O que é a alienação fiduciária?

O que é a alienação fiduciária?

Posted on Postado em Alienação Fiduciária

 Um assunto bastante comum, mas que muitas pessoas ainda não entendem ou possuem algumas dúvidas, é sobre a alienação fiduciária. Pode perguntar para qualquer um que tiver financiamento de veículo, ele saberá falar pelo menos o básico deste assunto, mas ainda encontra alguma dificuldade de entender como funciona foda esse processo.

 

Com o objetivo de esclarecer essas dúvidas e também de ajudar as pessoas a não caírem na busca e apreensão, nossa equipe preparou um artigo somente sobre esse assunto.

 

Aqui nesta página, você vai entender o que é uma alienação fiduciária, o que acontece caso você não pague pelas parcelas do financiamento, sobre os juros abusivos e análise contratual, é como o seu veículo pode ser recuperado caso seja solicitado a busca e apreensão.

 

Quer entender melhor sobre esse assunto? Continue acompanhando a leitura do texto conosco.

O que é a alienação fiduciária?

Entendendo a alienação fiduciária

Se você está financiando um veículo com alguma instituição financeira, então você precisa dar alguma garantia de que pagará com essa dívida que está adquirindo.

 

Na maior parte dos casos, essa garantia é dada pelo próprio bem. O que isso significa? Que o seu veículo é dado como garantia de pagamento. Essa situação é conhecida como alienação fiduciária. Ou seja, o seu veículo está alienado.

 

Qualquer problema que possa vir acontecer com o seu financiamento, a instituição financeira pode solicitar a busca e apreensão do seu veículo.

E se eu não pagar a dívida?

Um desses problemas que pode dar, por exemplo, é caso você não pagar a dívida, ou seja, as parcelas acordadas no contrato.

 

Muitas pessoas tem dúvida qual é a quantidade que elas podem atrasar até o banco solicitar a busca e apreensão. A verdade é que desde o primeiro mês de atraso, esse pedido pode ocorrer.

 

Acontece é que na prática acaba sendo um pouco diferente. Geralmente, as instituições financeiras começam a falar em solicitar a busca e apreensão a partir do terceiro mês.

 

No entanto, temos que ressaltar novamente que a partir do primeiro dia de atraso, esse comunicado já pode ser feito. Portanto, não espere atrasar vários meses para colocar isso a prova. Fique sempre de olho e pague as parcelas em dias.

Recuperando o seu veículo em caso de busca e apreensão

Se no seu caso o seu veículo já está em busca e apreensão, não se desespere. Agora é o momento de pensar com razão e analisar todas as possibilidades que podem ser feitas. O ideal, é que você busque ajuda de algum profissional que entenda do assunto. Ele saberá a melhor forma de te orientar para resolver essa situação.

 

Como a Mais Credit já tem mais de 10 anos de experiência no mercado, nós podemos te ajudar diante dessa questão. Um dos serviços que nós prestamos, é auxiliar com a busca e apreensão. 

 

O que pedimos é que primeiro você entenda se há juros abusivos no seu contrato, para isso será necessário fazer a análise contratual. Vamos te explicar isso no próximo tópico. 

Juros abusivos e análise contratual

O que muita gente não sabe, é que muitas vezes a busca e apreensão pode ser dada de forma injusta. Mas como assim, você deve estar se perguntando. Nós explicamos.

 

Na maioria dos casos, os contratos de financiamentos feitos por instituições financeiras, são contratos abusivos. Ou seja, vem carregado de cobranças de juros abusivos ou de taxas consideradas ilegais.

 

Se esse for o seu caso, por exemplo, pode ser feita uma análise contratual para comprovar a cobrança indevida desses juros e taxas. É através desse passo que a busca e apreensão pode ser revertida e você poderá ter o seu veículo de volta. 

 

Por isso, recomendamos que converse com um especialista para entender melhor como anda o seu caso. Você pode contar com os profissionais da Mais Credit para isso. No próximo tópico, você entenderá melhor como funciona. 

Como a Mais Credit Consultoria consegue te ajudar

É muito comum que algumas instituições financeiras cobram juros abusivos nos contratos, o que resulta em parcelas altíssimas. A Mais Credit existe para te ajudar nesses casos. A Mais Credit é uma empresa especialista em encontrar juros abusivos do seu financiamento. Nós te ajudamos a resolver essa situação sem precisar de muita burocracia. 

Se você tem um veículo financiado, é essencial que você faça a análise contratual dele, pois infelizmente o Brasil é um dos países que mais cobram taxas de juros abusivas do mundo.

Ao passar pelo processo de análise do contrato do seu financiamento, podemos te orientar e oferecer o melhor caminho para seguir e sair de uma vez por todas das dívidas. Esse processo é gratuito, basta entrar em contato conosco através do nosso Whatsapp (11) 96882-7012 ou até mesmo pela nossa central de atendimento 0800 580 0910.

Além disso, contamos com diversos conteúdos sobre esse e outros assuntos em nosso site. Uma vez que a Mais Credit se preocupa com o conhecimento de todos, você pode encontrar informações de fácil acesso e de forma didática em nosso Instagram e no nosso Facebook.

Em nosso canal do Youtube você consegue conhecer histórias dos nossos maiores cases de sucesso, além de outros assuntos muito relevantes sobre o nicho de financiamento de veículos.

Em nosso site, também temos um espaço dedicado aos cases de sucesso da empresa em que você pode ter acesso ao depoimento de cada um que ajudamos. Para ter acesso a essas histórias, basta clicar aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *