Placa Preta

Placa Preta: Porque Alguns Carros Antigos a Possuem?

Posted on Postado em Dicas e Dúvidas

Meus amigos e minhas amigas será que vocês sabem porque carros antigos têm placa preta? Bom, vou mais a fundo: Será que vocês já perceberam alguma vez um carro andando pelas ruas cujo tinha uma placa preta?

Tendo visto ou não, a verdade é que existiu no Brasil carros emplacados com essa placa diferenciada, ou seja, na cor preta. Digo que existiu porque com o novo modelo do Mercosul, essa placa foi substituída.

Mas, afinal, porque esses carros antigos possuem placas nesta cor? Quais são os requisitos para alguém emplacar um carro com esse tipo de placa?

Estas respostas e mais algumas descobertas sobre o que é verdade ou não a respeito dos carros antigos que possuem placa preta, você poderá saber lendo este artigo até o final.

 

Afinal, o que é Uma Placa Preta?

 

Você deve saber que antes da obrigatoriedade de utilizar a placa Mercosul, o Brasil trabalhava com diversos tipos de emplacamentos, distribuídos por categorias.

Por exemplo, os carros oficiais do governo, como também os carros voltados para aluguel ou de coleção de alguma pessoa eram considerados em categorias diferentes e, portanto, recebiam placas diferentes também.

Uma dessas categorias previa o emplacamento com a placa na cor preta. E quais carros poderiam utilizá-las? Será que seriam os de coleção?

 

Por Que os Carros Antigos Utilizam Placa Preta?

 

Nas categorias de emplacamentos oficializados no Brasil, a placa preta é específica para os carros antigos, aqueles que já fazem parte de alguma coleção de veículos.

Pelo menos é isso o que encontramos em duas portarias do Conselho Nacional de Trânsito, o CONTRAN. Essas portarias são as de número 56 e 127.

Carros antigos poderiam ter placas pretas e com letras na cor cinza. Porém, para conseguir isto, era necessário atender a alguns requisitos essenciais. Vamos saber agora que requisitos são esses!

 

Conheça os Requisitos Para Ter Placa Preta

 

O Conselho Nacional de Trânsito foi quem estabeleceu através de Resolução os requisitos necessários para que um carro antigo possa ser emplacado com a placa preta. Esses requisitos são:

 

  • O veículo precisa ter mais de 30 anos de fabricação;
  • Além disso, é preciso que 80% do veículo seja original, e seu estado de conservação seja de, no mínimo, 70% do original;
  • Também é necessário que o carro antigo seja um item de uma coleção de veículos;
  • É preciso apresentar o certificado de originalidade, documento este expedido pelo Departamento Nacional de Trânsito, o DENATRAN.

 

E Vantagens? Será que Existem Vantagens Para os Carros de Placas Pretas?

 

Certamente que sim. Algumas vantagens são aplicadas para os proprietários de veículos antigos que sejam de coleção e possuam a placa preta. Essas vantagens são, principalmente:

 

  • A isenção de passar por uma inspeção veicular;
  • É obrigatório apresentar apenas os itens que originalmente eram considerados obrigatórios na data de fabricação do veículo;
  • Não é obrigatório possuir o extintor de incêndio;
  • São livres para circular em qualquer parte do Brasil.

 

Vamos Descobrir o Que é Mito e o Que é Verdade Sobre Carro Com Placa Preta!

 

Existem muitos boatos se espalhando entre as pessoas e que se referem aos carros antigos que possuem placa nesta categoria. A seguir você irá aprender um pouco mais sobre o que é mito e o que é verdade nesse assunto.

 

  1. Só é Permitido Circular Nos Finais de Semana.

 

Essa é uma afirmação muito comum entre as pessoas, mas felizmente ela é um mito. Como já disse acima, carros com esse tipo de placa poderão circular por todo o território nacional e em qualquer dia da semana.

