aplicam juros muitas vezes absurdos que irão onerar grandemente o seu contrato de financiamento.

Quando chega nesta situação, então cabe ao consumidor prejudicado solicitar uma revisão de seu contrato de financiamento. Com isso, o juiz deverá solicitar a retirada desse juros.

 

Entendendo a Revisional  Veicular

 

Uma revisional de carro é geralmente feita em um tribunal. O que acontece é que você deverá procurar um advogado especializado em revisões de contratos e solicitar a abertura de um processo judicial.

Com base nos documentos apresentados ao advogado, como por exemplo, o contrato assinado com o banco, então o profissional deverá criar uma petição inicial e registrá-la em um tribunal.

Na sequência, o juiz intimará o réu para se defender. O réu, nesse caso, é o banco que você assinou contrato com ele. Então, a instituição deverá apresentar contraprovas.

Depois disso, poderá haver algumas audiências, quando então o juiz, já de posse de informações suficientes de ambas partes, fará a análise do seu pedido de revisão de contrato de financiamento.

 

Como a Tabela FIPE Pode Ajudar na Revisional do Seu Carro?

A grande pergunta neste artigo é como que a tabela FIPE pode ajudar uma pessoa durante uma revisional de contrato de financiamento. Vamos explicar isso com detalhes!

Lembre-se que no início desse artigo eu falei que a tabela FIPE contém, mensalmente, os preços médios praticados no Brasil na compra e venda de veículos.

Então, quando alguém quer comprar ou vender um carro, é essencial consultar a Fipe do mês para que possa ter uma noção de quanto custa um determinado veículo.

É justamente com base nesses valores obtidos na tabela que o juiz da revisional poderá verificar se o preço cobrado pela instituição está muito acima do preço médio praticado no mercado nacional de compra e venda de veículo.

 

O Que Pode Acontecer se a Instituição Estiver Cobrando a Mais?

Se você recorreu em um processo judicial, então é muito provável que a instituição esteja realmente cobrando valores acima do praticado na tabela Fipe. Isso significa que está havendo a incidência de juros abusivos.

Os bancos podem até cobrar juros em seus financiamentos, mas o que eles não devem fazer é cobrar isso abusivamente. Porém, é muito comum acontecer isso aqui no Brasil. Para você ter uma ideia, cerca de 90% dos contratos de financiamentos contém juros abusivos.

Dessa forma, diante da ilegalidade comprovada pelo juiz, o magistrado poderá requerer, ou até mesmo ordenar, que a instituição financeira retire o juros de modo a se adequar ao valor previsto na FIPE.

É isso mesmo: O juiz durante a sua análise na revisional do carro poderá consultar a tabela Fipe para verificar o preço médio praticado no Brasil na compra e venda de determinado veículo.

Assim, é desse modo que a tabela FIPE pode te ajudar na revisional do seu carro. Claro que as coisas não são tão fáceis assim, e muitas vezes o processo judicial pode levar anos para chegar a uma conclusão.

 

Resolvendo de Forma Mais Rápida Através da Ação Extrajudicial

Muito ao contrário de uma ação judicial que demora bastante tempo e é muito onerosa, existe a ação extrajudicial, que é feita dentro de um tempo menor e toma menos dinheiro.

Essa ação é executada fora dos tribunais, e nem precisa de advogados e juízes. Tudo o que será necessário é entregar o seu contrato nas mãos de consultores especializados em análises contratuais.

No mercado de análises de contrato já existem empresas que podem resolver administrativamente o seu caso de juros abusivos, isso a partir de uma ação extrajudicial.

A Mais Credit é uma dessas empresas que atua em todo território nacional. Ela analisa seu contrato fazendo comparação com a tabela FIPE. Depois, verifica os valores já pagos e solicita ao banco que retire as taxas cobradas indevidamente.

 

Como Começar Uma Ação Extrajudicial Com Base na FIPE

Para você começar a ação extrajudicial com base na FIPE é muito simples e rápido: Basta entrar em contato com a Mais Credit e solicitar gratuitamente análise de seu contrato.

Após uma análise focada e especializada, as cláusulas que concentram juros abusivos serão identificadas, e um cálculo contábil será feito levando em consideração que você já pagou e o que deverá pagar sem juros.

Em tudo isso será levado em consideração os preços médios constantes na tabela Fipe do mês da análise. Assim, se obtém mais uma prova contra o banco de que ele está agindo indevidamente com você.

 

Resumindo

A tabela FIPE pode ajudar você em uma revisional do carro, independente dela ser registrada no tribunal ou executada pelas vias administrativas, ou seja, através de uma ação extrajudicial.

Assim, é possível que o seu contrato seja reduzido para se adequar aos valores constantes na tabela Fipe, que é o documento que deve ser tomado como base em qualquer transação financeira de compra e venda de veículo no Brasil.

Este artigo foi feito com muita dedicação e pesquisa. A ideia foi trazer para você as melhores e mais atuais informações sobre esse assunto. Por essa razão, espero fortemente que ele tenha sido de grande utilidade para você!

Se ficou alguma dúvida, se precisa fazer uma pergunta para nossa equipe, então não hesite e utilize o espaço para comentários. Teremos o maior prazer em te atender e responder tirando suas dúvidas!