Financiamento De Veículos

Financiamento De Veículos: Conheça As Práticas Mais Comuns Dos Bancos!

Posted on Postado em Financiamento de Veículos

Financiamento De Veículos: Conheça As Práticas Comuns Dos Bancos! O financiamento de veículo é uma maneira de ajudar pessoas que não tem dinheiro a investir em um automóvel. Apesar das suas vantagens, muitos bancos realizam práticas que prejudicam o consumidor, por isso você precisa conhecer as principais e ter alguns cuidados.

Ao longo desse artigo iremos explicar detalhadamente como funciona o financiamento, quais práticas são realizadas, mais algumas dicas para você evitá-las. Portanto, continue acompanhando para saber mais!

O Que é o Financiamento De Veículos e Como Ele Funciona?

O financiamento de veículo é um método de empréstimo no qual as instituições financeiras disponibilizam uma determinada quantia para o consumidor adquirir um bem. 

Para que as instituições tenham lucro com o empréstimo, é cobrado juros mensalmente sobre o valor total. As taxas de juros abusivos devem ser uma média de 1,2% ao mês ou 13% ao ano.

Além disso, a pessoa que estiver financiando poderá dar um valor de entrada que irá auxiliar na redução de juros e parcelas a serem pagas. Por isso, quanto maior a entrada melhor será na hora de negociar.

Por Que Preciso Ter Atenção Em Um Financiamento?

Embora o financiamento de veículo seja uma ótima alternativa para pessoas que não tem capital para investir, é preciso ter certos cuidados. O que acontece é que infelizmente muitas instituições acrescentam taxas e tarifas ABUSIVAS no contrato a fim de lucrarem mais. 

Além disso, existem outros tipos de práticas proibidas que acabam prejudicando o consumidor.

Hoje, o Brasil está entre os principais países que mais cobram juros abusivos, por isso os cuidados precisam ser ainda maiores. Tenha atenção com o contrato e com os valores que estão sendo cobrados na hora de financiar.

Financiamento De Veículos Quais São As Práticas Mais Cometidas Pelos Bancos?

Atualmente, existem diferentes práticas que os bancos podem cometer para aumentar o seu lucro. No entanto, algumas delas infelizmente ainda são comuns e são exatamente as que você precisam de mais atenção.

Abaixo separamos quais são as principais taxas.

  1. Juros abusivo

A primeira e a mais comum é o famoso juros abusivo que refere-se a qualquer cobrança muito acima da média. Através do site do Banco Central, você consegue conferir as taxas médias de juros abusivo que as instituições estão cobrando. 

Com isso, você pode visualizar essas taxas e comparar com o banco que você pretende negociar para analisar se está dentro da média.

Venda casada

A venda casada é outra prática abusiva que também ocorre não só no financiamento de veículo, mas em outras situações como cartão de crédito.

Ela ocorre quando uma instituição financeira cobra o valor de um serviço a mais que não foi solicitado, como um seguro, por exemplo.

Dessa forma, o consumidor paga por um valor acima do negociado, no qual ele não solicitou.

Comissão de Permanência

Existem diferentes taxas que são abusivas e continuam sendo aplicadas pelos bancos, a comissão de permanência é um exemplo. 

Ela trata-se de um valor a ser pago caso o consumidor descumpra alguma obrigação, porém ela não é mais permitida.

Cobrança de TAC e TEC: 

TAC e TEC são as siglas de Taxa de Abertura de Crédito e Taxa de Emissão de Carnê. Como o próprio nome já diz é um valor cobrado para a emissão do carnê ou abertura do crédito, mas de acordo com o Superior Tribunal de Justiça elas foram proibidas. Portanto, caso estiverem no contrato você pode solicitar que retirem.

Capitalização

A capitalização é o ato de aplicar juros sobre juros ou seja, mensalmente o valor do contrato aumenta. Essa prática também é proibida no Brasil, por isso você deve ser manter atento a isso.

Serviços prestados por terceiros

Por fim, há também as taxas de serviços prestados por terceiros. Isso ocorre quando a instituição contrata um serviço a parte para realizar algo e inclui esse valor no contrato do cliente. Porém essa taxa também é abusiva. 

O Que Posso Fazer Para Evitar Ser Vítima Em Um Financiamento De Veículos?

 

Agora que você conferiu as principais práticas das instituições financeiras é hora de buscar formas de evitar ser vítima de financiamento de veículo. 

Pesquise Sobre a Instituição

A primeira dica para evitar essa situação é pesquisar sobre a instituição financeira. Esse passo é muito importante pois assim você conhece mais o histórico dela evita as que não possuem boas práticas.

Veja a Opinião De Outros Clientes

Outra excelente forma de avaliar a qualidade de uma instituição é verificando as avaliações de outras pessoas. O Reclame Aqui é um site no qual possui diversos feedbacks e é uma alternativa para você avaliar.

Porém não se prenda apenas para esse meio, pois ele é um canal exclusivo para pontos negativos. A nossa dica é que você avalie também os comentários nas redes sociais.

Conheça o mercado de financiamento

Para finalizar, a última dica é conhecer o mercado. Pesquise sobre as taxas médias de juros, entenda quais são indevidas e sobre os seus direitos como consumidor. Assim, você estará preparado para qualquer atividade incomum que o banco realizar. 

De Que Forma a Mais Credit Pode Me Ajudar Em Um Financiamento De Veículo?

A Mais Credit Consultoria é uma empresa especializada em revisão de contrato de financiamento de veículo. O seu objetivo é reduzir o juros abusivos que podem estar no seu contrato de financiamento, uma vez que, o Brasil ainda é considerado campeão em juros abusivos. 

Hoje, a Mais Credit já conseguiu recuperar mais de 10 milhões de reais em juros e, através dela, é possível obter até 70% de desconto na quitação do veículo e 30% de desconto no valor das parcelas.

Portanto, se você não sabe se é vítima de juros abusivos, aproveite para solicitar a revisão contratual entrando em contato com os representantes da empresa. O processo é gratuito!