Posso Ter Meu Veículo Apreendido Caso Peça Ação Revisional?

Posted on Postado em Ação Revisional

Posso ter meu veículo apreendido caso peça ação revisional? Se você está com problemas de juros abusivos, pode realizar uma ação revisional para reavaliar os valores. Isso ocorre porque existem algumas taxas abusivas que aumentam o valor total do contrato de financiamento, e que fazem com que o devedor tenha dificuldade no pagamento das parcelas.

Portanto, para que você possa saber mais sobre ação revisional, separamos esse conteúdo completo para te auxiliar . Continue acompanhando o artigo para saber mais. 

O Que é Uma Ação Revisional?

Em casos de cobranças abusivas ou situações em que o devedor se sinta lesionado no contrato de financiamento, ele pode solicitar uma ação revisional. A ação revisional é quando um especialista em contratos de juros abusivo revisa o contrato para avaliar se há taxas abusivas.

Infelizmente, o Brasil está entre os maiores causadores de juros abusivos, e, dessa maneira, é muito importante se manter atento para evitar que isso ocorra. 

Se o especialista identificar taxas indevidas, o devedor pode solicitar a redução do valor das parcelas com desconto na quitação do veículo.

Quando Ela Ocorre?

Conforme citamos, a ação revisional ocorre quando o devedor se sente lesionado e, a partir disso, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor, é seu direito solicitar a revisão do contrato.

Infelizmente, muitas pessoas têm medo de solicitar a revisão, já que as instituições financeiras são grandes e acreditam que não vão conseguir reduzir o valor. Mas no momento em que uma instituição financeira cobra uma taxa abusiva, o consumidor pode solicitar a redução tranquilamente. 

O Que é Busca e Apreensão?

A busca e apreensão é quando o devedor não paga a dívida adequadamente e, então, a instituição financeira solicita apreensão do veículo como forma de pagamento. A partir disso, o veículo é colocado em um pátio para ser leiloado .

Isso ocorre porque quando um comprador realiza um financiamento de veículo em alienação fiduciária, o automóvel vai pertencer ao banco, e só será efetivamente do comprador após a quitação da dívida.

Quando isso ocorre, no documento do automóvel vem, no campo de observação, especificado que ele pertence ao banco. Por isso, quando o devedor consegue quitar a dívida, é preciso solicitar a retirada do campo de observação do automóvel. 

Posso ter meu veículo apreendido caso peça ação revisional?

Em casos do devedor ter solicitado a ação revisional depois da solicitação de busca e apreensão, ainda corre o risco do veículo ser apreendido. No entanto, em caso de busca do automóvel, é preciso que o devedor purgue a mora em até 5 dias, ou seja, pague a dívida.

Caso essa não seja a opção ideal para ele, o devedor possui um prazo de 15 dias para apresentar a sua defesa, ou seja, é preciso realizar a ação revisional dentro desse prazo.

Caso a defesa mostre que realmente há taxas abusivas e consiga uma negociação, ele conseguirá evitar que o automóvel seja apreendido.

Como conseguir recuperar um automóvel apreendido?

Se o seu automóvel já foi apreendido, ainda é possível recuperá-lo. Para isso, é necessário iniciar a ação revisional para realizar uma negociação com a instituição financeira. 

Através da ação revisional, você conseguirá avaliar taxas abusivas e solicitar uma diminuição no valor das parcelas ou no preço para a quitação do bem. Com isso, ficará mais fácil finalizar a dívida e pagar o preço justo do financiamento.

Como realizar uma ação revisional?

Para realizar a ação revisional, o primeiro passo é buscar por uma empresa especializada em juros abusivo. 

A Mais Credit, por exemplo, é especializada em revisão de contrato de financiamento de veículo e negociações extrajudiciais, e consegue até 30% de desconto no valor das parcelas, e 70% na quitação do veículo.

Depois dessa etapa, será necessário solicitar a ação revisional. A empresa escolhida dará orientação do seu funcionamento e de como fará a revisão.

Após a revisão, caso o especialista tenha encontrando juros abusivo, será feito um cálculo revisional para calcular todas as taxas indevidas no contrato. Com isso, ele irá criar um documento com todos os valores e o utilizará para realizar a negociação. 

A negociação com a instituição pode ser judicial ou extrajudicial, porém, na extrajudicial é mais fácil e rápido resolver o problema.

A negociação extrajudicial é quando há uma negociação direta entre as partes, sem a presença de um juiz. Por outro lado, a negociação judicial necessita de um juiz. Assim, então, o processo será colocado em uma lista de espera para que então seja solucionado. 

Além disso, alguns processos judiciais podem demorar anos para serem solucionados. Por isso, o ideal é optar pela extrajudicial.

Como a Mais Credit pode me auxiliar?

A Mais Credit Consultoria é uma empresa especializada em revisão de contratos de financiamento de veículos. O seu objetivo é reduzir os juros abusivos que podem estar no seu contrato de financiamento, uma vez que o Brasil ainda é considerado campeão em juros abusivos. 

Hoje a Mais Credit já conseguiu recuperar mais de 10 milhões de reais em juros e, através dela, é possível obter até 70% de desconto na quitação do veículo, e 30% de desconto no valor das parcelas.

Portanto, se você não sabe se é vítima de juros abusivos, aproveite para solicitar a revisão contratual entrando em contato com os representantes da empresa. O processo é gratuito!