Financiamento De Veículo

Financiamento De Veículo: Entenda e Fique Por Dentro do Mundo De Financiamento de veículos!

Posted on Postado em Financiamento de Veículos

Financiamento De Veículo: Será que eu posso fazer um sem pagar juros? E se meu nome estiver no SPC, ainda assim posso fazer o financiamento? Entenda e fique por dentro do mundo de financiamento de veículos a partir de agora!

São muitas perguntas a serem feitas, afinal, regras são impostas aos consumidores no momento de fechar um contrato para financiar um veículo diretamente com a instituição financeira.

Na sequência você aprenderá mais sobre o financiamento de veículos, podendo ficar por dentro desse mundo que guarda muitas armadilhas, mas também traz benefícios!

Como é o Funcionamento de um Financiamento de Veículo?

Quando você financia um carro, por exemplo, então significa que o preço total desse veículo será dividido em algumas prestações. Nesse valor estarão os juros, muita das vezes taxas administrativas, e a quantia referente a compra do carro.

Geralmente no funcionamento de um financiamento de veículo é preciso você dar um valor de entrada. Esse é feito em espécie e à vista. Em relação às taxas cobradas nas parcelas do financiamento, é imprescindível que você tenha bastante atenção para não cair nas ciladas do banco. Acontece muitas vezes de a instituição cobrar juros altíssimos e taxas administrativas que são proibidas pelo Banco Central.

Qualquer Pessoa Pode Financiar um Veículo?

Qualquer pessoa pode solicitar o financiamento de um veículo, porém nem todas vão ser contempladas com o crédito. A verdade é que a instituição financeira fará uma análise para verificar a sua relação com o mercado financeiro.

Isso visa descobrir se você possui condições suficientes para quitar o financiamento, além do que saber qual o valor que é possível que você pague mensalmente. Caso esteja querendo adquirir um carro com financiamento, então indico que faça uma simulação diretamente no site do banco que pretende fechar o acordo.

Posso Financiar se Estiver Com Nome Negativado?

Uma das grandes perguntas é se a negativação influencia na concessão de um financiamento. Entenda que o nome sujo impede que você se relacione bem com o mercado financeiro. Isso significa que caso precise financiar o veículo então será necessário fazer a limpeza de seu CPF.

Aqui no blog já escrevi bastante sobre os temas relativos a score e a como limpar o nome e CPF. Vale muito a pena você clicar nesse link e ler as postagens que preparei para você!

Posso Financiar um Veículo e Não Pagar Juros?

Infelizmente isso não é possível. A lei nacional permite que sejam cobrados juros nas transações financeiras. E os bancos vão muito além disso: Essas instituições cobram também juros abusivos.

Então, fique ligado para não cair em uma armadilha quando uma instituição financeira disser que não existem juros na negociação. Pode procurar que você vai encontrar alguma cobrança extra, que fará a compensação desses juros.

As instituições financeiras estão no mercado financeiro há muito tempo, então elas se tornaram expert em negociações nesse ramo. Isso significa que elas possuem conhecimento e ferramentas suficientes para ludibriar qualquer cliente.

Posso Financiar o Veículo e Não Dar Uma Entrada?

A maioria dos bancos querem que você dê uma entrada antes de financiar, mas existem algumas opções que não irão fazer esta exigência. Exemplo é o Banco do Brasil, em alguns casos ele pode te conceder um financiamento de 100% do valor do veículo.

Embora aparentemente isso seja excelente, você precisa analisar a situação, pois optar pelo próprio Banco do Brasil poderá não ser a melhor opção para financiamento. O que acontece é que muitas vezes as parcelas ficarão tão mais caras que melhor seria se você pudesse dar uma entrada.

Qual a Melhor Instituição Para Financiar um Carro?

Se você for procurar no mercado financeiro irá encontrar os tradicionais bancos, as montadoras que possuem a sua própria instituição financeira, ainda também as financeiras que concedem crédito.

De todas elas, qual poderia ser a melhor? Entendo que os bancos privados têm maior flexibilidade nessas transações. Além disso, caso seja um cliente, então poderá barganhar diretamente com o gerente.

De qualquer forma, o que vale muito é a análise das taxas de juros e do custo total do financiamento. Assim, minha sugestão é que você faça simulações em todos os três tipos de instituições financeiras.

Você vai ver que de uma instituição para outra as taxas vão variar bastante, sendo que umas vão se destacar da outra com melhores condições de pagamento.

Além do Gasto do Financiamento, Existem Outros?

Infelizmente em sua prestação de financiamento virá muitas outras cobranças, além do valor normal do financiamento. A verdade é que os bancos cobram juros com taxas acima da média do mercado, e ainda embutem em suas cláusulas a cobrança de taxas administrativas.

Por exemplo, é muito provável que a instituição cobre de você uma taxa para análise de crédito, e outra taxa para emissão de boleto. Nesse caso, vale muito chamar a sua atenção para o seguinte:

É totalmente abusivo que as instituições apliquem taxas administrativas em seu contrato de financiamento. Assim, se estiver sendo cobrado, então você é uma vítima de cláusulas onerosas e poderá recorrer.

Também devo destacar que além desses custos, existem outros relativos especificamente ao carro, que não envolvem o banco financiador. Lembre-se, que você irá pagar o licenciamento, o DPVAT, o IPVA, o combustível e as revisões periódicas.

Devo Apresentar Algum Documento Para Financiar um Carro?

Certamente que sim! Quando você vai fechar um contrato financeiro, então precisa apresentar os principais documentos, sendo eles: o CPF, o RG, e o comprovante de renda e de moradia.

De qualquer forma vale ressaltar que outros documentos poderão ser exigidos ao longo da análise de crédito. A verdade é que as instituições trabalham um pouco diferente nesse sentido, e uma outra poderá pedir documentos diferentes.

É sempre bom antes de fechar o contrato verificar com a instituição quais os documentos necessários, já para no dia da assinatura do contrato está com todos eles em mãos.

 

Existem Juros Abusivos no Pagamento de Financiamento?

Sim, infelizmente, existe! As instituições que concedem o crédito são expertas demais e cobram desonestamente de seus clientes taxas de juros que estão acima da média do mercado. Quando isso ocorre então está havendo a cobrança indevida de juros abusivos. Esses juros encarecem o seu financiamento e até mesmo impedem que você mantenha em dia as parcelas.

E ao atrasar o pagamento das prestações você se tornará inadimplente, e o banco poderá dar busca e apreensão de veículo, e negativar o seu nome.

Existe Algo a Fazer Para Retirada Dos Juros?

Sim, felizmente, existe! Saiba que é seu direito recorrer na justiça ou utilizando as vias administrativas para fazer a retirada dos juros abusivos cobrados por essas instituições.

Quando você age dessa forma também está se livrando de perder o veículo na busca e apreensão, como também irá impedir que o banco negative o seu nome junto aos órgãos de proteção ao crédito.

Para fazer a retirada dos juros é preciso analisar o seu contrato de modo a encontrar as cláusulas abusivas. Essa análise é feita apenas por um profissional habilitado, ou uma empresa especializada em análises de contratos de financiamentos.

A Mais Credita Consultoria pode analisar gratuitamente o seu contrato de financiamento em busca dessas cláusulas de juros abusivos. Solicite agora mesmo uma análise gratuita do seu contrato. Faça isso utilizando o WhatsApp através do número 11 96882-7012.

Se você tiver duvidas, por favor deixe-as nos comentários, vamos te ajudar da melhor forma possível! A Mais Credit Consultoria é uma empresa séria que já ajudou centenas de pessoas! Sempre buscamos a melhor negociação dentro de cada situação!