leilões

Quais são os riscos de comprar um veículo em leilões

Posted on Postado em Dicas e Dúvidas

 Mais baratos do que carros seminovos vendidos em concessionárias ou lojas comuns, os veículos de leilões chamam atenção de alguns compradores. Inclusive, alguns podem sair por algo em torno de R$10 mil, imagine só?!

 

No entanto, é que a curto prazo, comprar veículos em leilões pode ser uma boa opção. Mas a verdade é que não é bem assim e você precisa tomar uma série de cuidados para não levar prejuízos.

 

Para que você fique atento, realizamos uma curadoria com os principais riscos que você corre ao comprar um veículo em leilões. Assim, você consegue colocar na balança se o negócio vale ou não a pena. Dessa forma, você também consegue se preparar com alguns cuidados.

 

Neste texto, você vai entender o que são leilões de veículos, os riscos que pode correr e cuidados que deve tomar ao optar por esse tipo de negócio. Quer saber mais? Continue acompanhando a leitura do artigo junto conosco.

 

O que são leilões de veículos?

Os leilões funcionam como uma venda do mais variado tipo e condições de veículos que você pode achar. Inclusive, você pode encontrar o veículo inteiro ou somente a carcaça dele.

 

A origem pode ser diversa, como já dissemos. Ele pode vir de uma seguradora, de bancos ou instituições financeiras e até mesmo de pátios dos DETRANs, se ele tiver sido apreendido, por exemplo.

 

Para ocorrer o leilão, os lugares precisam estar autorizados judicialmente. Essa já é até uma dica que você deve ficar de olho. Sempre confira se a casa do leilão que você tem olhado é mesmo autorizada.

 

Uma curiosidade, é que por causa da pandemia, alguns foram até autorizados a acontecerem de forma online. 

Verifique o estado e as condições do veículo

Existem muitas furadas que podem encontrar ao comprar um veículo de leilão, uma delas é um carro todo estragado ou com péssimas condições. Não corra este risco.

 

Por isso, antes de qualquer coisa e da decisão de optar por um veículo leiloado, é muito importante que você confira como está o estado e as condições do veículo.

 

Nessa hora, é necessário uma boa avaliação do veículo. Verifique a parte externa, como batidas, arranhões e amassados. No entanto, também fique de olho na parte interna. Confira os bancos, câmbio, painel, rádio e principalmente as condições do motor.

 

Não dê o lance enquanto não tiver verificado todas essas coisas e ainda outros itens. Isso conta muito na hora de precificar o veículo.

Fique de olho em quem está vendendo

Se você não sabe de quem está comprando ou se o vendedor é mesmo autorizado, corre o grande risco de ser passado para trás e levar um grande prejuízo no final.

 

Saber quem está vendendo é muito importante. Nesse caso, se o comitente for alguma instituição financeira ou alguma montadora, as chances do veículo estar em bom estado é maior. 

 

Agora, se estivermos falando de uma seguradora, cuidado. Os riscos do veículo ter passado por acidentes, são grandes. Nesse caso, é ainda mais importante passar pela vistoria.

 

Leia o edital do leilão. Lá deve constar todas as informações do veículo, como multas, impostos atrasados, além claro do estado do carro. 

Carros de leilão para revenda são mais desvalorizados

Caso você queira receber o seu veículo que goia adquirido em leilão, tem um grande risco de perder dinheiro ou sequer conseguir vendê-lo por um preço justo.

 

Na maioria dos casos, carros de leilão costumam ser ainda mais desvalorizados no momento de revenda. Isso ocorre porque ainda existe um certo preconceito entre as pessoas com os veículos que foram leiloados. É por isso que você pode encontrar dificuldades.

 

Portanto, leve essa informação em consideração na hora da compra.

Nem todas seguradoras aceitam carros de leilão

Ao comprar um veículo de leilão, você corre um grande risco de ficar sem um seguro ou até mesmo pagar bem mais caro do que pode imaginar. Não é difícil imaginar o motivo. 

 

Bem, sobre isso, é necessário lembrar que nem todas as seguradoras aceitam carros de leilão. A maioria prefere não correr o risco. Por isso, quando você encontra opções de seguros no mercado para carros leiloados, as opções de apólices são bem mais limitadas do que para carros novos ou seminovos.

 

Chegamos ao fim deste texto. Agora você consegue entender os riscos que corre ao comprar um veículo de leilão. Portanto, pense muito bem e coloque na ponta do lápis os prós e contras dessa decisão.

 

Se você tem um financiamento e está tendo problemas com juros abusivos, te convidamos a ler o próximo tópico e descobrir como podemos te ajudar a se livrar dessas cobranças.

 

Confira abaixo: 

Como a Mais Credit Consultoria consegue te ajudar

É muito comum que algumas instituições financeiras cobram juros abusivos nos contratos, o que resulta em parcelas altíssimas. A Mais Credit existe para te ajudar nesses casos. A Mais Credit é uma empresa especialista em encontrar juros abusivos do seu financiamento. Nós te ajudamos a resolver essa situação sem precisar de muita burocracia. 

Se você tem um veículo financiado, é essencial que você faça a análise contratual dele, pois infelizmente o Brasil é um dos países que mais cobram taxas de juros abusivas do mundo.

Ao passar pelo processo de análise do contrato do seu financiamento, podemos te orientar e oferecer o melhor caminho para seguir e sair de uma vez por todas das dívidas. Esse processo é gratuito, basta entrar em contato conosco através do nosso Whatsapp (11) 96882-7012 ou até mesmo pela nossa central de atendimento 0800 580 0910.

Além disso, contamos com diversos conteúdos sobre esse e outros assuntos em nosso site. Uma vez que a Mais Credit se preocupa com o conhecimento de todos, você pode encontrar informações de fácil acesso e de forma didática em nosso Instagram e no nosso Facebook.

Em nosso canal do Youtube você consegue conhecer histórias dos nossos maiores cases de sucesso, além de outros assuntos muito relevantes sobre o nicho de financiamento de veículos.

Em nosso site, também temos um espaço dedicado aos cases de sucesso da empresa em que você pode ter acesso ao depoimento de cada um que ajudamos. Para ter acesso a essas histórias, basta clicar aqui.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *