Ligue grátis:

icone-tell

0800 580 0910

Saiba como funcionam os documentos de carro digitais

 Desde o início do ano de 2021, os veículos que são registrados no Brasil, não possuem mais documentos físicos, ou seja, de papel. Isso muda o comportamento dos motoristas que possuem bens móveis em seus nomes.

 

Podemos dizer que essa mudança, veio como consequência da pandemia que se alastrou pelo país desde março de 2020. Talvez seja difícil enxergar algo positivo diante desse cenário mundial. Porém, é possível perceber que essas decisões podem facilitar, e muito, a vida de motoristas ou de qualquer pessoa que tenha um veículo.

 

Os locais físicos dos DETRANs, tiveram de ser fechados por causa da pandemia. Consequentemente documentos como licenciamento e transferência passaram a ser usados nos formatos digitais.

 

Por mais que essas novas regras tenham dado início em janeiro de 2021, muitas pessoas ainda possuem dúvidas acerca deste assunto. O que você verá neste artigo, é entender como funcionam esses documentos digitais e se ele ainda pode ser impresso. Além disso, falaremos sobre a transferência de carro digital.

 

Ficou curioso para saber dessas novidades? Continue acompanhando a leitura conosco. 

Saiba como funcionam os documentos de carro digitais

Como funciona o documento digital

A virtualização de licenciamento e transferência por meio digital foi imposta logo em 2020. Acontece que em 2021, passou a vigorar a resolução do Contran nº 809/2020. 

 

Com essa nova regra, o Certificado de Registro do Veículo (CRLV) e o Documento Único de Transferência (DUT), deixaram de ser físicos e também se tornaram digitais. Inclusive, o DUT, foi transformado na Autorização para Transferência de Propriedade de Veículo (ATPV-e).

 

Uma das principais mudanças em relação a esses documentos virtuais, é que agora o condutor pode ter acesso a eles através do celular.

 

Para fazer o licenciamento, continua da mesma forma. Após a quitação das dívidas e o pagamento dos documentos, eles serão liberados automaticamente no aplicativo. 

O documento pode ser impresso

Há duas formas de ter acesso ao documento: através do site Denatran ou por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito, o CDT. 

 

Caso o motorista deseje, ele poderá imprimir o documento diretamente no site ou no aplicativo. Ele terá um QR Code, que autentica a validade dele. Isso pode ser uma boa alternativa para lidar com imprevistos, como a bateria do celular acabar.

 

Além de todas essas vantagens, também é possível vincular a CNH digital. Apesar disso, a CNH física ainda é válida.

Transferência de carro digital

Como já mencionamos, o DUT foi substituído pela ATPV-e. Esse documento é usado para transferência de propriedade do veículo em situações de venda.

 

Ao contrário do DUT físico, o ATPV-e só será acessado no momento em que o proprietário precisar do documento para transferência.

 

Para ter acesso ao documento, o processo continua praticamente igual. Claro? Tudo depende do Detran de cada estado. Primeiro é preciso agendar no DETRAN a transferência. Lá será solicitado os documentos pessoais do vendedor e do comprador.

 

Os dados são preenchidos e o ATPV-e é emitido de forma digital e possui um QR Code. Depois disso, o vendedor pode imprimir o documento. Após isso, é necessário ir até o cartório para reconhecimento de firma.

 

A transferência do ATPV-e continua tendo a mesma validade do DUT, de 39 dias.

Saiba melhor quem é Mais Credit Consultoria

É muito comum que algumas instituições financeiras cobram juros abusivos nos contratos, o que resulta em parcelas altíssimas. A Mais Credit existe para te ajudar nesses casos. A Mais Credit é uma empresa especialista em encontrar juros abusivos do seu financiamento. Nós te ajudamos a resolver essa situação sem precisar de muita burocracia. 

Se você tem um veículo financiado, é essencial que você faça a análise contratual dele, pois infelizmente o Brasil é um dos países que mais cobram taxas de juros abusivas do mundo.

Ao passar pelo processo de análise do contrato do seu financiamento, podemos te orientar e oferecer o melhor caminho para seguir e sair de uma vez por todas das dívidas. Esse processo é gratuito, basta entrar em contato conosco através do nosso Whatsapp (11) 96882-7012 ou até mesmo pela nossa central de atendimento 0800 580 0910.

Além disso, contamos com diversos conteúdos sobre esse e outros assuntos em nosso site. Uma vez que a Mais Credit se preocupa com o conhecimento de todos, você pode encontrar informações de fácil acesso e de forma didática em nosso Instagram e no nosso Facebook.

Em nosso canal do Youtube você consegue conhecer histórias dos nossos maiores cases de sucesso, além de outros assuntos muito relevantes sobre o nicho de financiamento de veículos.

Em nosso site, também temos um espaço dedicado aos cases de sucesso da empresa em que você pode ter acesso ao depoimento de cada um que ajudamos. Para ter acesso a essas histórias, basta clicar aqui.

Deixe seu contato!

Nossa equipe irá retornar com a ajuda que você precisa!

Deixe seu contato!

Nossa equipe irá retornar com a ajuda que você precisa!

Faça uma análise gratuita pelo WhatsApp

Ligue Grátis para: 0800 580 0910