Qual a Diferença de Retenção e Remoção Veicular

Qual a Diferença de Retenção e Remoção Veicular?

Posted on Postado em Dicas e Dúvidas

Você sabe Qual a Diferença de Retenção e Remoção Veicular? Esses dois termos são bem parecidos e a própria atividade também. Porém, existe uma pequena diferença entre os dois que é importante você se manter atento. 

Por isso, para te ajudar, neste artigo iremos explicar qual é a diferença e também sobre apreensão. Vamos conferir?

O Que é Retenção?

Quando um motorista tem algum problema com o veículo é feito a retenção, ou seja, é retirado o veículo do local e depois que for solucionado o reparo, ele poderá voltar a circular. Isso acontece quando a solução do problema não pode ser realizada no local onde está, assim, exigindo a sua retirada.

No entanto, o veículo não é apreendido no caso da retenção, ele é liberado assim que for solucionado ou se o agente de trânsito liberar. Mas se ocorrer dele estragar por um problema que já existia, o motorista poderá levar uma multa pelo mal uso do mesmo.

O Que é Remoção Veicular?

Por outro lado, a remoção veicular é quando o veículo é removido, ou seja, estando proibido de circular. Após a sua remoção ele é colocado em um depósito e o motorista só poderá recuperar depois que pagar todas as pendências.

Com base nisso, a remoção costuma acontecer quando o licenciamento, IPVA e infrações estão pendentes. Afinal, se você não pagar o IPVA não consegue tirar o licenciamento e se não estiver com o licenciamento atualizado, não poderá circular com o veículo.

Mas afinal, qual a diferença entre os dois?

Conforme vimos, podemos destacar que a principal diferença entre os dois é que a retenção é algo momentâneo e a remoção pode manter o veículo preso por um bom tempo. Então, se você não solucionar as pendências, não irá conseguir recuperar o automóvel. 

Além disso, podemos destacar que, no caso da retenção, o agente de trânsito tem autonomia em liberar o veículo até se o problema não for resolvido. Já no caso da remoção, isso não é possível, então, é obrigatório solucionar o problema para recuperá-lo.

E a Apreensão? Qual a Diferença Entre os Dois?

Já a remoção é uma penalidade enquanto a retenção e a remoção são medidas administrativas. Geralmente, os veículos são apreendidos quando são financiados e não houve o pagamento de todas as parcelas combinadas com a instituição financeira.

Além dessa opção, pode ocorrer do veículo receber uma infração e ser aprendido por um período de 30 dias, assim, sendo impossibilitado de continuar circulando dentro deste tempo.

Conheça a Mais Credit Consultoria!

Se você tem um veículo financiado, conhecer a Mais Credit consultoria é um passo fundamental. Esta empresa é especialista em revisão contratual de financiamento de veículo, para reduzir juros abusivos.

Hoje, a Mais Credit já conseguiu recuperar mais de 10 milhões de reais de juros e possui prêmios pela sua qualidade em serviços. Por isso, se você ainda não conhece, sugerimos visualizar os cases de sucesso e solicitar a sua revisão contratual.

 

Gostou? Então deixe o seu comentário e compartilhe esse artigo!