Quais cuidados preciso ter em um financiamento? 

Quais cuidados preciso ter em um financiamento? A compra de um veículo gera várias sensações gostosas, mas se você pretende fazer isso por meio de um financiamento, é preciso ter bastante atenção e cuidado.

O financiamento é um meio muito utilizado para a compra de bens com valores altos, porém, as instituições se aproveitam do consumidor em situações como essa para lucrarem mais.

Então se você quer entender melhor como isso acontece e como ter cuidado, continue acompanhando esse artigo para saber mais.

O que é um financiamento de veículo?

O financiamento de veículo é um tipo de empréstimo que tem como objetivo fornecer dinheiro para que você compre um automóvel. Em um financiamento, o dinheiro é disponibilizado pelo banco e só pode ser utilizado para esse intuito. Por isso, o próprio banco compra o automóvel e você passa a negociar com ele.

Para que esse método funcione, a condição que as instituições financeiras disponibilizam é que você pague o valor emprestado em diversas parcelas, mas com a inclusão de juros.

A porcentagem do juros a ser cobrado vai depender da instituição financeira com a qual você vai negociar o valor de entrada e a época do ano, uma vez que a taxa Selic, que é a base para as demais, está em constante alteração.

Quando ele é uma boa opção?

Financiar um veículo tem as suas vantagens, mas é preciso analisar o cenário para que você só o faça apenas se realmente for uma boa opção. Por exemplo, se você não estiver com a vida financeira consolidada, realizar um financiamento não será uma boa alternativa, uma vez que você estará sujeito à dificuldade no pagamento das próximas parcelas, o que poderá levá-lo à inadimplência.

Além dessa situação, conforme citado, é válido verificar o mercado para avaliar se é o momento ideal. Hoje, por exemplo, a taxa Selic se encontra em apenas 2% ao ano, sendo um período em que o financiamento está com  condições mais favoráveis para você comprar.

Quais cuidados preciso ter em um financiamento?

Se você pretende realizar o financiamento, é preciso ter alguns cuidados para não cair em qualquer golpe. Infelizmente, existem tanto empresas que negociam de forma amigável quanto as que aproveitam do consumidor para inserir taxas abusivas no seu financiamento.

Por esse motivo, é essencial que você saiba quais são as maldades do mercado e tome cuidado para evitar ser vítima de juros abusivos.

Para ajudar você, a seguir separamos algumas dicas de cuidados necessários ao optar por um financiamento. Continue acompanhando para saber mais!

Avalie a sua condição financeira

A primeira dica, que já citamos no início desse texto, é avaliar a sua condição financeira antes de realizar uma negociação. Caso você não tenha o hábito de se organizar, esse é mais um motivo para você cuidar melhor das suas finanças e saber o quanto pode gastar.

Hoje, existem vários métodos e ferramentas que podem auxiliar você nesse processo.

 

Veja alguma sugestões:

 

  • planilhas;
  • aplicativos;
  • cadernetas;
  • planners;
  • sites de organização de finanças pessoais.

 

Com base nessas ideias que sugerimos, o ideal é que você avalie qual se comporta melhor com a sua realidade e verifique se é o momento ideal para você fazer um financiamento de veículo.

Faça uma pesquisa de instituições financeiras que oferecem esse serviço

Hoje, existem várias instituições financeiras que trabalham com financiamento de veículos, mas antes de você realizar uma contratação, é importante conferir as que estão no mercado e verificar se são seguras.

Conforme dito, existem alguns bancos que aproveitam do consumidor para inserir taxas abusivas no contrato. Mas,  felizmente, hoje existem vários meios para que você possa avaliar a qualidade das empresas e fazer uma negociação com segurança.

Além disso, essa pesquisa vai possibilitar que você também consiga encontrar o banco na sua cidade que ofereça as melhores taxas.

Procure a opinião de outras pessoas que já financiaram

Outro passo importante antes de realizar um financiamento é buscar a opinião de pessoas que já fizeram isso. Não há nada melhor do que ouvir um feedback de alguém próximo, para explicar para você com detalhes a experiência.

Com  isso, você vai evitar cometer erros que talvez essa pessoa tenha cometido, e conseguirá tomar uma decisão mais assertiva.

Conheça as taxas abusivas em um financiamento

Os juros abusivos nos contratos de financiamento acontecem por meio da cobrança de taxas que não são mais permitidas.  Por esse motivo, uma excelente maneira de evitar ser vítima de juros abusivos é saber quais são elas.

Isso é necessário, pois apesar dessas tarifas não serem mais permitidas, algumas instituições insistem em cobrá-las no contrato, muitas vezes, alterando o seu nome. Então para saber mais sobre isso, você pode conferir o nosso blog no qual temos mais conteúdos em que mostramos quais são as taxas abusivas.

Não tenha pressa

Realizar o sonho de ter o primeiro automóvel é uma experiência um tanto empolgante, mas é preciso que você mantenha o foco e evite a pressa para não realizar ações que não foram pensadas com clareza.

Todo o processo de pesquisa de carro, avaliação das instituições e revisão do contrato precisa ser realizado com calma. Se isso não ocorrer, você pode acabar se sujeitando à taxas abusivas sem perceber.

Revise um contrato antes de assinar

Por fim, a última dica, mas não menos importante, é revisar todo o contrato antes de assinar. É essencial que você verifique cláusula por cláusula para ter certeza de que não está sendo vítima de taxas abusivas.

Caso você tenha alguma dúvida durante a assinatura, é seu dever solicitar uma explicação sobre elas para o representante do banco com o qual você está negociando. Mas nunca assine o contrato sem antes ler e entender do que se trata.

Você já conhece a Mais Credit?

A Mais Credit Consultoria é uma empresa especializada em revisão de contratos de financiamento de veículos. O seu objetivo é reduzir os juros abusivos que podem estar no seu contrato de financiamento, uma vez que o Brasil ainda é considerado campeão em juros abusivos. 

Hoje a Mais Credit já conseguiu recuperar mais de 10 milhões de reais em juros e, através dela, é possível obter até 70% de desconto na quitação do veículo e 30% de desconto no valor das parcelas.

Portanto, se você não sabe se é vítima de juros abusivos, aproveite para solicitar a revisão contratual entrando em contato com os representantes da empresa. O processo é gratuito!

Deixe seu contato!

Nossa equipe irá retornar com a ajuda que você precisa!

Deixe seu contato!

Nossa equipe irá retornar com a ajuda que você precisa!

Faça uma análise gratuita pelo WhatsApp

Ligue Grátis para: 0800 580 0910

A MAIS CREDIT CONSULTORIA

NÃO FAZ EMPRÉSTIMOS

arrow - flecha

Nossa empresa trabalha
com redução de

juros abusivos

em financiamento de veículos e empréstimos.