 

Só fique atento para as cidades que trabalham com rodízio. Neste caso, irá valer o que foi determinado a nível municipal.

 

  1. Carros Antigos Originais Mas Pouco Conservados Podem ter Placa Preta.

 

Aqui estamos diante de outro mito. Já expliquei nesse artigo que um carro mal conservado não poderá ter a placa preta. Lembre-se que devem ser considerados a originalidade e a conservação do veículo.

 

Saiba que enquanto não tiver placa preta, então um veículo passará por aquela inspeção normal que acontece no Detran. Se ele não estiver em boas condições, ou seja, mal conservado, então não receberá a placa preta.

 

  1. Itens de Segurança e Também de Emissões Poderão ser Dispensados.

 

Isso é pura verdade. Também já falei sobre esse assunto aqui neste artigo. Por exemplo, pense em um veículo que foi construído em 1930 em que não disponha de cinto de segurança.

 

Mesmo que você tente colocar este item de segurança no veículo, ainda assim poderá não ser o suficiente para deixar os ocupantes sob proteção.

 

  1. Carro Antigo Com Placa Preta é Mais Valorizado.

 

Posso te dizer que isto é em parte verdade e em outra parte um mito. Tenha em mente que esta placa serve apenas para fazer a diferença entre um carro atual e um carro antigo.

Se pensar dessa forma, então nada indica que ele será mais valorizado só porque tem a placa preta. Porém, por outro lado, se você pensar que um carro nesta condição é aquele que possui um alto grau de originalidade, então a gente pode ter sim um bem mais valorizado.

Entenda que caso for revender o seu carro antigo, a placa por si só não é um indicador de preço. Na verdade o que mais vale é mesmo a originalidade e a conservação do veículo.

Isso quer dizer que automóvel antigo original e bem conservado mas que não possui placa preta, tem um valor extraordinário.

Quer Mais Informações Sobre Carros Antigos?

 

Uma das grandes propostas da Mais Credit Consultoria é te deixar cada vez mais informado. E por essa razão estamos postando constantemente muito conteúdo de qualidade.

Aqui no blog você poderá encontrar informações sobre carros antigos, bem como carros atuais, e até mesmo detalhes sobre financiamento de veículo, quitação de financiamento e como recuperar um carro apreendido.

Se você quer saber mais sobre tudo isto, convido a continuar nos acompanhando em nossas postagens. Certamente todo conteúdo aqui postado será de grande valia para você!

Caso queira entender mais sobre serviços prestados pela Mais Credit Consultoria, então poderá falar diretamente com um de nossos consultores através do 0800 580 0910.

 

Resumindo

 

Neste artigo você teve a oportunidade de entender porque carros antigos têm placa preta. A verdade é que a explicação é muito simples: No Brasil criou-se a categoria de colecionador, esta permite que os veículos sejam emplacados com placa na cor preta

E para que um carro seja emplacado é preciso atender alguns requisitos. Outro detalhe importante, é que carros com a placa preta tem algumas vantagens e isenções.

Dentro desse assunto de carros antigos de placa preta, existem muitos mitos e verdades. Você também teve a oportunidade de conhecer para diferenciar cada um.

E como sempre, a gente finalizou mais um artigo com uma dica de ouro: Informando que é totalmente possível ter o acompanhamento profissional em um financiamento de veículo e até mesmo em uma recuperação de veículo apreendido.

Se ficou alguma dúvida, por favor, utilize o espaço que reservamos para os comentários. É nosso prazer estar em contato com você, e por isso, logo logo vamos te responder!

Não esqueça de também nos acompanhar pelas redes sociais. Estamos postando toda semana muitas dicas relevantes em nosso perfil no Instagram e também no Facebook. Certamente você vai adorar tudo isso!

A Mais Credit Preza muito pelo conteúdo aqui abordado, sempre buscamos conteúdos relevantes para te auxiliar no mundo de financiamento de veículos e novidades automotivas.