Saiba quais são seus direitos ao abastecer seu veículo com combustível adulterado

 É muito comum vermos notícias de postos sendo notificados por combustível adulterado. Apesar de ser uma prática ilegal, infelizmente acontece. Não importa se é gasolina, diesel ou álcool, acontece mais do que deveria. E essa é uma situação no qual você deve se preocupar.

 

Com o aumento cada vez mais constante nos valores dos combustíveis, é normal que os consumidores e motoristas se aflijam por precisar gastar mais do que o costume na hora de abastecer ou até mesmo encher o tanque do veículo.

 

Os postos de combustíveis também sofrem, uma vez que os consumidores finais sempre vão dar preferência para o local mais em conta. Então, alguns perdem clientes e acabam não faturando tanto, levando a prejuízos. É diante desse cenário, que a adulteração de combustível acontece no Brasil.

 

O problema é que essa prática pode acabar estragando o motor do seu veículo. Em alguns casos, o motor pode estragar na hora, mas também pode demorar um tempo até que os problemas apareçam.

 

Neste artigo, vamos falar exatamente sobre a adulteração de combustíveis e quais são seus direitos caso isso ocorra com você. Quer entender melhor sobre o assunto? Continue acompanhando a leitura conosco.

 

O que é um combustível adulterado?

Há formas diferentes de um combustível ser adulterado. Por lei, quando falamos da gasolina, ela pode conter no máximo a porcentagem de 27% de etanol em sua composição. Se estivermos falando da gasolina premium, esse valor diminui para 25%. Acima disso, já é ilegal e se trata de uma gasolina adulterada.

 

Também pode acontecer de qualquer combustível mais barato que a gasolina ser acrescentado em sua fórmula, na intenção de batizar esse combustível. Etanol, querosene, solventes, metanol e óleo diesel são componentes que podem ser encontrados em uma gasolina adulterada.

 

Quando se trata do etanal, a adulteração mais comum de ser encontrada é o metanol. Uma mistura bastante perigosa que pode causar diversos problemas. Para ser comercializado, o etanol deve conter 92,5% de massa alcoólica. Em alguns casos, também são encontradas uma quantidade maior de água misturada a esse combustível.

 

Já o diesel, apesar de ser mais difícil de ser adulterado, também sofre alterações em sua composição para comercialização. O máximo permitido de biodiesel é de 11%, acima disso ele se torna adulterado.

Como evitar?

Apesar de ser difícil saber a olho nú, se um combustível foi adulterado, ainda é possível tomar alguns cuidados para evitar cair nesse tipo de situação.

 

Uma das primeiras coisas que deve ser feito, é evitar abastecer em postos de combustíveis que possuem o valor muito abaixo da média. Entendemos que o preço chama atenção nesse momento de alta da gasolina, mas nem sempre pagar barato demais para abastecer é uma boa escolha. 

 

Dê preferência também a postos de combustíveis mais conhecidos. Se for possível, escolha abastecer com a gasolina premium, ela tem mais chances de serem menos adulteradas. 

Quais problemas podem causar?

Uma das primeiras coisas que podem acontecer, caso você abasteça com combustível adulterado, é notar que a luz de injeção do painel se acende. Além disso, o veículo pode perder o desempenho, aumentar o consumo de combustível, dificuldade de partida e até mesmo oscilação na rotação do motor quando o carro estiver parado.

 

Em casos mais avançados, o motor pode começar a ter engasgos e trancos durante o momento de aceleração. O veículo pode desligar de forma repentina e sozinho. O motor pode começar a fazer barulhos anormais e fumaças mais escuras podem sair só escapamento.

 

Em situações muito graves, pode haver a quebra do motor. Os itens mais afetados são a linha de combustível, a bomba de combustível e os bicos injetores. Além disso, o combustível adulterado pode fazer com que o motor seja corroído por dentro. Nesse caso, qualquer elemento de borracha pode ser ressecado e a vedação de válvulas pode ser atrapalhada.

 

Mangueiras, tanques e escapamentos também serão afetados e perderão a eficiência mais rápido do que o esperado.

Conheça seus direitos

Teoricamente, o consumidor que abastece o seu veículo com combustível adulterado, pode ter o valor gasto reembolsado pelo posto que forneceu o combustível. No entanto, na prática pode ser um trabalho árduo, podendo até enfrentar burocracias para encontrar alguma solução.

 

Como o combustível tem uma rotatividade muito alta, é complicado mapear o mesmo posto vendendo esse produto adulterado. A maioria dos postos renovam as bombas mais de uma vez por dia. Então isso dificulta o processo.

 

É preciso ter em mãos um laudo técnico de um profissional certificado de que o combustível daquele posto estava fora do padrão. Somente a sua palavra não basta, é preciso provas. Na maioria dos casos, é mais comum tentar uma conversa e acordo com o responsável pelo estabelecimento.

 

No entanto, se nada for resolvido e os prejuízos forem grandes, você deve fazer uma denúncia formal à polícia e à ANP. Recomendamos entrar em contato com um advogado também para ser bem orientado quanto ao que deve ser feito.

Saiba melhor quem é Mais Credit Consultoria

É muito comum que algumas instituições financeiras cobram juros abusivos nos contratos, o que resulta em parcelas altíssimas. A Mais Credit existe para te ajudar nesses casos. A Mais Credit é uma empresa especialista em encontrar juros abusivos do seu financiamento. Nós te ajudamos a resolver essa situação sem precisar de muita burocracia. 

Se você tem um veículo financiado, é essencial que você faça a análise contratual dele, pois infelizmente o Brasil é um dos países que mais cobram taxas de juros abusivas do mundo.

Ao passar pelo processo de análise do contrato do seu financiamento, podemos te orientar e oferecer o melhor caminho para seguir e sair de uma vez por todas das dívidas. Esse processo é gratuito, basta entrar em contato conosco através do nosso Whatsapp (11) 96882-7012 ou até mesmo pela nossa central de atendimento 0800 580 0910.

Além disso, contamos com diversos conteúdos sobre esse e outros assuntos em nosso site. Uma vez que a Mais Credit se preocupa com o conhecimento de todos, você pode encontrar informações de fácil acesso e de forma didática em nosso Instagram e no nosso Facebook.

Em nosso canal do Youtube você consegue conhecer histórias dos nossos maiores cases de sucesso, além de outros assuntos muito relevantes sobre o nicho de financiamento de veículos.

Em nosso site, também temos um espaço dedicado aos cases de sucesso da empresa em que você pode ter acesso ao depoimento de cada um que ajudamos. Para ter acesso a essas histórias, basta clicar aqui.

Deixe seu contato!

Nossa equipe irá retornar com a ajuda que você precisa!

Deixe seu contato!

Nossa equipe irá retornar com a ajuda que você precisa!

Faça uma análise gratuita pelo WhatsApp

Ligue Grátis para: 0800 580 0910

A MAIS CREDIT CONSULTORIA

NÃO FAZ EMPRÉSTIMOS

arrow - flecha

Nossa empresa trabalha
com redução de

juros abusivos

em financiamento de veículos e empréstimos.