Quem Deve Pagar o Gravame

Quem Deve Pagar o Gravame? Tudo Que Você Precisa Saber!

Posted on Postado em Alienação Fiduciária

Você sabe o que é o gravame? E Quem Deve Pagar o Gravame? Pode parecer um nome complicado, mas é mais simples do que aparenta e se você está pensando em financiar um automóvel precisa saber.

Por esse motivo, neste artigo separamos as principais informações sobre o gravame incluindo quem deve pagá-lo no momento da quitação. Sendo assim, confira o artigo completo abaixo para ficar por dentro deste assunto!

O Que é Gravame?

Quando uma pessoa compra um veículo financiado é gerado o gravame, que é um cadastro de automóveis financiados registrado pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Se o seu veículo tem gravame, significa que você não poderá transferir ele para outro proprietário sem a concessão da instituição financeira em questão. Por isso, ao quitar toda a dívida, você deve dar baixa no gravame.

Caso você não queira mais ficar com o veículo e ainda não pagou a dívida, deverá entrar em contato com a instituição financeira. Afinal, o veículo ainda é dela, só será seu após a quitação completa do mesmo.

Quem Deve Pagar o Gravame?

Para dar baixa no gravame após a quitação do veículo, é necessário pagar uma taxa de aproximadamente R$181,00. Essa taxa é de responsabilidade do proprietário, por isso, se o seu veículo já está prestes a ser evitado, já separe essa quantia para retirar o gravame e não ter surpresas. 

Quanto Tempo Demora Para a Baixa do Gravame?

Após o pagamento do gravame, é necessário esperar um tempo para que seja dado a baixa e ele seja retirado do documento. Geralmente, isso costuma demorar 10 dias úteis, mas de qualquer forma, o ideal é que você confirme esta informação com a instituição financeira que você negociou.

Com o gravame baixado, você poderá vender o seu veículo ou realizar qualquer transferência sem precisar se comunicar com o banco.

Além disso, é muito importante que você saiba que ao realizar o pagamento do gravame ele será dado baixa. Porém, se você quiser realizar uma transferência, mas tiver alguma dívida pendente, como IPVA ou infrações, não irá conseguir realizar esse processo.

Por esse motivo, é importante que tudo esteja em dia para evitar dores de cabeça.

Onde Consigo Visualizar o Número?

Se o seu veículo é alienado, você consegue visualizar o número do gravame no documento do seu veículo.  Além disso, o gravame também pode ser conferido por meio do site do Detran do seu estado. Então, para isso, você precisará entrar no site e buscar por gravame ou algo próximo.

Conheça a Mais Credit!

Agora que você entendeu sobre o gravame, o que acha de conhecer a Mais Credit?

A Mais Credit Consultoria é uma empresa especializada em revisão contratual de financiamento de veículo. Com isso, ela irá avaliar se há uma cobrança de juros indevida e assim solicitar a redução do juros.

Portanto, se o seu veículo é financiado, entre em contato com a Mais Credit pelo número 0800 580 0910!  Gostou das dicas? Se gostou compartilhe esse artigo!

One thought on “Quem Deve Pagar o Gravame? Tudo Que Você Precisa Saber!

  1. Olá bom dia! Meu irmão financiou o veículo no nome dele para mim, eu terminei as parcelas e quero fazer a transferência. Como eu vou pagar as documentações, fiquei com uma dúvida. Quando eu for pagar o Duda de baixa de agravame pago com o CPF Dele ou o MEU?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.