O que fazer após a quitação do financiamento do veículo

O que fazer após a quitação do financiamento do veículo?

Posted on Postado em Financiamento de Veículos

O que fazer após a quitação do financiamento do veículo? Você sabia que quando finaliza as parcelas do financiamento, precisa passar por um processo antes de fato do veículo se tornar seu? Pois é, essa curiosidade passa muito despercebido entre a maioria dos motoristas, principalmente os de primeira viagem.

Muitas pessoas têm dúvidas sobre o que fazer após quitar todo o financiamento do veículo. A maioria sequer sabe que é necessário entregar um termo de quitação. Por causa disso, muitos questionamentos surgem e nem sempre há alguém para esclarecer.

Por exemplo, você sabe o que é desalienação do veículo? Grande parte das pessoas não sabem o que isso significa, apesar de ser um termo muito comum no mundo de financiamentos. Pensando em tirar essa dúvida do consumidor, a nossa equipe preparou este artigo.

Neste texto que elaboramos, iremos abordar assuntos como a desalienação do veículo, a diferença dessa desalienação em financiamentos do tipo Leasing e CDC. Além disso, iremos falar sobre quais as restrições é preciso retirar quando você quitar o seu financiamento.

Ficou interessado em saber o que fazer após a quitação do financiamento do seu veículo? Então você está no lugar certo. Para saber mais sobre esse assunto, continue acompanhando a leitura deste artigo conosco.

O que fazer após a quitação do financiamento do veículo

Desalienação do veículo

 

Uma das coisas que você precisa fazer após quitar o seu veículo, é a desalienação do bem. Não sabe o que isso significa? Calma que nós te explicamos.

Quando você adquire um veículo por financiamento, a instituição financeira lançou no veículo a alienação fiduciária, ou seja, enquanto você não quitar todas as parcelas, aquele bem pertence a ela e não sua. 

Essa alienação é uma espécie de garantia que a instituição tem. É dessa forma que ela saberá que você irá pagar todo o financiamento que fez. Caso você não pague, ela poderá tomar o veículo para não ficar no prejuízo. É o que chamamos de busca e apreensão.

Depois de quitar todo o veículo, você precisa desalienar o bem. Nesse caso, todas as restrições serão retiradas e um novo documento será feito. Nele irá constar que você é o único dono e proprietário do automóvel.

Diferença de desalienação entre Leasing e CDC

 

Não é só através de um financiamento que é preciso fazer a desalienação. Ainda existem os veículos adquiridos por Leasing e CDC. Na hora da desalienação do veículo, também existem diferenças para cada um.

No caso do leasing, o documento do veículo fica no nome da instituição financeira até você quitar o veículo. É a própria que deve informar ao Detran sobre a desalienação. Para isso, ela deverá entregar o CRV original ao órgão. Depois disso, você tem até 30 dias para ir até o local e fazer a transferência de propriedade do bem.

Já no caso do CDC, mesmo você já sendo proprietário do veículo, ele ainda está alienado pelo banco. Neste caso, a desalienação acontece de forma automática.

Retirando as restrições 

 

Quando você faz um financiamento, a instituição financeira impõe algumas restrições ao veículo. Depois que houver a quitação do bem, é necessário retirar essas restrições. É o que iremos te explicar a seguir. 

Confira abaixo quais são:

Gravame

O gravame nada mais é do que a proibição, diretamente no Detran, que impede de você transferir o seu veículo para outra pessoa enquanto não quitar todo o financiamento. Nesse caso, você só poderá transferir para alguém quando pagar toda a dívida com o banco.

Após ter entregue o termo de quitação do veículo, o banco tem um prazo de 10 dias para retirar essa restrição.

Protesto em cartório

 

Quando as parcelas do seu financiamento começam a ser atrasadas, a instituição financeira faz o que chamamos de protesto em cartório. Isso é diferente do SPC e Serasa. No entanto, também funciona para saber se o seu nome está limpo ao não.

O protesto em cartório funciona quando o gerente ou algum representante do banco em que você fez o financiamento, vai até algum cartório. Lá ela irá registrar o protesto de uma dívida não paga, no caso estamos falando das parcelas do seu financiamento que estão em atraso.

Para finalizar esta restrição, você deverá comparecer ao cartório em que foi feito o protesto e mostrar o documento de quitação do veículo.

Órgãos de proteção ao crédito

 

Sem dúvida, esse é o tipo de restrição que mais pode gerar dor de cabeça para você. Neste caso em específico, estamos tratando literalmente de ter o seu nome sujo por inadimplência. No entanto, só acontece para aqueles que estão devendo as parcelas.

Seu nome irá parar no SPC e no Serasa. Isso significa que você encontrará dificuldades para fazer outros tipos de transações financeiras. Após a quitação do veículo, o banco tem um prazo de 5 dias para retirar seu nome da lista.

Conheça melhor a Mais Credit Consultoria

 

É muito comum que algumas instituições financeiras cobram juros abusivos nos contratos, o que resulta em parcelas altíssimas. A Mais Credit existe para te ajudar nesses casos. A Mais Credit é uma empresa especialista em encontrar juros abusivos do seu financiamento. Nós te ajudamos a resolver essa situação sem precisar de muita burocracia. 

Se você tem um veículo financiado, é essencial que você faça a análise contratual dele, pois infelizmente o Brasil é um dos países que mais cobram taxas de juros abusivas do mundo.

Ao passar pelo processo de análise do contrato do seu financiamento, podemos te orientar e oferecer o melhor caminho para seguir e sair de uma vez por todas das dívidas. Esse processo é gratuito, basta entrar em contato conosco através do nosso Whatsapp (11) 96882-7012 ou até mesmo pela nossa central de atendimento 0800 580 0910.

Além disso, contamos com diversos conteúdos sobre esse e outros assuntos em nosso site. Uma vez que a Mais Credit se preocupa com o conhecimento de todos, você pode encontrar informações de fácil acesso e de forma didática em nosso Instagram e no nosso Facebook.

Em nosso canal do Youtube você consegue conhecer histórias dos nossos maiores cases de sucesso, além de outros assuntos muito relevantes sobre o nicho de financiamento de veículos.

Em nosso site, também temos um espaço dedicado aos cases de sucesso da empresa em que você pode ter acesso ao depoimento de cada um que ajudamos. Para ter acesso a essas histórias, basta clicar aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *