Ligue grátis:

icone-tell

0800 580 0910

IPVA 2021: Como Pagar o IPVA 2021 Do Seu Veiculo?

IPVA 2021: Como Pagar o IPVA 2021 Do Seu Veiculo? Quem tem um automóvel sabe que o IPVA é um imposto que não tem como fugir. Afinal, se você ignorá-lo, isso vai ter algumas consequências. E nesse ano, o IPVA já está disponível para pagamento. Por isso você precisa compreender algumas informações para realizar o pagamento tranquilamente e compreender mais sobre o assunto.

Para ajudar você, nesse artigo separamos um guia completo de tudo que você precisa saber sobre o IPVA 2021. Está pronto? Continue lendo para ficar por dentro!

IPVA 2021

O que é IPVA?

O IPVA é a sigla de Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores, sendo uma taxa cobrada pelo Governo para todos os brasileiros que possuem um veículo. O valor pago é destinado para obras nos estados e municípios, sendo, 50% dele para cada situação.

Muitas pessoas acreditam que os valores arrecadados do IPVA são utilizados apenas em obras relacionadas a transporte, como a melhoria das vias. Porém, o valor arrecadado não tem somente esse objetivo, e pode ser utilizado em outras obras públicas como SUS e escolas.

Essa confusão sobre para que o valor é utilizado existe porque em 1969 havia um imposto do qual todo o dinheiro arrecadado era utilizado somente para a manutenção aos sistemas de transporte, chamado de Taxa Rodoviária Única (TRU). Porém esse imposto foi extinto na década 80, sendo substituído pelo IPVA, que hoje é utilizado para outros fins.

Quais são os métodos de pagamento?

Atualmente existem dois modos de pagamento do IPVA, podendo ser à vista ou parcelado. Isso ocorre porque o valor a ser pago é relativamente alto, fazendo com que nem todos os brasileiros consigam fazê-lo à vista.

A seguir, separamos as principais informações que você precisa saber sobre cada modo.

À vista

Em casos de pagamentos à vista, é possível conseguir um desconto. O desconto ofertado depende de cada estado, por isso é válido consultar no site do Detran em que se encontra o seu veículo o quanto você consegue economizar nessa situação.

Mas antes de optar pelo pagamento à vista, consulte a sua saúde financeira a fim de verificar se isso é possível de ser feito, considerando as suas condições econômicasAlém disso, tenha atenção com as datas de pagamento, uma vez que o atraso pode levar à  cobrança de juros e multas.

Parcelado

No caso de pagamentos parcelados, normalmente é possível pagar em até 3 vezes, mas isso também vai variar conforme cada estado.

Por isso, é preciso que você consulte as condições de pagamento do seu estado, também pelo site do Detran.

Além disso, se você optar por dividir, cada parcela terá uma data, conforme a placa do seu veículo. Esses dados também precisam ser consultados e é necessário que você tenha atenção com os prazos para evitar o pagamento de multas. 

O que acontece se eu não realizar o pagamento?

O IPVA é um imposto obrigatório, por isso o não pagamento dele implica em algumas consequências. Dentre elas, a cobrança de multas e juros, que podem aumentar significativamente o valor do imposto, dependendo do tempo que você ficar sem pagá-lo.

Além disso, ter o IPVA em dia, é um passo essencial para realizar o licenciamento do veículo. O Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) é uma autorização para que o automóvel possa circular nas vias. Então, se o IPVA não for pago, você não vai conseguir atualizar o documento do veículo, e consequentemente não será permitida a sua circulação.

Em caso de um automóvel sem documento ou com a documentação vencida ser parado em uma blitz, ele estará sujeito à apreensão. Além disso, o nome do motorista vai para os órgãos de proteção de crédito.

Em quais casos o imposto está isento?

Existem algumas situações em que o pagamento do IPVA é isento, mas essas condições também podem variar conforme cada estado. Em geral, algumas das situações gerais em que não é necessário pagar o imposto é no caso de pessoas com deficiência e de pessoas portadoras de câncer.

Além dessas condições, veja a seguir quais outras que o imposto não precisa ser pago de acordo com cada estado:

 

  • Rio Grande do Sul, São Paulo, Alagoas,Mato Grosso do Sul, Paraná e Acre: veículos com mais de 20 anos de fabricação.
  • Roraima, Goiás e Rio Grande do Norte: veículos que possuem mais de 10 anos de fabricação.
  • Mato Grosso: veículos que têm mais de 18 anos de fabricação.
  • Bahia, Ceará, Amazonas, Piauí, Distrito Federal, Paraíba, Espírito Santo, Maranhão, Rondônia, Rio de Janeiro, Tocantins, Sergipe e Amapá: veículos que têm mais de 15 anos de fabricação.

Qual o valor do IPVA em 2021?

O valor a ser pago de IPVA vai variar conforme cada carro. Ele é definido de acordo com a tabela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). Alguns dos fatores que são levados em consideração na hora de definir o valor a ser pago são:

  • o ano em que o veículo foi fabricado;
  • a sua localização;
  • o tipo de veículo;
  • e o seu porte.

A partir do valor do automóvel definido na tabela FIPE, o valor a ser cobrado será uma do IPVA será uma porcentagem cobrada sobre o valor do automóvel definido na tabela, ela vai variar conforme cada estado. Em São Paulo, por exemplo, as taxas utilizadas nos cálculos são de 1,5% a 4%.

Então, para saber o quanto deve pagar, você pode tentar calcular conforme a tabela FIPE. Mas o valor final será aquele constatado no boleto disponibilizado no site do Detran.

Você já conhece a Mais Credit?

A Mais Credit Consultoria é uma empresa especializada em revisão de contratos de financiamento de veículos. O seu objetivo é reduzir os juros abusivos que podem estar no seu contrato de financiamento, uma vez que o Brasil ainda é considerado campeão em juros abusivos. 

Hoje a Mais Credit já conseguiu recuperar mais de 10 milhões de reais em juros e, através dela, é possível obter até 70% de desconto na quitação do veículo e 30% de desconto no valor das parcelas.

Portanto, se você não sabe se é vítima de juros abusivos, aproveite para solicitar a revisão contratual entrando em contato com os representantes da empresa. O processo é gratuito!

Deixe seu contato!

Nossa equipe irá retornar com a ajuda que você precisa!

Deixe seu contato!

Nossa equipe irá retornar com a ajuda que você precisa!

Faça uma análise gratuita pelo WhatsApp

Ligue Grátis para: 0800 580 0910

A MAIS CREDIT CONSULTORIA

NÃO FAZ EMPRÉSTIMOS

arrow - flecha

Nossa empresa trabalha
com redução de

juros abusivos

em financiamento de veículos e empréstimos.