Financiar veículo usado é uma boa ideia

Financiar veículo usado é uma boa ideia?

Posted on Postado em Financiamento de Veículos

Será que Financiar veículo usado é uma boa ideia?Ter um veículo próprio é o desejo de muitas pessoas, pois além dele trazer conforto, oferece liberdade em locomoção. Porém, adquirir o primeiro automóvel nem sempre é uma alternativa acessível para todos. Por isso o financiamento de veículo usado pode ser uma boa ideia para você realizar esse objetivo.

Para você aprender mais, separamos esse artigo completo sobre financiamento de veículo. Continue acompanhando!

O que é o financiamento de veículo?

O financiamento de veículo é um alternativa para se comprar um automóvel. Ele possibilita que inúmeras pessoas com baixa renda consigam realizar o sonho de ter o primeiro veículo.

Essa possibilidade funciona de forma simples: uma pessoa solicita um empréstimo para uma instituição financeira e essa faz uma análise para avaliar se determinada pessoas é ou não uma boa pagadora. A partir da sua aprovação, é liberado o dinheiro para a compra do veículo. 

No entanto, como forma de lucro, os bancos incluem juros mensais no contrato de financiamento pelo empréstimo. Esses juros precisam ser avaliados com cautela pelo consumidor antes de assinar o contrato, pois muitas instituições financeiras cobram juros abusivos, aproveitando do pouco conhecimento do consumidor. 

Além disso, no caso da alienação fiduciária, o veículo fica alienado. Ou seja, no campo de observação do documento do veículo, estará a informação de que ele pertence ao banco até a purgação da mora. Então, o automóvel só passará a ser do comprador após o pagamento integral da dívida.

Quais são as suas vantagens?

De maneira geral, a principal vantagem do financiamento de veículo é a possibilidade de comprar um automóvel sem ter o dinheiro disponível. Isso permite que pessoas que não têm condição consigam adquirir o bem.

Em um financiamento, a possibilidade de parcelamento também é flexível, já que muitas instituições permitem o pagamento em diferentes parcelas, tornando-as com preços acessíveis. 

Por fim, o financiamento também possui flexibilidade quanto ao pagamento, pois muitas instituições entendem possíveis imprevistos e, com isso, não solicitam a busca e apreensão de imediato.

Financiar veículo usado é uma boa ideia?

Comprar um veículo novo tem as suas vantagens, mas, dependendo do modelo, ele possui um custo elevado que mesmo um financiamento não torna possível a aquisição.  Diante dessa situação, financiar um veículo usado é uma boa alternativa, pois é possível encontrar automóvel por baixo preço e em um bom estado de uso.

Apesar disso, todo cuidado nunca é demais!  É preciso se manter atento a alguns detalhes para não comprar um carro ruim ou que apresenta diversos problemas futuros. O mesmo vale para os cuidados no financiamento para obter uma boa compra e não tem problemas com juros abusivos, conforme citamos.

Quais cuidados devo ter em um financiamento?

O número de juros abusivos em financiamento de veículo no Brasil é alto. Estudos revelam que o Brasil está entre os países que mais cobram tarifas onerosas. Infelizmente, muitos perdem o automóvel em busca e apreensão por não conseguirem pagar as parcelas, que, porventura, apresentavam taxas indevidas no contrato.

Diante dessa situação, em um financiamento de veículo, seja usado ou novo, é preciso ter alguns cuidados para não passar por isso e conseguir aproveitar o automóvel tranquilamente. 

Então, para ajudar você com isso, separamos a seguir algumas dicas para você realizar um financiamento seguro.

Veja diferentes opções de financiamento e bancos

A primeira dica para fazer um financiamento seguro é conferir alguns tipos de financiamento e bancos. Hoje, existem vários bancos que trabalham com financiamento.  Por isso, o ideal é conhecer as opções disponíveis e compará-las para verificar qual é a melhor opção.

 

Pesquise sobre a instituição

Depois que você selecionar alguma instituição que você pretende negociar, é preciso avaliar se ela é uma empresa segura.

Uma excelente forma de avaliar é através do Reclame Aqui. Este é um site que mostra as reclamações dos consumidores em relação a uma empresa.

Verificar a instituição financeira nesse site permite que você tenha acesso aos problemas mais comuns e veja como o banco reage com essa situação, se resolvem ou não, por exemplo.

Além do Reclame Aqui, é preciso avaliar outros recursos como as redes sociais, por exemplo. Veja os comentários dos consumidores, o posicionamento da empresa e peça indicações dos amigos. Com esses dados, será possível fazer uma escolha segura.

Estude sobre juros abusivo

Não existe forma melhor de se prevenir do juros abusivos do que estudando sobre eles. Quando você entende sobre essa situação, e o quais são as tarifas indevidas, fica mais fácil se prevenir.

No nosso blog temos uma série de artigos, PDF’s e ebooks sobre esse tema. Você pode baixá-los gratuitamente para saber mais.

Analise o contrato antes de assinar

Um dos erros mais cometidos por pessoas que são vítimas de juros abusivos é não avaliar o contrato completo antes de assiná-lo. Isso ocorre porque na maioria das situações os contratos são grandes e possuem termos que dificultam a compreensão do consumidor.

Entretanto, é fundamental avaliá-lo por completo e tirar todas as dúvidas com o representante da instituição. 

Isso vai evitar que você tenha qualquer tipo de complicação após a sua assinatura. 

De que forma a Mais Credit pode me ajudar?

A Mais Credit Consultoria é uma empresa especializada em revisão de contratos de financiamento de veículos. O seu objetivo é reduzir os juros abusivos que podem estar no seu contrato de financiamento, uma vez que o Brasil ainda é considerado campeão em juros abusivos. 

Hoje a Mais Credit já conseguiu recuperar mais de 10 milhões de reais em juros e, através dela, é possível obter até 70% de desconto na quitação do veículo e 30% de desconto no valor das parcelas.

Portanto, se você não sabe se é vítima de juros abusivos, aproveite para solicitar a revisão contratual entrando em contato com os representantes da empresa. O processo é gratuito!