Velas De Ignição

Velas De Ignição: Fique Atento Com As do Seu Veículo!

Posted on Postado em Dicas e Dúvidas

As Velas De Ignição é mais um dos componentes importantes para o funcionamento do veículo. Além disso, eventualmente os motoristas irão precisar trocá-las devido o seu desgaste.

Por esse motivo, separamos esse artigo para você entender o que são, como elas funcionam e como realizar a sua manutenção de maneira correta. Vamos conferir?

Velas De Ignição

O Que São Velas De Ignição?

A vela de ignição é um componente importante para o funcionamento do carro. O seu objetivo é emitir energia para a câmara de combustão do veículo para acender a mistura do ar com combustível. 

É graças a esse componente que é possível dar partida do motor.

Ela fica posicionada na cabeça do cilindro e recebe uma tensão de 20 a 30 mil volts que provoca a câmara de combustão. Quando ocorre uma falha na vela de ignição, isso faz com que o motor perca a força e tenha dificuldade de arrancar nas subidas, por isso, é tão importante para o funcionamento do veículo.

Por Que é Importante Fazer a Manutenção?

Assim como os demais elementos de um carro, a vela de ignição também desgasta, então, com o tempo, pode apresentar falhas. Por isso, se você não ter uma manutenção e não ficar atento com os sinais que ela pode apresentar, pode acabar ficando na mão quando mais precisar. 

Além disso, a falha da vela de ignição pode prejudicar outros elementos do veículo. Isso acontece porque ela está alinhada a uma série de elementos que também são importantes para o carro funcionar.

 

Qual é o Momento Ideal Para Trocar?

Em geral, quando a vela de ignição está desgastada aparecem alguns sintomas que são fáceis de identificar. 

O primeiro é o problema com partidas, uma vez que esse componente é justamente o responsável para isso ocorrer. Então, quando ela não está em boas condições, isso exige alta tensão para ela funcionar. 

Além disso, outro sintoma comum é o consumo excessivo de combustível. A vela também é responsável pela explosão do combustível e o ar. Portanto, se ela não estiver desgastada irá exigir maior gasto de combustível para manter o veículo funcionando.

De maneira geral, a vela exige uma troca entre 40 a 50 km rodados, porém, verifique periodicamente pois pode ocorrer dela se desgastar fora desse período.

Principais Dicas Para Mantê-las Em Dia!

Agora que você já entendeu o que é vela de ignição é hora de conferir algumas dicas para ter alguns cuidados. 

Avalie a Cada 10 km Rodados

Todo componente de um veículo possui uma determinada vida útil, mas isso pode variar conforme o uso do carro.

No caso da vela de ignição, a cada 10 km rodados sugerimos que você avalie a sua condição.

Além disso – conforme citamos – a troca é feita em média entre 40 a 50 mil km. Mas o ideal é que você confira o manual do fabricante no qual terá informações mais específicas sobre ela.

Portanto, não se esqueça de se manter sempre atento a quantidade de km que o seu carro rodou, isso também será importante para verificar outros elementos do carro.

 

Verifique a Cor Da Vela De Ignição

Uma das melhores formas de avaliar a situação da vela é pela cor. Através dela você consegue deduzir a sua condição, já que quando ela é substituída, possui um tom prata que vai envelhecendo com o tempo.

Aquelas que estão mais desgastadas e precisam de mais atenção, costumam ter tons de marrom, acinzentado ou amarelado.

 

Observe Se Há Alguma Trinca Ou Se Alguma Peça Está Solta

Outro ponto importante é que você verifique também os seus eletrodos para avaliar se estão soltos.  Você deve também observar a rosca da vela e se há alguma trinca nela, pois isso não pode ocorrer. 

Não se esqueça da ponta da vela

A ponta da vela também faz toda diferença e é importante que você avalie. Caso ela esteja coberta de resíduos de carvão, podemos destacar que ela foi carbonizada. Se ela estiver esbranquiçada ou preta, significa que está aquecendo demais.

 

Opte Por Uma Vela Com Temperatura Média

Você provavelmente já ouviu o famoso ditado de encontrar o equilíbrio e na mecânica isso também funciona assim.

Optar por uma vela de ignição quente, pode aumentar a temperatura da câmera que irá gerar riscos para o motor. Do mesmo modo, se a vela estiver muito fria, irá dificultar no desempenho do veículo. 

Portanto, opte por utilizar uma vela que seja recomendada pelo fabricante e procure por um mecânico experiente para não ser enganado.

 

Compare a Vantagem e Desvantagem De Cada Tipo De Vela

As velas de quatro eletrodos são muito comuns e mostram apresentar melhor vantagem para o veículo, porém isso é algo que pode variar. Assim como ela tem as suas vantagens possui os lados negativos também.

Os quatro eletrodos ajudam a melhorar a faísca do veículo principalmente em situações que exigem maior desempenho. Além disso, essas velas possuem uma durabilidade maior. 

No entanto, essa pequena melhora não é notada facilmente além de que as velas de quatro eletrodos são mais caras. 

Portanto, compare as opções para encontrar a alternativa ideal para o que você deseja.

Conseguiu entender sobre as velas de ignição e como cuidar melhor delas? Se te ajudamos, compartilhe essa publicação no seu perfil e aproveite para conhecer a Mais Credit!

A Mais Credit Consultoria é uma empresa especializada em revisão de contrato de financiamento de veículo. O seu objetivo é reduzir o juros abusivos que podem estar no seu contrato de financiamento, uma vez que, o Brasil ainda é considerado campeão em juros abusivos. 

Hoje, a Mais Credit já conseguiu recuperar mais de 10 milhões de reais em juros e, através dela, é possível obter até 70% de desconto na quitação do veículo e 30% de desconto no valor das parcelas.

Portanto, se você não sabe se é vítima de juros abusivos, aproveite para solicitar a revisão contratual entrando em contato com os representantes da empresa. O processo é gratuito!