O Que é IPVA e DPVAT

O Que é IPVA e DPVAT? Guia completo!

Posted on Postado em Dicas e Dúvidas

Entender a diferença entre o IPVA e o DPVAT é algo essencial que todo motorista precisa saber ou para aqueles que desejam comprar um. Embora possam parecer próximos, existem algumas características e fins diferentes entre os dois. Portanto, se você ainda não sabe qual é a diferença, separamos esse post completo para te ajudar entender o que significa cada um e quais são as suas discrepâncias.

Vamos conferir?

 

O Que é IPVA?

 

O IPVA é a sigla de Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, ou seja, um valor a ser pago por todo proprietário de veículo atualmente.

Esse imposto é cobrado anualmente por todo estado, então as regras e o valor a ser pago do IPVA vai depender do Estado que você mora. O preço também oscila de acordo com o veículo que você possui, já que ele é calculado levando em consideração o automóvel.

O valor a ser pago deve ser feito anualmente, em algumas situações ele é pago à vista, ou também pode ser parcelado ao longo do ano. Essa regra irá depender exclusivamente do Estado em que você mora, portanto, sugerimos que você avalie as condições do seu estado.

Muitas pessoas acreditam que o IPVA é utilizado somente para obras de estrada ou algo que seja beneficente para os motoristas. Porém, na verdade o IPVA é decidido pelo Estado em questão no que será utilizado, então, pode ser que o valor arrecadado seja utilizado na educação, segurança ou outra coisa que o Estado considere relevante.

Além disso, o dinheiro arrecadado também é dividido proporcionalmente entre estado e município. Então, por exemplo, o valor do IPVA que foi arrecadado em determinado município, será dividido em dois. A metade será utilizado no município em questão, enquanto a outra metade no estado.

O que é DPVAT?

Já o DPVAT, é a sigla de Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos automotores, ele é um seguro a ser pago anualmente para apoiar vítimas de acidentes de trânsito.

Esse seguro é pago no início do ano junto com a primeira parcela do IPVA. O valor dele é fixo e altera apenas entre tipos de veículos, como carros e motos, por exemplo.

A vantagem de pagá-lo é que caso ocorra qualquer acidente, você irá receber um valor pela situação de acordo com o que houve. O DPVAT também não irá avaliar quem foi o culpado na hora de realizar a indenização, apenas irá fazer o pagamento para todas as vítimas do acidente.

Além disso, as situações em que esse seguro cobre é em casos de morte, invalidez e despesas médicas. O valor é reembolsado exigindo o preço das despesas comprovadas.

Um fato muito importante para destacarmos do DPVAT também, é que ele não cobre danos no veículo, estrago de aparelhos ou roubos. Esse seguro apenas paga a indenização pelos danos dos acidentados.

Sendo assim, caso você queira se segurar de roubos e de problemas com o veículo, deverá procurar por uma seguradora especializada e pagar a parte.

Se você for vítima de algum acidente de veículo, para resgatar o valor deverá enviar uma série de documentos que irão variar de acordo com cada situação. Então, para que você possa saber mais detalhes sobre isso, entre no site do DPVAT para conferir os documentos necessários e as condições.

Qual é a Diferença Entre os Dois?

Conforme citamos, a principal diferença entre os dois é que o IPVA é um imposto a ser pago anualmente no qual é utilizado em algumas áreas públicas e já o DPVAT é um seguro para casos de acidentes, em que você recebe pela indenização.

Ambas situações são valores a serem pagos obrigatoriamente e anuais. No caso do valor do DPVAT, ele é fixo e já o IPVA vai oscilar de acordo com cada situação.

É muito importante que você entenda essa situação antes de comprar um veículo, pois muitas pessoas avaliam apenas o preço do automóvel e esquecem desses outros detalhes que acabam aumentando o valor a ser pago.

Portanto, sugerimos que você sempre avalie o preço do DPVAT anual e qual valor médio você precisa pagar do valor do IPVA do seu veículo.

Cuidados Que Você Precisa Ter Com o IPVA e DPVAT

 

Agora que você já entendeu a importância que deve ter com o IPVAT e DPAVT é preciso que você tenha alguns cuidados para evitar dores de cabeças e complicações.

Esses dois impostos devem ser feitos dentro do prazo estipulado, pois o atraso deles gera juros e impede que você utilize alguns serviços públicos.

Além disso, se o seu IPVA e DPVAT não estiverem pagos, poderá ter algumas consequências quanto ao uso da sua carteira, uma vez que, ambos são obrigatórios.

Portanto, a nossa dica é que você se atente aos prazos e aos valores a serem pagos, para evitar o atraso e ser privado de certos benefícios.

Aproveite Para Conhecer a Mais Credit!

A Mais Credit Consultoria é uma empresa especializada em revisão contratual, oferecendo serviços de qualidade e de alto padrão. Ela possui uma equipe de profissionais especializados e altamente treinados para auxiliar na redução de juros e cobranças indevidas.

Dentre as vantagens da Mais Credit, podemos destacar o fato dela ser uma empresa totalmente transparente, possibilitando que você acompanhe os resultados de maneira clara.

Além da inúmera quantidade de testemunhos, a Mais Credit possui cases que obtiveram até 70% de desconto na quitação do veículo, devido a redução do juros abusivos e taxas que são proibidas por lei.

Portanto, se você tem um veículo, além de entender sobre o IPVA e DPVAT, precisa revisar o seu contrato para ter certeza que não está pagando nenhuma taxa abusiva.

Para isso, você pode entrar em contato com a equipe Mais Credit, por meio do WhatsApp e solicitar a revisão contratual gratuitamente!