Mitos e Verdades Sobre Os Juros abusivos

Mitos e Verdades Sobre Os Juros abusivos!

Posted on Postado em Juros abusivos de financiamento

Mitos e Verdades Sobre Os Juros abusivos- Os juros abusivos são cobranças indevidas em contratos de financiamento que fazem com que o valor do juros fique mais alto do que deveria ser cobrado. Muitas pessoas são vítimas de juros no Brasil, sendo que, em  muitos casos, é devido ao não entendimento sobre o juros e por não ter lido todo o contrato de financiamento de maneira correta.

Com isso, a melhor maneira de evitar ser vítima de juros abusivo é entendendo o que é e estando ciente sobre os seus mitos e verdades. 

Para ajudar com esse processo, separamos esse conteúdo completo, com os principais mitos e verdades sobre os juros abusivos. Portanto, continue acompanhando para saber mais.

 

Mitos

Existem muitos mitos referentes a juros abusivos, que acabam gerando mais dúvidas entre as pessoas. Por isso, a seguir separamos os principais.

Juros acima de 13% ao ano são abusivos

O primeiro mito é que juros acima de 13% ao ano são considerados abusivos. Há alguns anos, essa frase era verídica, pois havia uma lei que determinava que as instituições financeiras só poderiam cobrar juros de até 13% ao ano.

No entanto, essa lei mudou, e hoje, não existe uma porcentagem máxima de juros. Tudo vai depender de quais taxas e tarifas estão sendo cobradas no financiamento, já que algumas são consideradas indevidas.

Ação revisional impede o carro de ser apreendido

Outro mito comum relacionado a juros abusivos é que com uma ação revisional, o veículo pode não ser apreendido, porém, isso é uma mentira. 

A partir do atraso da primeira parcela de financiamento de veículo, o banco poderá solicitar a apreensão do automóvel como forma de quitação da dívida. 

Embora isso seja permitido diante a lei, geralmente as instituições só apreendem o automóvel após o atraso de três parcelas. Mas caso o devedor abra uma ação revisional, isso ainda não impede que o carro seja apreendido.

O que pode acontecer é que, a partir da ação revisional, seja solicitado uma ação extrajudicial em virtude da cobrança indevida. A partir disso, torna-se possível recuperar o automóvel.

Não é possível recuperar veículos apreendidos 

Conforme dito no tópico anterior, em casos de apreensão, o veículo pode ser recuperado, desde que o devedor apresente um argumento que mostre a apreensão incorreta ou pague todas as parcelas do financiamento.

Além disso, é preciso quitar totalmente o automóvel e não somente as parcelas atrasadas. E caso o devedor queira apresentar um argumento, ele possui um período para a sua contraproposta. 

Meu nome vai entrar na lista negra das instituições financeiras

Solicitar a revisão contratual é do direito do consumidor e isso não faz com que a instituição financeira coloque o nome do devedor em uma “lista negra”. Na verdade, é proibido que a instituição puna o consumidor pela revisão contratual ou por abrir um processo extrajudicial, por exemplo.

Caso o devedor sinta-se lesionado no seu contrato de financiamento, ele pode solicitar a análise contratual a fim de recuperar o valor pago a mais.

Verdades

Embora haja algumas mentiras, também há verdades sobre o juros abusivo. Desse modo, vamos mostrar nos próximos tópicos o que é verdade.

O Brasil está entre os maiores cobradores de juros abusivos

Se engana quem acredita que o Brasil não cobra juros abusivos. A verdade é que ele não só cobra, como está entre os maiores cobradores do mundo. Infelizmente, muitas instituições financeiras aproveitam do pouco conhecimento do consumidor para inserir taxas indevidas em seus contratos de financiamento. Isso faz com que várias pessoas sejam vítima de juros, justamente por não saberem ou entenderem certas cláusulas no seu contrato.

Diante dessa situação, é muito importante se manter atento aos contratos de financiamento, para não ser mais uma vítima de juros. 

Além disso, é necessário buscar conhecer a instituição financeira para também evitar maiores complicações. 

Taxas administrativa é abusiva

A taxa de administração já foi cobrada inúmeras vezes nos contratos de financiamento de veículo, mas foi decretado que elas seriam indevidas e, por isso, não podem ser mais cobradas.

Então, é verdade que, caso no seu contrato administrativo tenham taxas pela administração do contrato ou demais serviços, a cobrança está indevida, fazendo com que você pague um valor a mais.

Além dessa taxa, existem outras que também são abusivas como taxa de serviço terceiro, emissão de carnê e boleto. No nosso site temos vários artigos sobre esse conteúdo que são interessantes para que você confira e se mantenha mais atento quanto a isso.

É possível recuperar seu dinheiro em cobranças indevidas

Se você foi vítima de juros abusivo em um contrato de financiamento, é possível recuperar o seu dinheiro por meio de uma ação extrajudicial. A cobrança indevida é proibida e, de acordo com o Código do Direito do Consumidor, quando uma instituição cobra um valor indevido, esse deve ser devolvido em dobro.

Portanto, se você está com problemas de juros, é possível solicitar uma ação extrajudicial para conseguir o valor pago indevidamente de volta ou descontos nas parcelas.

A revisão de contrato é direito do consumidor

Por fim, a última verdade referente ao contrato de juros abusivo é que a revisão contratual é de total direito do consumidor. Muitas pessoas têm medo de solicitar uma revisão devido às instituições financeiras serem grandes empresas.

Apesar dessa situação, isso não significa que você não deve solicitar a revisão e buscar pelos seus direitos. Segundo o Código do Consumidor, a revisão é permitida caso o devedor se sinta lesionado. Além disso, a lei não irá mudar para as instituições de grande porte.

Como a Mais Credit Pode Me Ajudar Com Juros Abusivos?

A Mais Credit Consultoria é uma empresa especializada em revisão de contratos de financiamento de veículos. O seu objetivo é reduzir os juros abusivos que podem estar no seu contrato de financiamento, uma vez que o Brasil ainda é considerado campeão em juros abusivos. 

Hoje a Mais Credit já conseguiu recuperar mais de 10 milhões de reais em juros e, através dela, é possível obter até 70% de desconto na quitação do veículo e 30% de desconto no valor das parcelas.

Portanto, se você não sabe se é vítima de juros abusivos, aproveite para solicitar a revisão contratual entrando em contato com os representantes da empresa. O processo é gratuito!