Financiamento 2020

Financiamento De Veículo: O Que Pode Ser Cobrado Em Um Financiamento De Veículo?

Posted on Postado em Financiamento de Veículos

Financiamento De Veículo: O Que Pode Ser Cobrado Em Um Financiamento De Veículo? Financiar um veículo é uma maneira simples para você adquirir o seu carro dos sonhos, mas antes de fazer isso você precisa ter alguns cuidados. Neste artigo vamos mostrar para você quais taxas podem ser cobradas em um financiamento e como isso realmente funciona. Vamos ver?

O Que é e Como Funciona Um Financiamento De Veículo?

 

O financiamento de veículo é um empréstimo que uma instituição financeira faz para uma determinada pessoa adquirir um veículo. 

A aquisição de determinados bens nem sempre é acessível para todos, principalmente aqueles de alto custo como imóveis e veículos. Por isso, o financiamento funciona como uma maneira facilitadora para pessoas que não tem dinheiro para investir.

Para que a instituição possa lucrar e ter mais segurança, no contrato de empréstimo ela inclui algumas taxas e juros pelo empréstimo do dinheiro. 

No entanto, o financiamento existe para facilitar e não para dificultar a situação para o consumidor. Por esse motivo, não é qualquer porcentagem de juros que a instituição pode cobrar, existe um limite e taxas que são permitidas diante a lei. 

É nessa parte que os consumidores precisam estar atentos para não caírem em golpes de juro abusivo. Pois infelizmente nem todas as instituições respeitam as regras de taxas e juros e podem cobrar por um valor acima do que é permitido.

Quais Taxas Podem Ser Cobradas No Financiamento?

 

Conforme citamos, nem todas as taxas são permitidas por lei, desse modo é importante estar ciente de quais podem ser cobradas para evitar prejuízos. 

Então para que você possa entender melhor, separamos as principais taxas abusivas que podem aparecer no contrato de financiamento.

  • TEC Tarifa de Emissão de Carnê;
  • Taxa de avaliação do bem;
  • TAC Tarifa de Abertura de Crédito;
  • TLA Tarifa de Liquidação Antecipada;
  • Taxa de serviços de terceiros;
  • Taxa de registro do contrato;
  • TEB Tarifa de Emissão de Boleto;
  • TEC Tarifa de Emissão de Carnê;
  • Taxa de avaliação do bem;
  • Tarifa de análise de crédito.

 

Lembrando que essas taxas foram proibidas a partir de 2008 pelo Banco Central, mas uma tática utilizada pelos bancos é alterar o nome, mantendo a mesma finalidade das tarifas.

Quais Cuidados Preciso Ter Ao Financiar Um Veículo?

 

Financiar um veículo não deixou de ser uma boa alternativa para adquirir um imóvel, mas para isso você precisa ter alguns cuidados para realizar uma negociação justa.

 

  • O primeiro passo é conhecer os seus direitos como consumidor. No Código de Direito do Consumidor há várias leis que falam sobre o juros abusivo e revisão de contrato. 
  • O segundo passo é estar atento ao mercado de financiamento. Analise quais são as taxas médias de juros para que caso você veja algo muito diferente disso, possa pesquisar com mais calma à fundo. 
  • Outra sugestão é buscar o histórico da instituição financeira que você vai avaliar. Hoje, existem diferentes canais que permitem que você realize essa avaliação e evite ser enganado. 

 

Caso você já tenha financiado, entre em contato com uma consultora especializada em financiamento de veículo para ajudar você.

Como a Mais Credit Pode Me Ajudar No Financiamento?

 

Com as informações que trouxemos deu para perceber o quanto o financiamento de veículo precisa de atenção e a Mais Credit também pode ajudar você nesse passo.

A Mais Credit Consultoria é uma empresa especializada em revisão de contrato de financiamento de veículo. O seu objetivo é reduzir o juros abusivos que podem estar no seu contrato de financiamento, uma vez que, o Brasil ainda é considerado campeão em juros abusivos. 

Hoje, a Mais Credit já conseguiu recuperar mais de 10 milhões de reais em juros e, através dela, é possível obter até 70% de desconto na quitação do veículo e 30% de desconto no valor das parcelas.

Portanto, se você não sabe se é vítima de juros abusivos, aproveite para solicitar a revisão contratual entrando em contato com os representantes da empresa. O processo é gratuito!