Manutenção Automotiva

Manutenção Automotiva: 10 Dicas!

Posted on Postado em Dicas e Dúvidas

Manutenção Automotiva: confira essas 10 Dicas! Se você acabou de comprar um carro, já precisa saber que a manutenção é algo indispensável, e existem alguns cuidados que você precisa ter para evitar imprevistos. Eventualmente, é preciso realizar a manutenção periódica, e há alguns itens que necessitam de mais atenção.

Por isso, nesse artigo vamos separar 10 dicas, listando os principais itens de manutenção automotiva que você precisa se atentar. Continue acompanhando esse artigo para saber mais!

Filtros

O filtro de ar tem como objetivo evitar que as impurezas cheguem no sistema de ar e em outros itens importantes para o funcionamento do carro. Sendo assim, a manutenção dos filtros também precisam ocorrer eventualmente.

O ideal é que você troque a cada 10.000 km rodados, mas isso vai depender também da condição dessa peça. Por isso, o ideal é realizar uma revisão com um profissional.

Correia dentada 

Existem várias peças que são importantes para o motor funcionar, dentre elas está a correia dentada. Esse item liga o eixo-comando de válvulas até o virabrequim do motor. Essa conexão permite que haja um sincronismo que vai controlar tanto a abertura quanto o fechamento de válvulas.

Neste caso, a correia dentada também precisa ser revisada a cada 10 mil km rodados que equivale a aproximadamente um ano, em casos de veículos que são utilizados frequentemente. 

Se o veículo possui correntes de transmissão, a checagem não precisa ser feita em pouco tempo. Com esse tipo de correia, ela pode ser revisada a cada 50 mil km.

Velas de ignição

A vela de ignição é o item que faz veículos movidos a combustíveis funcionar. É ela que gera a faísca  para que o motor se inicie. Por isso, carros que não são elétricos e apresentam defeito na vela ignição não funcionam.

A dica para manutenção desse elemento é verificá-lo a cada 10.000 km rodados, ou ao menos uma vez por ano. Dependendo do problema, pode ser que ela precisa ser substituída, mas é preciso levar o veículo em um bom mecânico para que ele proporcione todas as orientações adequadas.

Lâmpadas e faróis

As lâmpadas e todo o sistema elétrico de um carro podem parecer não ser tão importante, mas são outros itens que precisam ser revisados.

Em situações do mal funcionamento dos faróis, por exemplo, além de prejudicar a direção para o motorista, ocasiona acidentes que envolvem outra pessoas.

Sendo assim, não se esqueça de avaliar esses itens, principalmente em casos de viagem.

Freios

Se você não revisa os freios e esquece de incluir eles em uma manutenção automotiva, esse descuido pode gerar sérios acidentes. 

Quando o freio apresenta qualquer tipo de problema, dependendo da gravidade, pode não funcionar e gerar complicações. Por isso, podemos dizer que o freio é o item mais importante da segurança do veículo e deve ser o que você precisa ter mais atenção.

O ideal é realizar uma manutenção preventiva ao menos a cada semestre. A manutenção em geral ajuda a evitar riscos com o freio e demais componentes do carro.

Dependendo do uso do veículo, a manutenção poderá ser mais periódica, como uma vez no ano. A melhor maneira é que você verifique o manual do fabricante para compreender a durabilidade de cada peça, incluindo os freios.

Óleo do motor e câmbio.

O óleo do motor e de câmbio são importantes para o funcionamento do carro. De um lado, o óleo do motor é importante para manter as peças lubrificadas, evitar atrito e desgaste dos itens.

Do outro lado, o óleo do câmbio é necessário para manter componentes internos lubrificados e promover a refrigeração para que o sistema seja limpo. 

Portanto, cuidar dos óleos é de suma importância em uma manutenção automotiva. Para garantir o bom desempenho, basta verificar a qualidade do óleo eventualmente.

O tempo para checkup vai depender do uso do veículo. Por exemplo, caso você utilize ele com frequência, faça a revisão a cada seis meses.  Se esse não for o seu caso, uma vez por ano é o suficiente.

Além disso, para que a revisão ocorra bem, leve em um posto para que uma pessoa especializada verifique para você.

Para -brisa

A borracha do para-brisa precisa ser verificada eventualmente. O ideal é que a troca aconteça em cerca de quatro meses, enquanto as demais peças que compõem podem ser substituídas em tempos maiores.

No entanto, alguns motoristas só trocam a borracha quando ela mostra defeito, mas a verdade é que é um dos itens que mais estragam em curto tempo. Isso ocorre porque, mesmo que não seja utilizadas em muitas ocasiões, principalmente em regiões quentes, a exposição ao sol também danifica.

 

Suspensão

Peças como molas, amortecedores, barra estabilizadora e pivô, fazem parte de um conjunto de suspensão. Esses elementos são essenciais para que o automóvel se sustente. 

Para evitar surpresas, é preciso realizar a revisão com mais continuidade, de preferência antes de qualquer sinal de problemas. Portanto, esse é um item que você deve pedir para o mecânico não deixar de lado na manutenção preventiva. 

Pneus

Sem pneus um carro não anda, então essa é outra peça que não pode sair da nossa lista de manutenção.

De maneira geral, há alguns cuidados importantes para evitar o desgaste do pneu como: evitar freadas bruscas, realizar o alinhamento periodicamente, fazer o balanceamento, evitar vias com buracos e não acelerar demais.

Além desses cuidados, é preciso realizar a substituição do pneu Sempre que estiver careca, pois caso isso não ocorra, poderá ocasionar acidentes. Além disso, trafegar com os pneus em más condições, gera infração.

Bateria

A bateria do carro é outro item que entra na nossa lista de manutenção automotiva. Em casos do seu não funcionamento, isso acarreta também no não funcionamento do motor e demais funções do veículo.

Sendo assim, inclua a bateria na lista de itens para revisão. O ideal é que nesse caso você revise mais vezes e tenha um bom seguro para se prevenir dela não funcionar e precisar de um guincho. Já conhece a Mais Credit?

A Mais Credit Consultoria é uma empresa especializada em revisão de contratos de financiamento de veículos. O seu objetivo é reduzir os juros abusivos que podem estar no seu contrato de financiamento, uma vez que o Brasil ainda é considerado campeão em juros abusivos. 

Hoje a Mais Credit já conseguiu recuperar mais de 10 milhões de reais em juros e, através dela, é possível obter até 70% de desconto na quitação do veículo e 30% de desconto no valor das parcelas.

Portanto, se você não sabe se é vítima de juros abusivos, aproveite para solicitar a revisão contratual entrando em contato com os representantes da empresa. O processo é gratuito!