Juros Abusivos

Juros Abusivos: Entenda Como Não Cair Neles Em 2020!

Posted on Postado em Juros Abusivos

Os juros abusivos ainda é algo presente na nossa realidade. Infelizmente, o Brasil ainda está entre os países que mais cobram juros, por isso é muito importante ter atenção nos contratos de financiamento para não cair neles em 2020.

Se você ainda não sabe o que são os juros abusivos e quais cuidados precisa ter, não se preocupe. Ao longo deste artigo iremos explicar sobre isso para que você faça um financiamento tranquilamente. Vamos conferir?

O Que São Os Juros Abusivos?

Juros Abusivos

Os juros abusivos são qualquer cobrança de juros acima da média em uma determinada categoria ou que inclui taxas que são indevidas de acordo com a lei.

Geralmente, eles estão presente em contratos de financiamento, seja de imóvel ou veículo, e em cartão de crédito, no qual muitas pessoas entram no “efeito bola de neve” sem perceber.

No entanto, a cobrança dos juros abusivos é indevida, por isso você tem o direito de rever o seu contrato e discutir na justiça. 

Para realizar esse processo é importante contar com a ajuda de uma consultora especializada, pois será ela que vai cuidar de toda a parte burocrática para você.

Como Ele é cobrado?

Em muitas situações os juros abusivo são cobrados através da venda casada ou de taxas. A venda casada é quando uma instituição vende mais de um serviço que não foi solicitado. 

Por exemplo, você financia um automóvel por um determinado valor, depois é cobrado uma quantia a mais pela inclusão algum seguro que você não contratou.

Já quanto às taxas, existem algumas que são proibidas e ainda assim muitas instituições incluem no contrato de financiamento alterando o seu nome.

Para que você possa entender melhor, separamos as principais taxas abusivas:

 

  • tarifa de abertura de crédito (TACÁ);
  • tarifa de emissão de boleto (TEBI);
  • tarifa de emissão de carnê (ETC);
  • taxa de serviços de terceiros;
  • taxa de registro de contrato.

Quais Cuidados Devo Ter Para Não Ser Vítima De Juros Abusivos Em 2020?

Neste ano, a taxa Selic se encontra em 4,15% ao ano, o que significa que os juros cobrados pelos bancos também tendem a cair uma vez que está diretamente ligado a Selic. 

Dessa forma, o mercado para financiamento de veículo está favorável, então caso alguma instituição financeira queira cobrar juros alto, é importante que você questione e avalie as cláusulas do contrato antes de assinar.

Além disso, uma ótima forma de evitá-los é avaliando a taxa média de juros em financiamento de veículo.

Através do Banco Central você tem acesso a uma tabela com todas as taxas que são cobradas pelos bancos no Brasil. Com isso, você poderá avaliá-las com calma e escolher a menor e que mais se adequa a sua situação.

Como a Mais Credit Pode Me Ajudar Com Juros Abusivos?

A Mais Credit Consultoria é uma empresa especializada em revisão de contrato de financiamento de veículo.

O seu objetivo é reduzir o juros abusivos que podem estar no seu contrato de financiamento, uma vez que, o Brasil ainda é considerado campeão em juros abusivos. 

Hoje, a Mais Credit já conseguiu recuperar mais de 10 milhões de reais em juros e, através dela, é possível obter até 70% de desconto na quitação do veículo e 30% de desconto no valor das parcelas.

Portanto, se você não sabe se é vítima de juros abusivos, aproveite para solicitar a revisão contratual entrando em contato com os representantes da empresa. O processo é gratuito!