negociação extrajudicial ou ação judicial

negociação extrajudicial ou ação judicial: O que vale mais a pena?

Posted on Postado em Analise contratual de financiamento

Muitas vezes, para resolver um problema envolvendo o financiamento de um veículo, nem sempre falar diretamente com o banco funciona. Em alguns casos é preciso mais do que isso. É então que a dúvida surge: o que vale mais a pena, a negociação extrajudicial ou a ação judicial?

Pensando nessa dúvida muito comum entre as pessoas, resolvemos te ajudar a decidir qual caminho seguir diante dessas duas opções. Neste texto vamos te mostrar o que é uma negociação extrajudicial e ação judicial e quais as diferenças entre elas.

Aqui também iremos te mostrar qual das duas opções vale mais a pena. E claro, você irá descobrir que em casos como esses, pode pedir a ajuda da Mais Credit Consultoria. Preparado para entender melhor sobre o assunto? Então continue acompanhando a leitura conosco.

Veja!

negociação extrajudicial ou ação judicial

Entenda o que é negociação extrajudicial

A negociação extrajudicial é um tipo de processo. No entanto, o que chama mais a atenção desse tipo de notificação, é o fato de não precisar do envolvimento da justiça. É por esse motivo que esse tipo de negociação é muito mais prático e mais indicado para casos mais simples.

Com isso, toda a negociação é feita completamente fora dos tribunais. Interessante, não é mesmo? A presença de um advogado não é obrigatória, no entanto, sempre recomendamos o acompanhamento de algum especialista no caso.

O principal objetivo da negociação extrajudicial é a tentativa de solucionar os problemas, no caso as dívidas, de uma forma menos burocrática. É o que chamamos também de negociação amigável.

Além de ser mais prático, por não envolver um juiz, ela pode ser finalizada com muito mais agilidade do que uma ação judicial. Muitas pessoas optam por esse tipo de processo, uma vez que os gastos também podem ser bem menores

É tudo menos complexo. Feito exatamente para quem deseja resolver os problemas de uma forma mais tranquila e sem tantas complicações.

As principais etapas de uma negociação amigável são:

 

  • Pré-mediação;
  • Discussão para abertura;
  • Discussão do problema;
  • Resumo da proposta;
  • Estratégias para uma negociação;
  • Proposta final.

O que é ação judicial?

Ao contrário da negociação extrajudicial, a ação judicial é muito mais demorada e burocrática. Essa sim precisa da mediação de um juiz durante todo o processo. Ela deve ocorrer dentro dos tribunais.

A ação judicial costuma acontecer quando a negociação amigável não está funcionando de forma alguma. Ou seja, quando nenhuma das partes, devedor e credor, aceitam um acordo. Quando ambos não conseguem entrar em um consenso, é preciso partir para a ação judicial.

Geralmente são as instituições financeiras que dão início ao processo de cobrança judicial. No entanto, isso não impede de você fazer o mesmo. É nesse momento que você junto com o banco precisarão encontrar uma solução através da justiça.

Como já mencionamos, a ação judicial é um processo que leva muito mais tempo para ser resolvido. Além disso, os gastos também podem ser muito maiores do que uma simples negociação amigável.

É exatamente por esse motivo que a ação judicial é solicitada em último caso. Quando realmente não há chances de encontrar nenhuma solução de forma mais simples.

Qual é a principal diferença entre os dois processos?

Depois de explicar como funciona cada um dos processos, não é muito difícil compreender qual a principal diferença entre eles, não é mesmo?

Então, como já mencionamos neste texto, a negociação extrajudicial ocorre fora dos tribunais e a ação judicial dentro. Além disso, enquanto a primeira os gastos são menores, a segunda pode te levar a gastar mais dinheiro do que imagina. Tudo depende de como será o processo.

O que vale mais a pena?

Depois de descobrir como funciona cada um desses dois processos, é o momento de decidir qual dos dois vale mais a pena. No entanto, a verdade é que tudo depende muito do que está sendo discutido durante toda a negociação.

É preciso perceber os sinais que a instituição financeira dá. Ou seja, descobrir se ela quer ou não facilitar a solução do caso. Além disso, você precisa ficar atento para não ser passado para trás novamente.

A negociação extrajudicial requer confiança de ambas as partes. Caso isso não seja possível, então talvez seja melhor investir na ação judicial. Porém, cada caso é um caso e a decisão depende muito de problema para problema.

O melhor que você pode fazer, em casos de dúvidas em qual caminho tomar, é sempre ser orientado por profissionais especialistas no assunto. É muito importante que você seja acompanhado por alguém que saiba o que está fazendo.

Peça ajuda da Mais Credit Consultoria

É muito comum que algumas instituições financeiras cobram juros abusivos nos contratos, o que resulta em parcelas altíssimas. A Mais Credit existe para te ajudar nesses casos. A Mais Credit é uma empresa especialista em encontrar juros abusivos do seu financiamento. Nós te ajudamos a resolver essa situação sem precisar de muita burocracia. 

Se você tem um veículo financiado, é essencial que você faça a análise contratual dele, pois infelizmente o Brasil é um dos países que mais cobram taxas de juros abusivas do mundo.

Ao passar pelo processo de análise do contrato do seu financiamento, podemos te orientar e oferecer o melhor caminho para seguir e sair de uma vez por todas das dívidas. Esse processo é gratuito, basta entrar em contato conosco através do nosso Whatsapp (11) 96882-7012 ou até mesmo pela nossa central de atendimento 0800 580 0910.

Além disso, contamos com diversos conteúdos sobre esse e outros assuntos em nosso site. Uma vez que a Mais Credit se preocupa com o conhecimento de todos, você pode encontrar informações de fácil acesso e de forma didática em nosso Instagram e no nosso Facebook.

Em nosso canal do Youtube você consegue conhecer histórias dos nossos maiores cases de sucesso, além de outros assuntos muito relevantes sobre o nicho de financiamento de veículos.

Em nosso site, também temos um espaço dedicado aos cases de sucesso da empresa em que você pode ter acesso ao depoimento de cada um que ajudamos. Para ter acesso a essas histórias, basta clicar aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *