Leasing Ou Financiamento: Qual a Melhor Opção

Leasing Ou Financiamento: Qual a Melhor Opção?

Posted on Postado em Financiamento de Veículos

Leasing Ou Financiamento: Qual a Melhor Opção? Se você está pensando em comprar um carro e precisa de ajuda, você deve saber que existem duas maneiras de fazer isso: financiamento e leasing.

Portanto, é importante você entender o que significam essas duas palavras para você escolher a melhor opção para o seu bolso. Afinal, sabemos como termos financeiros podem ser confusos para quem não estudou essa área. 

Continue lendo esse artigo para entender qual a diferença entre leasing e financiamento, e qual é a melhor escolha para você comprar o seu carro. 

Leasing Ou Financiamento: Qual a Melhor Opção

O que é leasing?

Como leasing é um termo menos popularmente conhecido do que financiamento, sendo mais utilizada por instituições financeiras e jurídicas, é muito importante saber o que ele significa.

Para entender um pouco melhor, podemos traduzir o termo leasing para arrendamento mercantil. Inclusive, é assim que o termo é chamado na legislação brasileira.

Então, é um tipo de contrato que você faz na hora de comprar um veículo ou um imóvel. Na prática, ele é comparado ao aluguel. Pois, é como se você estivesse alugando um bem, tendo a opção de, no final do contrato, efetuar a compra. 

Portanto, é assim que funciona: enquanto você ainda está pagando as parcelas do contrato, o carro não é seu, é do banco. Assim, quando você acaba de pagar as parcelas, você poderá comprar o bem e ele será transferido para o seu nome.

Qual a diferença entre Leasing e financiamento?

Para entender qual é a melhor opção para você comprar o seu veículo, é importante entender a diferença entre essas duas modalidades. 

Por muitos anos, o leasing foi a primeira escolha do consumidor que desejava comprar um veículo ou um imóvel. Mas, hoje em dia, o financiamento tem ganhado mais espaço. Por ser um termo mais comum, muitos entendem que o financiamento é a compra do bem por meio de um empréstimo com juros. 

Também conhecido como Crédito Direto ao Consumidor, o financiamento é, em geral, mais caro que o leasing. Pois, nessa modalidade os juros são mais altos e ainda há a cobrança do IOF, que não existe no leasing. 

Entretanto, esse valor mais alto é justificável uma vez que é um risco maior para o banco. Afinal, no financiamento, assim que você assina o contrato, o carro está no seu nome, e ele é a garantia do banco. 

Então, é possível que você venda ou troque o carro antes de pagar todas as parcelas, o que torna o financiamento mais arriscado para o banco, e por isso os juros são altos.

Mas, é importante entender que você pode também adiantar as parcelas da sua compra, e isso lhe dará excelentes descontos nos juros, podendo chegar a 30%.

Já quando você faz a compra utilizando o leasing, o carro não está no seu nome e, com isso, você não tem tanta liberdade. Nesse caso, ao final da última parcela, você ainda deve pagar os custos necessários para a transferência do bem para o seu nome.

Apesar disso, o leasing é sim uma opção mais barata, não só pelo juros, mas também pelo IOF. Pois, apesar de ser apenas de 3%, quando cobrado em um valor alto, como é o valor de um carro, pode fazer muita diferença no preço final.

Como escolher a melhor opção?

É normal depois de entender como as duas modalidades funcionam, ainda ter dúvidas sobre qual é a ideal para você. Afinal, uma é, teoricamente, mais barata, mas a outra lhe dá uma maior liberdade, pois,, afinal, o carro é seu. 

Essa não é uma decisão tão simples assim, e geralmente as pessoas pensam e analisam muito o mercado antes de tomar uma decisão. Mas, existem algumas informações que você deve levar em consideração na hora da sua decisão. 

Por exemplo, quando o carro é seminovo, geralmente as instituições financeiras nem oferecem a compra por leasing como opção. Nesse caso, você terá que comprar por financiamento. Entretanto, se for um carro novo, você terá que fazer uma análise mais completa. 

Primeiro, veja como ficaria o pagamento nas duas opções e, principalmente, qual será o custo total da compra do carro no final do processo. Além disso, existem outras coisas a serem levadas em consideração. Por exemplo, se você pretende trocar logo de veículo, o financiamento pode ser uma melhor opção. Pois, você terá mais liberdade para vendê-lo ou trocar quando quiser, afinal, ele já estará no seu nome. 

Ainda, você também deve lembrar que existe a liberdade de pagar as suas parcelas antes e quitar a dívida mais rapidamente, com descontos. Porém, se isso não for uma questão para você, talvez seja melhor considerar o leasing, por ser mais barato.Principalmente se você não se incomoda em não poder vender ou trocar de carro durante o tempo de pagamento das parcelas. 

Por isso, não existe resposta certa sobre qual modalidade escolher, isso irá depender do seu orçamento e dos seus objetivos. Dessa maneira, é muito importante que você faça um bom estudo e analise todos os prós e contras na hora de realizar essa compra. 

 

Como a Mais Credit pode me ajudar?

A Mais Credit Consultoria é uma empresa especializada em revisão de contratos de financiamento de veículos. O seu objetivo é reduzir os juros abusivos que podem estar no seu contrato de financiamento, uma vez que o Brasil ainda é considerado campeão em juros abusivos. 

Hoje a Mais Credit já conseguiu recuperar mais de 10 milhões de reais em juros e, através dela, é possível obter até 70% de desconto na quitação do veículo e 30% de desconto no valor das parcelas.

Portanto, se você não sabe se é vítima de juros abusivos, aproveite para solicitar a revisão contratual entrando em contato com os representantes da empresa. O processo é gratuito!