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Qual o Perfil do Consumidor De Automóveis No Brasil?

Qual o Perfil do Consumidor De Automóveis No Brasil

O mercado de veículos no Brasil tem sofrido grandes mudanças desde 2017. O que tem acontecido é uma revira-volta impactando o perfil do consumidor de automóveis no Brasil.

Na verdade, as duas questões se entrelaçam. É que tanto as mudanças no mercado de veículo brasileiro impacto o perfil do consumidor, como o perfil impacta as mudanças no mercado.

 

Estudos realizados pela Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores  são importantes pois nos traz informações úteis sobre estas questões.

 

Continue a leitura desde artigo que preparamos exclusivamente com informações atuais sobre o perfil das pessoas que estão adquirindo veículos atualmente no Brasil.

 

Mercado De Veículos X Perfil De Consumidores

Qual o Perfil do Consumidor De Automóveis No Brasil

 

Houve um período na história do mercado de veículos no Brasil de grande estagnação. Porém, a partir de 2017, o país viveu mudanças excelentes nesse setor.

 

Conjuntamente ao observado, temos vistos alterações no perfil de pessoas que estão adquirindo esses veículos no mercado nacional.

 

Temos visto o surgimento de um grupo diferente de consumidores. Ele possui características exclusivas, ou seja, que diferencia grandemente do perfil de consumidores até 2017.

 

Uma mudança extraordinária, é que as mulheres estão à frente dos homens quando o assunto é adquirir o seu próprio carro.

 

Conheça esta e muitas outras mudanças ao longo desses artigo.

 

Perfil Do Consumidor De Automóveis No Brasil: O Gênero

Qual o Perfil do Consumidor De Automóveis No Brasil

 

Segundo dados coletados pela Navegg, as mulheres dispararam na frente dos homens: Elas já compõem 58% das vendas de automóveis no país.

 

Um detalhe igualmente interessante é que o gênero feminino não só dispara na compra do carro em relação ao gênero masculino, como também influencia o marido ou os filhos a adquirir uma determinada marca, modelo, e até mesmo, a forma de pagamento.

 

Com tantas mulheres dirigindo, certamente que transforma-se também as relações no trânsito, o que faz elas ganharem maior reconhecimento.

 

Perfil Do Consumidor De Automóveis No Brasil: A Faixa Etária

Qual o Perfil do Consumidor De Automóveis No Brasil

Até 2017 a ideia era de que as vendas de veículos no Brasil eram exclusivas para jovens. No entanto, os resultados das pesquisas revelaram outra realidade.

 

O que tem visto atualmente no mercado veicular brasileiro são pessoas de 35 a 59 anos realizando a compra do bem móvel. O que significa uma parcela de 37% das vendas realizadas no mercado.

 

Os jovens, por sua vez, perderam a colocação de primeiro lugar, mas permanece na cola em segundo lugar. Eles, estão representados pelas pessoas de 18 a 24 anos, são responsáveis por 29% das compras realizadas no mercado veicular.

 

Vale destacar um detalhe: O Brasil tem passado por inúmeras crises econômicas, isso impede que brasileiros adquiriram a sua carteira de habilitação.

 

Perfil Do Consumidor De Automóveis No Brasil: O Estado Civil

 

As pessoas comumente falam por aí que quando alguém se casa geralmente quer uma casa. Esse ditado a gente pode ampliar um pouco: Pelas pesquisas reveladas, quando alguém se casa, então também quer com carro.

 

A verdade é que cerca de 69% de quem está comprando um carro no Brasil, é casado. Isso significa que um dos bens muito demandados após o casamento, é exatamente o veículo.

 

Diante de resultados como esse, houve muitas buscas para entender o porquê. Certamente que a primeira delas está na relação entre a família e os deslocamentos.

 

Com certeza, um carro próprio irá ajudar grandemente a família em seus afazeres rotineiros, como por exemplo, trabalhar, conduzir as crianças para escola, passear em feriados e final de semana, e também viajar todos juntos.

