O Que é Alienação Fiduciária

O Que é Alienação Fiduciária No Documento Do Veículo?

Posted on Postado em Alienação Fiduciária

Mas afinal de contas, O Que é Alienação Fiduciária No Documento Do Veículo? É importante falar sobre assuntos mais burocráticos antes de comprar qualquer veículo. Além disso, saber as vantagens de ter um automóvel é importante, mas também é necessário saber alguns riscos que você corre ao adquirir um financiamento.

Se você não sabe o que é alienação fiduciária, essa é a hora de entender.

Nesse texto, iremos falar o que é isso, o que significa esse termo que está no documento do veículo. Também explicaremos se essa prática é legal.

Para saber mais sobre o assunto, é só continuar a leitura.

Confira!

O Que é Alienação Fiduciária

Alienação Fiduciária: O Que é Isso?

Quando você adquire um veículo por meio de um financiamento com alguma instituição financeira, é preciso que esta tenha uma garantia do pagamento.

É por isso que na maioria delas, o próprio veículo que está sendo negociado entra como essa garantia. Essa prática é conhecida como alienação fiduciária.

A Alienação Fiduciária Está no Documento Do Veículo: O Que Significa?

É importante lembrar que nem todas as instituições aplicam essa situação no contrato, mas caso a alienação fiduciária esteja no documento do seu veículo, saiba que é uma forma de garantia do pagamento com relação ao bem adquirido por você.

A instituição responsável pelo financiamento terá total posse do bem até que as parcelas da dívida sejam concluídas completamente pelo comprador. Sendo assim, o automóvel ou imóvel só será transferido para o seu nome quando o mesmo terminar o pagamento da dívida completa.

Mas não se preocupe: você irá usufruir do veículo normalmente enquanto mantém as parcelas em dia. Depois de quitar todo o pagamento, ele poderá ser transferido para seu nome. Somente nesse momento, ele será de fato seu.

Essa Prática é Legal?

Há muitas dúvidas se essa prática é legal ou não, mas saiba que sim. A alienação fiduciária está prevista na lei número 9.514/1997.

Nela, está escrito que a instituição financeira, ou seja, o credor, pode solicitar a busca e apreensão do veículo, caso o devedor não pague de forma correta o bem. O veículo financiado é dado como garantia. É importante lembrar ainda que após quitar toda a dívida, é feita a desalienação veículo,

Conheça a Mais Credit

A Mais Credit é uma empresa consolidada no mercado de análise contratual de financiamento de veículos. Nós analisaremos seu contrato para saber se esta sofrendo com os juros abusivos.

Se você financiou o seu veículo e está com as parcelas em atrasos, por exemplo, saiba que nós podemos temos uma solução.  Assim, você não corre o risco de perder o seu veículo em uma alienação fiduciária. 

Você precisa saber que a análise contratual do seu financiamento é feita de forma gratuita pelos nossos consultores. Então, se você está tendo problemas com o seu financiamento de veículos, fale com a Mais Credit.

Para fazer uma análise contratual do financiamento do seu veículo de forma gratuita, você pode entrar em contato conosco e fale com um de nossos especialistas 0800-580-0910 ou fale diretamente pelo WhatsApp: 11-96882-7012.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *