O Que Diz a Lei Sobre Alienação Fiduciária

O Que Diz a Lei Sobre Alienação Fiduciária?

Posted on Postado em Alienação Fiduciária

Vamos lá, você sabe O Que Diz a Lei Sobre Alienação Fiduciária? Antes de comprar qualquer veículo, você precisa saber de todas as coisas e tudo o que pode acontecer com o financiamento do seu automóvel. É por isso que achamos importante falar sobre a alienação fiduciária.

Você sabe o que é isso? Caso não saiba, fique tranquilo. Após ler esse texto, todas as suas dúvidas sobre o assunto serão respondidas.

Nós iremos te explicar o que é a alienação fiduciária, o que diz a lei sobre o assunto e como evitar que seu veículo tenha notificação de busca e apreensão.

Quer saber mais sobre o assunto e ficar por dentro do que a lei fala a respeito? Então continue a leitura.

 

O Que Diz a Lei Sobre Alienação Fiduciária

O Que é Alienação Fiduciária?

A alienação fiduciária ocorre quando você faz um financiamento de um veículo, por exemplo. É um negócio que deve ser feito por duas partes, sendo elas o devedor e o credor.

Quem compra o veículo, é o devedor, quem tem interesse de ter o automóvel por meio de um financiamento. Mas para isso, é preciso fazer um empréstimo, certo? Para isso, precisa de uma credor, nesse caso é a empresa ou instituição financeira responsável pelo financiamento.

Esse termo, diz respeito ao ato da instituição financeira ter o bem comprado como garantia de que o devedor irá pagar por ele. Caso ocorra atrasos nos pagamentos das parcelas ou não quite todo o valor do veículo, a empresa responsável pelo financiamento poderá pedir pela busca e apreensão do veículo. 

O Que Diz a Lei Sobre Alienação Fiduciária?

Sim, a alienação fiduciária está prevista na lei. O decreto para saber sobre o assunto é 9.514/1997.

Atualmente, está escrito na lei que caso o comprador não pague as parcelas, o credor pode pedir busca e apreensão. O veículo financiado, é transferido para o credor, como forma de garantia do pagamento do bem. Além disso, a desalienação só acontece quando o comprador quitar todas a dívida e comprador pode utilizar e até mesmo alugar o veículo alienado.

É importante saber sobre as atualizações da lei, como assim se sabe, elas estão em constantes mudanças. Por isso, fique atento.

Como Evitar a Busca e Apreensão Do Seu Veículo

Existem algumas dicas para evitar a busca e apreensão do seu veículo. Uma delas, sem dúvidas é não atrasar as parcelas e conseguir pagar a dívida nas datas corretas até quitá-la por completo.

Por esse motivo, é necessário que você se organize e faça planejamentos. Assim, não corre nenhum risco de atrasar as parcelas.

Conheça a Mais Credit Consultoria

A Mais Credit Consultoria é uma empresa especialista em análise contratual de financiamento de veículos. Se você está com dívida por causa de juros abusivos, por exemplo, é preciso fazer uma análise do seu contrato.

Fazendo essa análise, será possível descobrir quais cláusulas do seu contrato de financiamento possuem por taxas tão abusivas. Se você acredita que está pagando juros abusivos e por causa disso não está conseguindo pagar as parcelas do seu financiamento, conte com a Mais Credit.

Nós fazemos a sua análise contratual de forma gratuita. Você pode falar conosco através do nosso Whatsapp (11) 96882-7012 ou até mesmo pela nossa central de atendimento 0800-580-0910.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *