O que a Lei diz sobre Juros abusivos

O que a Lei diz sobre Juros abusivos?

Posted on Postado em Juros Abusivos

O que a Lei diz sobre Juros abusivos? Os juros abusivos são cobrados muitas vezes sem que o cliente saiba que está pagando mais do que deveria. Sendo assim, maiores do que deveriam ser e não percebíveis de cara, principalmente quando são contratos de muitas parcelas. 

Com isso, é importante sempre ficar atento e entender como calcular os juros e quando eles estão acima da média estabelecida pelo mercado. Portanto, continue lendo esse artigo para saber o que são os juros abusivos, o que a lei diz sobre eles e o que você deve fazer caso isso esteja acontecendo com você.

O que a Lei diz sobre Juros abusivos

Como são calculados os juros? 

Se você está pensando em fazer um financiamento é importante entender como esses juros são calculados para que você não caia na armadilha dos juros abusivos.  

Uma forma de calcular os juros é através de um especialista em análise contratual. Pois, é a pessoa que vai poder lhe afirmar de quanto deverá ser os juros para o pagamento desejado nas condições escolhidas. 

Entretanto, é bom entender que os juros são os valores cobrados de você, através de uma taxa adicional ao valor real do bem. Ou seja, quando você compra um bem, por exemplo, um carro, tem um valor de compra. 

Desse modo, ao financiar a compra de um carro você divide o valor total em várias parcelas mensais. Porém, se somar todas as parcelas não terá o mesmo valor do preço do carro. 

Isso acontece porque é adicionada a taxa de juros nas suas parcelas. Portanto, para calcular os juros, você deve ver a diferença entre o preço do carro e quanto está pagando a mais em cada parcela. 

Ferramentas para cálculo de juros

Mas, você também pode calcular o valor dos juros que estão sendo cobrados no contrato através de ferramentas na internet. Ou até mesmo pessoalmente em algumas instituições financeiras. 

Uma dessas ferramentas é a Calculadora do Cidadão que é oferecida pelo Banco Central e facilita o entendimento dessa taxa. Tudo que você precisa é ter o seu contrato em mãos para poder preencher todas as informações que a plataforma solicita. 

Não tem erro, pois é uma ferramenta muito intuitiva e você irá precisar de dados como: 

  • total de meses; 
  • valor da prestação; 
  • total do valor financiado; 
  • entre outros. 

Então, é só clicar em calcular que você terá o valor referente à taxa de juros mensal que o contrato está cobrado. 

Além disso, você encontra também no site do Banco Central uma tabela com taxas de juros médias cobradas pelas instituições financeira para o financiamento na compra de bens como imóveis e automóveis. 

Outra opção é utilizar o site Cálculo Exato para saber ver se os valores cobrados de você são corretos e legais.

O que são juros abusivos? 

 Os juros abusivos são aqueles considerados acima do valor médio cobrado pelo mercado financeiro, ou seja, eles se destacam por serem muito altos e infelizmente, é mais comum do que deveria. Sendo aplicados principalmente naqueles financiamentos que tem muitas parcelas. 

Portanto, é preciso ficar atento ao contrato e procurar especialistas para fazer uma análise contratual. A fim de entender se os valores cobrados estão dentro da média ou acima dela.

Os contratos que possuem juros abusivos são considerados irregulares e podem trazer muito prejuízo financeiro ao devedor. Por isso, é estabelecido pelo mercado e pelo Banco Central do Brasil uma média de taxa de juros para evitar que isso aconteça. 

Um profissional que trabalha com isso com frequência consegue identificar facilmente quando está havendo uma cobrança abusiva de juros no contrato. Esse uma vez que é identificado abre a possibilidade de renegociar e abaixar o valor cobrado.

O que a lei diz sobre?

Os juros abusivos são considerados ilegais de acordo com a lei e você pode entrar com uma ação judicial contra a instituição financeira caso isso aconteça com você. 

É importante entender que quando estão cobrando juros abusivos você pode e deve renegociar para que o valor seja reduzido. Pois, existe um valor máximo de juros estabelecido na lei e caso exceda esse valor já é considerado abusivo e ilegal.

Entretanto, em alguns casos o banco faz uma prática que é conhecida como “compra casada”, o que também é ilegal. Isso ocorre quando o banco cobra de você outros serviços além do financiamento, que não foram solicitados. 

Portanto, o problema está quando é cobrado um valor muito alto ou até mesmo quando você está sendo cobrado por algo que não solicitou ou permitiu. Entre as taxas ilegais as mais comuns são: 

 

  • taxa abusiva em crédito consignado; 
  • amortização negativa; 
  • atualização mensal de juros remuneratórios; 
  • taxas pela prestação de serviço de terceiros; 
  • taxa de permanência.

Essas taxas abusivas são cobradas porque, apesar de serem ilegais, muitas pessoas não têm esse conhecimento e pode passar batido por muitos. 

Dessa forma, se você perceber que está sendo cobrado um valor acima do normal, você deve procurar um especialista. Esse profissional especializado em revisão e análise contratual pode ver se está sendo feita alguma cobrança abusiva no seu contrato. 

Caso sim, você pode dar entrada em um processo judicial contra a instituição financeira. Nesse caso, o devedor deverá ser ressarcido dos valores já pagos, e as próximas parcelas devem ser consertadas.

Como a Mais Credit pode me ajudar?

A Mais Credit Consultoria é uma empresa especializada em revisão de contratos de financiamento de veículos. 

O seu objetivo é reduzir os juros abusivos que podem estar no seu contrato de financiamento, uma vez que o Brasil ainda é considerado campeão em juros abusivos. 

Hoje, a Mais Credit já conseguiu recuperar mais de 10 milhões de reais em juros e, através dela, é possível obter até 70% de desconto na quitação do veículo e 30% de desconto no valor das parcelas. 

Portanto, se você não sabe se é vítima de juros abusivos, aproveite para solicitar a revisão contratual entrando em contato com os representantes da empresa. O processo é gratuito!