Financiamento de Veículo

Financiamento de Veículos: Aprenda a Como Ter Uma Economia!

Posted on Postado em Financiamento de Veículos

Com a necessidade de adquirir um carro justamente no período em que o Brasil está tomado por uma crise financeira, é totalmente inteligente que você aprenda a como ter uma economia no seu financiamento de veículo.

Esse artigo foi criado para te ajudar a economizar no momento em que fechar um contrato com o banco para financiar seu veículo próprio. Dessa forma, vou fazer uma mensagem explicativa com dicas importantes e extremamente úteis!

Tenho certeza que todas as informações contidas neste artigo serão de grande relevância para você. Caso ficar alguma dúvida ao final desta postagem, então você poderá entrar em contato e teremos o maior prazer em te ajudar!

 

Os Juros e a Inflação no Brasil

Afinal, como ter uma economia no financiamento de veículo se o país está passando por uma tremenda crise financeira? Os juros são altos e a inflação não fica para trás, tudo isso é capaz de encarecer qualquer produto que a gente comprar.

Porém, a boa notícia é que a taxa SELIC vem sendo reduzida nos últimos anos, graças a boa vontade do Banco Central de intervir positivamente. Mas, por outro lado, o que a gente vê são os bancos continuando a cobrar taxas absurdas.

Segundo a Febraban, que é a Federação Brasileira de Bancos, embora as instituições financeiras utilizem a taxa SELIC, mas na hora de fechar um contrato de financiamento com o cliente, a instituição vai levar em consideração muitas outras questões.

Como por exemplo, o banco vai jogar em cima do contrato o grau de risco que determinada pessoa possui, ou seja, será analisada a possibilidade daquela pessoa que está contratando o financiamento se tornar inadimplente no futuro, e trazer prejuízo para o banco.

Porém, nada do que a Febraban e os bancos falam sobre esse assunto tem algum sentido, pois é totalmente abusivo cobrar taxas abusivas nos contratos assinados com seus clientes.

 

Como Economizar no Financiamento de Veículo

E então, mesmo com essas notícias que não são tão boas pois dificultam adquirir o bem tão desejado, que é o carro próprio, ainda assim é possível economizar no financiamento de veículo? A minha resposta certeira e direta é que existe sim a grande possibilidade de você ter economias antes e depois de financiar um veículo com qualquer instituição financeira.

Fique atento nas dicas que eu vou te passar a partir de agora, e você verá que todas elas são fáceis de serem aplicadas, e você vai economizar muito ao aplicar cada uma!

 

Conheça Cada Uma Das Modalidades de Financiamento

É importante você conhecer as modalidades de financiamento comumente utilizadas no Brasil. As principais são três: Crédito direto ao consumidor, Leasing e Consórcio.

A primeira modalidade é a mais utilizada. Tanto as instituições públicas como privadas que trabalham com crédito possibilitam ao cliente adquirir um valor para aquisição do veículo. Será preciso atender alguns requisitos estabelecidos por cada instituição.

A segunda forma, conhecida como leasing, é também chamada de arrendamento mercantil. Nesse caso, o bem ficará alienado a instituição e você ficará pagando as parcelas mensalmente, como se fosse um aluguel.

No último caso, o consórcio, certamente é a forma mais barata de adquirir um veículo, mas também poderá ser tomada como a mais demorada para ter o bem em mãos. Isso acontece porque são feitos os sorteios mensais, e o sorteado é quem levará o bem para casa.

 

Economize Pesquisando

Outra excelente forma para você ter uma economia no seu financiamento de veículo é utilizando o seu tempo para fazer pesquisas.

Nesse caso, fazer as pesquisas significa analisar detalhadamente as promoções que geralmente as instituições financeiras expõem. Quero dizer que você deve ler aquelas letras miúdas que ficam na parte inferior dos folders promocionais.

É preciso você ir além e consultar a planilha CET, pois é ela que mostra para você o valor do IOF, as taxas administrativas cobradas, o valor do seguro, e taxas comumente cobradas de serviços de terceiros.

 

Verifique As Taxas Das Cooperativas De Crédito

As cooperativas de crédito também são instituições financeiras que trabalham semelhantemente aos bancos. O que difere uma instituição da outra, é que as primeiras não buscam lucro, logo seus produtos financeiros poderão ser mais baratos.

Outro detalhe que pesa positivamente é que quando você contrata um produto de uma cooperativa, então estará se tornando um dos donos, isso porque você irá se associar a instituição financeira.

O resultado disso é que quando você faz a verificação das taxas cobradas nas cooperativas de crédito, então aumentará grandemente a chance de encontrar taxas muito mais vantajosas que as estabelecidas pelos bancos.

 

Compre o Veículo Que Cabe Em Seu Orçamento

Eu sei que a grande parte dos brasileiros procura financiar também por um período o mais longo possível, e que as parcelas fiquem mais baixas ainda. Porém, você deve considerar que quanto mais demorado for para quitar o financiamento, então maior será o custo desse bem.

A melhor medida nesse sentido é você saber quanto ganha e quanto gasta mensalmente. Assim, poderá fazer um planejamento para financiar um veículo com parcelas que cabem em seu bolso.

 

Considere os Custos Extra Financiamento

Financiar um veículo não significa apenas pagar as prestações de financiamento, mas também quer dizer que você deverá ter mais dinheiro para pagar os custos extras. E quais custos são esses? Saiba que todos os anos você terá que pagar uma taxa para renovar o licenciamento do veículo. E junto com isto será necessário pagar o IPVA e o DPVAT.

Mas não é somente isso: A cada quilometragem rodada ou a cada período utilizado, você deverá parar o veículo para fazer uma revisão, e isso vai consumir mais dinheiro. A ideia é que você considere os custos extras somando esses ao custo total do financiamento do veículo. Dessa forma, conseguirá economizar ao financiar.

 

Faça Uma Revisão de Juros

Você já ouviu falar na revisão de juros? Aliás, você sabia que os bancos cobram juros muitos altos no financiamento de veículo? Pois é, se você quer mesmo economizar ao financiar, então deverá fazer a revisão de juros.

No mercado existem empresas especializadas em análise de contratos de financiamento de veículos. Os serviços que essas empresas prestam são essenciais para você que quer ter uma economia no financiamento.

E sabe por quê? Simplesmente porque ao analisar um contrato será possível fazer a revisão dos juros cobrados acima da média estabelecida para o mercado brasileiro.

E com isso você irá economizar grandemente, um percentual que pode chegar até considerável valor das suas prestações.

 

Resumindo

Neste artigo você aprendeu a como ter uma economia no seu financiamento de veículo. Basta algumas atitudes simples, rápidas e fáceis de serem aplicadas e você sentirá no bolso o resultado positivo de cada uma delas.

Ficou alguma dúvida? Por favor, fale com a gente, estamos disponíveis para dar os devidos esclarecimentos e explicar as melhores formas para você economizar no financiamento e como você poderá reduzir os juros de seu contrato.

Não esqueça de nos seguir pelas redes sociais. Toda semana postamos conteúdo relevante e dicas essenciais para te manter cada dia mais informado! A Mais Credit é uma empresa que preza muito pela educação, é por esse motivo que fazemos esses conteúdos diários, para deixar vocês bem informados!