Ligue grátis:

icone-tell

0800 580 0910

Os 7 mitos da busca e apreensão de veículos

BLOG-MAIS-CREDIT-Os 7 mitos da busca e apreensão de veículos

O processo de busca e apreensão de veículos é um dos temas que mais preocupa os proprietários de veículos, afinal, ter um bem de alto valor cassado e apreendido pode gerar uma dor de cabeça enorme para o condutor. 

Mas por mais que esse seja um processo importante, muitos não sabem ao certo como de fato funciona o processo de busca e apreensão de veículos, até que ponto a instituição bancária pode tomar o veículo? Quais as condições? Esse processo é instantâneo? Você é notificado?

Para não cair em falsas crenças e entender melhor como funciona e o que fazer em caso de apreensão do seu veículo, nós separamos um artigo completo mostrando os 7 mitos mais comuns relacionados a esse tema, isso vai te ajudar a garantir os seus direitos, manter a tranquilidade e tomar a melhor decisão possível baseada em informações. Bora conferir mais sobre o assunto? Então vamos lá!

 

Mito 1: Qualquer atraso no pagamento pode gerar a busca e apreensão

Embora atrasos nos pagamentos possam eventualmente levar à busca e apreensão do veículo, não é uma medida imediata. Os bancos e instituições financeiras geralmente tentam negociar com o devedor antes de recorrer a essa ação. Existe um processo legal que deve ser seguido, incluindo notificações e um período para que o devedor regularize a situação.

 

Mito 2: O banco pode retomar o veículo a qualquer momento

Outro mito comum é que o banco pode retomar o veículo a qualquer momento,no entanto, isso não é verdade. O credor não pode simplesmente chegar e levar o veículo sem seguir os procedimentos legais adequados. Para retomar o veículo, o credor precisa obter uma ordem judicial de busca e apreensão, além de que ela só pode ser realizada por oficiais de justiça ou policiais, e não por funcionários do banco. Essa ordem é concedida pelo juiz e é necessária para que o credor possa agir legalmente.

 

Mito 3: O devedor não tem direitos durante o processo de busca e apreensão

Muitos pensam que durante o processo de busca e apreensão, não existe nenhuma ação que possa ser feita pelo devedor, mas isso está longe de ser verdade. Embora o credor tenha direito de buscar e apreender o veículo, o devedor também possui direitos como: ser notificado sobre a busca e apreensão,apresentar sua defesa, solicitar prazos adicionais, buscar alternativas para a resolução e contestar a ação judicialmente.

 

Veja também: Busca e Apreensão de um veículo 

Mito 4: Busca e apreensão é a única solução para o banco recuperar seu dinheiro

A busca e apreensão não é a única saída, existem outras opções que podem ser exploradas antes de recorrer à essa medida. O credor pode tentar negociar um acordo com o devedor, oferecer condições de pagamento mais flexíveis ou buscar outras formas de solucionar a inadimplência. A busca e apreensão é uma medida extrema que só deve ser utilizada quando todas as outras opções foram esgotadas.


Mito 5: É impossível recuperar o veículo após a apreensão

A maior preocupação de muitos é que, após a busca e apreensão eles nunca poderão reaver seus veículos, mas isso não é verdade. Quando esse processo ocorre, o veículo é retomado pelo credor, mas o devedor ainda tem a oportunidade de resolver a situação. Ele pode pagar a dívida e reaver o veículo ou negociar um acordo com o credor para regularizar a situação. Portanto, é importante saber que a perda definitiva do veículo não é uma consequência automática da busca e apreensão.

 

Mito 6: Busca e apreensão é um processo rápido e fácil

Muitos pensam que o processo de busca e apreensão é rápido e fácil, mas na verdade ele pode ser bem burocrático e extenso. O credor precisa seguir os procedimentos adequados, como obter uma ordem judicial, notificar o devedor, realizar a apreensão do veículo e dar oportunidade para o devedor se defender. Além disso, o devedor também pode contestar a busca e apreensão e solicitar prazos adicionais para resolver a situação. Esse é um processo que não ocorre da noite para o dia e pode durar 6 meses ou até mais. 


Mito 7: O devedor não pode contestar a busca e apreensão do veículo e nem solicitar ajuda

Por fim, o maior mito que muitos têm com a busca e apreensão é achar que que nada pode ser feito, que não é possível realizar qualquer tipo de contestação ou que existe forma de solicitar ajuda. 

Na verdade, o devedor tem total direito de buscar a orientação de especialistas no assunto como a Mais Credit, isso pode fazer uma grande diferença em casos de busca e apreensão de veículos. Um profissional pode auxiliar na negociação com a instituição financeira, orientar sobre os direitos do devedor e até mesmo identificar possíveis irregularidades no processo.

Caso tenha seu veículo buscado e apreendido, a melhor ação que pode ser feita é entrar em contato com a Mais Credit para garantir sua segurança durante todo o processo.

 

Conte com os serviços da Mais Credit

A análise contratual do seu Financiamento ou Empréstimo com a Mais Credit é um compromisso com a transparência, informação e com a sua satisfação.

Se precisar de qualquer auxílio em algum processo de busca e apreensão ou qualquer revisão no seu contrato vigente que possa te levar a isso, conte com a nossa ajuda. Somos especialistas em análises contratuais e podemos te auxiliar em todo esse processo. 

Entre em contato conosco pelo WhatsApp e faça uma simulação gratuita agora mesmo.

Mais Credit Consultoria, seu Direto! Nosso Compromisso!





Deixe seu contato!

Nossa equipe irá retornar com a ajuda que você precisa!

Deixe seu contato!

Nossa equipe irá retornar com a ajuda que você precisa!

Faça uma análise gratuita pelo WhatsApp

Ligue Grátis para: 0800 580 0910

A MAIS CREDIT CONSULTORIA

NÃO FAZ EMPRÉSTIMOS

arrow - flecha

Nossa empresa trabalha
com redução de

juros abusivos

em financiamento de veículos e empréstimos.