 

Perfil Do Consumidor De Automóveis No Brasil: A Classe Social

 

Assim como até 2017 as classes A e B estavam no topo, elas ainda continuam na atualidade como reveladora do perfil do consumidor de automóveis no Brasil.

 

De todas as compras de veículos realizadas no país, essas classes representam 75% da totalidade.

 

Claro que outras classes também permanecem na ativa. Observe que a classe C também possui uma boa colocação no mercado de automóvel: Ela representa 24% das vendas realizadas.

 

O motivo de estar ainda com grande representatividade é justamente a possibilidade que houve de reajustar os salários percebidos por essa classe, como também, a maior disponibilidade de crédito no mercado.

 

Perfil Do Consumidor De Automóveis No Brasil: O Nível De Escolaridade

 

Para falar desta condição, o nível de escolaridade na relação com o consumo de automóveis no Brasil, é necessário lembrar da relação entre a classe social e a faixa etária relatados anteriormente.

 

Isso mesmo, no Brasil as pessoas que adquirem veículos são, em sua grande maioria, graduados. Ou seja, são pessoas que possuem um nível superior de escolaridade.

 

Essas pessoas tendem a ser parte de uma classe social mais elevada, como também está numa faixa etária de maior maturidade. Disso resulta um rápido entendimento sobre a relação entre essas três condições.

 

Perfil Do Consumidor De Automóveis No Brasil: Novo Ou Usado?

 

Quando se faz a comparação entre as vendas de veículos novos e usados, esses últimos têm ganhado destaque.

 

Nesse caso, os dados têm se mantido semelhantes ao que observamos até 2017. A preferência dos consumidores eram e continuam sendo os carros usados.

 

A questão é que mais uma vez temos que relatar a crise financeira que tem abalado o Brasil há anos. E junto a isso também temos que considerar a nova mentalidade de reduzir gastos e investir.

 

As pessoas têm pensado que adquirr um carro usado significa gastar menos e ter em mãos um veículo muito mais vantajoso do que gastar o mesmo valor por um veículo novo, mas com menos acessórios.

 

Perfil Do Consumidor De Automóveis No Brasil: Qual a Utilização Do Veículo?

 

Já sabemos que os veículos são tidos como itens de poder e também de status. Apesar disso ainda ser uma realidade, temos percebido que no perfil do novo consumidor isto tem perdido espaço.

 

A ideia é que as pessoas já estão tendo o veículo como uma necessidade familiar, e não mais para mostrar o poder e o status.

 

Dessa forma, a pesquisa realizada pelos órgãos citados relata que os compradores de automóveis no Brasil o fazem para ter um bem que possa auxiliá-los no transporte.

 

Dessa forma, o principal item a ser destacado é a mobilidade, pois como transporte próprio as famílias conseguem realizar suas tarefas diárias com maior facilidade.

 

Você curtiu saber qual o perfil do consumidor de automóveis no Brasil? Será que está inserido em alguma das regras atuais consideradas neste artigo?

 

Certamente que sim! É muito provável que você esteja dentro da faixa etária que mais compra carro, ou que tenha o perfil de casado, ou que possua o nível de escolaridade citado, ou ainda que queira adquirir um veículo para o ajudar na mobilidade no dia a dia.

 

Independente de qual seja o motivo pelo qual possa querer adquirir um veículo próprio, é sempre bom ficar atento nas formas de pagamento, especialmente se você for fazer financiamento do veículo.

 

Acesse nosso Blog e você poderá aprender mais sobre o financiamento de veículo e alienação fiduciária. Vale muito a pena clicar e ler nossas postagens.

 

Se ficou alguma dúvida, e se quiser fazer alguma consideração, então basta utilizar o espaço reservado aos comentários. Será um grande prazer poder interagir com você!

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