Meu Veículo Financiado Foi Roubado

Meu Veículo Financiado Foi Roubado, e Agora?

Posted on Postado em Sem categoria

É muito comum acontecer imprevistos que envolvem carros financiados. Imagine quando ocorre roubo! As pessoas que passam por essa situação sempre perguntam: Meu veículo financiado foi roubado, e agora?

Existe muita gente que busca a forma de financiamento para adquirir seu carro próprio. Para ter uma noção, no primeiro semestre do ano de 2019, houve um aumento considerável de quase 8% de financiamentos de veículo.

Com tanto carro financiado rodando pelas vias públicas e a violência só aumentando, vez por outro ocorre de haver roubos. Porém, caso acontece, saiba que nem tudo foi por água abaixo.

Se por acaso bater a dúvida sobre o que fazer, entenda que a justiça brasileira já vem tratado de sinistros como esse. Então, neste artigo você terá a oportunidade de saber como proceder!

 

O Que a Justiça Entende?

Quando o carro é financiado, ou seja, a propriedade do bem ainda é do banco, a Justiça adianta que, em alguns casos, haverá o pagamento parcial, ou até mesmo, nem haverá mais pagamento.

No Rio de Janeiro, um caso foi tratado e a Câmara Cível entendeu que as parcelas pagas foram suficientes para pagar o veículo, então não haverá necessidade de dar prosseguimento ao pagamento das parcelas vincendas do financiamento.

Esse entendimento não é por acaso, pois sabe-se que em contratos de financiamento os valores acordados são suficientes para pagar duas ou três vezes o bem em questão.

Em casos assim o que se observa é que na metade das parcelas, o cliente já quitou há muito o veículo e agora o banco está recebendo só os juros cobrados anteriormente na assinatura do contrato.

Sobre esses juros você poderá solicitar uma revisão diretamente no banco onde assinou o documento. Mas, caso não seja atendido seu pedido revisional, então poderá solicitar os serviços de empresas especializadas em análises de contrato de financiamento de veículo.

Por outro lado, após o cálculo das prestações pagas se verificar que o montante não é suficiente para pagar o bem, então a saída é continuar pagando as parcelas vincendas.

Em outra situação, vale muito á pena verificar com o gerente do banco se em seu contrato possui alguma cláusula de quitação em casos de sinistro tal qual o roubo ou o furto.

Assim, você poderá se livrar da dívida do financiamento, mesmo tendo perdido o carro, e proceder em busca de outros direitos que falaremos sobre eles ainda neste artigo.

 

O Veículo Financiado Roubado, Tem Seguro?

Uma primeira pergunta a ser feita logo que se sabe que o carro financiado foi roubado, é verificar se o bem tem seguro. Nesse caso, felizmente receberá o prêmio em valor igual ou mesmo superior ao do bem.

Em situação como essa, a pessoa lesada com a perda do carro, sairia da situação de cabeça erguida, visto que teria o carro inteiramente quitado, podendo ate’gozar uma quantia a mais.

Porém, se o carro não for financiado, será preciso tomar algumas medidas com vistas a tentar se livrar das parcelas vincendas. Vamos verificar algumas delas!

 

Faça o Registro De Um B.O o Mais Rápido Possível

Saiba que o B.O servirá tanto para, possivelmente, livra-se das próximas parcelas do financiamento, como também para ajudar na busca do veículo roubado.

Este, portanto, é o primeiro passo a ser dado logo que se soube do roubo do bem. Assim, procure a delegacia e registre o BO. Com este documento você poderá defender seus direitos.

 

Faça o Encerramento Do Financiamento

Em uma conversa amistosa com o gerente da instituição financeira que fechou o contrato de financiamento, procure então finalizar as prestações vincendas do contrato. Saiba que nesse instante o gerente irá requere o B.O devidamente registrado em uma delegacia de polícia.

Busque um advogado especializado

 

Vimos que a Justiça já tem um entendimento sobre carros roubados que foram financiados, mas isso só vale se recorrer na Justiça, pois caso contrário não impede que o banco comece a cobrar você caso não prossiga com o pagamento das demais prestações.

Assim, é essencial que você busque um advogado especializado para fazer a intermediação e agilizar um processo judicial.

Claro que esse procedimento não será fácil e rápido, mas é uma forma viável de não fica com dois prejuízos: o da perda de veículo e a obrigação de quitar as parcelas que irão vencer.

 

Você Pode Ter o IPVA Ressarcido

 

Um detalhe bem útil mas que, infelizmente, grande parte das pessoas não sabem, é que existe a possibilidade de ressarcimento do IPVA em caso de roubo de veículo.

Você já sabe que este imposto é pago anualmente e refere à propriedade sobre um veículo automotor. Caso já tenha pago e, na sequência, sofra o roubo veicular, corra em busca de seu direito.

A lei garante a devolução dos valores pagos de IPVA referentes aos meses seguintes ao sinistro até completar os 12 meses relacionados ao imposto que pagou. Lembre-se que este direito vale para quem está pagando o financiamento e até para quem já quitou o bem.

 

Como Solicitar o Ressarcimento Do IPVA

 

Em caso de carro roubado, você poderá solicitar a restituição do imposto em uma das agência do Detran estadual, ou pela internet, caso esse serviço esteja disponível online no site da receita estadual.

Haverá um formulário para ser preenchido e protocolado, pessoalmente ou online, anexando a documentação exigida no momento. Depois é só aguardar a restituição direto em sua conta bancária.

Vale informar que, caso o veículo venha ser encontrado e volte para sua posse, então deverá proceder com o pagamento do IPVA referente aos meses seguintes.

 

Outros Recursos

 

Além dessas informações listadas até aqui, entenda que existem outros recursos que você poderá fazer uso. Por exemplo, diante de necessidade de buscar um advogado pode ser que surja dúvidas quanto a valores e direitos.

No mercado existem empresas especializadas em consultoria veicular. Estas empresas te ajudam ao simplificar todo o processo, como também te mostrar o caminho para a redução do valor de suas parcelas e a renegociação de contratos.

A Mais Credit é uma empresa especialista em recuperação de veículo e análise de contrato de financiamento. Nosso trabalho visa reduzir os valores que você paga no financiamento, mas não é somente isto.

A empresa também trabalha em processos de busca e apreensão de veículo, em questões relativas a juros abusivos e alienação fiduciária de veículos.

Agora que você descobriu o que fazer em uma situação que seu carro financiado foi roubado, então poderá entrar em contato com a Mais Credit para verificar a melhor forma de redução das parcelas do financiamento.

Certamente que isto é de grande vantagem para seu bolso, o que irá liberar espaço para mais realizações que necessitem de dinheiro.