Entenda os direitos do consumidor na Alienação Fiduciária!

Posted on Postado em Sem categoria

Entenda os direitos do consumidor na Alienação Fiduciária! Provavelmente, você que tem um financiamento, já ouviu falar em alienação fiduciária. Bom, esse assunto causa muitas dúvidas entre as pessoas, mesmo que não seja muito complicado de entender.

Quando se trata de direitos do consumidor, é preciso ficar ainda mais atento a qualquer assunto que esteja sendo discutido. Afinal, ninguém quer ser passado para trás, não é mesmo? É por esse motivo que nossa equipe achou interessante escrever um artigo sobre este assunto.

Na verdade, o tema desse texto irá te fazer entender os seus direitos como consumidor diante de uma alienação fiduciária. Mas para isso, inicialmente precisamos te explicar o que esse termo significa e os cuidados que você precisa ter ao fazê-lo.

Então falaremos sobre os direitos do consumidor e também daremos algumas dicas para não perder o seu veículo por causa da alienação fiduciária. Esse assunto vai te render bastante conhecimento, viu?

Portanto, se quiser aprender um pouco mais sobre esse tema, é só continuar a leitura do texto conosco. Pronto? Então vamos lá!

Entenda os direitos do consumidor na Alienação Fiduciária

O que é alienação fiduciária?

É comum que a instituição financeira que cede os créditos para que alguma pessoa faça um financiamento, peça garantias de pagamento. Ou seja, que aquele dinheiro “emprestado” seja devolvido a ela.

Uma das formas mais comuns, é colocando o próprio bem, nesse caso o veículo, como garantia de pagamento. Esse ato, de dar o automóvel como garantia, é conhecido nos dias de hoje como alienação fiduciária.

No Brasil, esse tipo de transação é muito comum entre as instituições financeiras e a pessoa que adquire o financiamento. Para acontecer, precisa do aval de ambas as partes, é claro. Não se preocupe, esse é um procedimento que está sim previsto por lei.

Bom, se em algum momento a instituição financeira ou banco perceber que as parcelas não estão sendo pagas de forma correta, ela tem o direito de solicitar a busca e apreensão do seu veículo. Ou seja, você pode ficar sem ele caso não pague o que deve.

Somente depois que toda a dívida é quitada, é que o bem se torna desalienado.

Cuidados em uma alienação fiduciária

Na hora de fazer um financiamento com uma alienação fiduciária, é preciso ter alguns cuidados. Um deles é ficar atento com a cobrança de juros abusivos e outras taxas não permitidas.

Por isso, antes de fechar qualquer contrato pesquise e conheça a empresa. Além disso, você precisa saber quais são os seus direitos como consumidor. É o que iremos falar no próximo tópico.

Os direitos do consumidor

Uma das principais dúvidas entre as pessoas quando se trata desse assunto, diz respeito a entender seus direitos como consumidor. Bem, existem alguns artigos no Código de Defesa do Consumidor que falam sobre isso. Portanto, pesquise e saiba melhor quais são eles.

De forma geral, existem alguns direitos importantes que é extremamente necessário que você tenha conhecimento. Por isso iremos falar sobre alguns deles aqui. Abaixo você confere alguns dos principais direitos do consumidor sobre a alienação fiduciária.

Confira:

  • O veículo só pode ser apreendido diante de um aviso prévio;
  • Antes de ser contratado, todas e quaisquer instituições financeiras precisam detalhar a você todas as informações sobre esse serviço;
  • Seu nome deve ser retirado da inadimplência em um prazo de até 5 dias úteis após a purgação da mora;
  • Não é obrigação sua aceitar a venda casada;
  • Você tem o direito de solicitar a análise contratual do financiamento;
  • Serviços terceiros, taxa de abertura de conta, taxas administrativas, emissão de boleto ou carnê são cobranças proibidas.

Não perca seu carro por causa da alienação fiduciária

Agora que você já sabe quais são os seus direitos diante da alienação fiduciária, é hora de cuidar do seu veículo para não perdê-lo em busca e apreensão. Para isso, você precisa ficar de olho em algumas questões do seu financiamento.

Recomendamos que você sempre pague as parcelas em dias. Não atrase o pagamento, mesmo que as parcelas estejam em um valor alto. Em relação a isso, vá atrás para descobrir o porquê as cobranças estão tão caras.

Um dos principais motivos é por causa dos juros abusivos. Por isso, fique de olho neles. Descubra em que cláusula do seu contrato de financiamento estão sendo cobrados juros ou quaisquer outras taxas abusivas.

Se for necessário, faça uma análise contratual com a equipe da Mais Credit para encontrar os juros abusivos em seu contrato. Esteja atento a tudo e não permita perder o seu veículo por causa da alienação fiduciária.

Quem é a Mais Credit Consultoria

É muito comum que algumas instituições financeiras cobram juros abusivos nos contratos, o que resulta em parcelas altíssimas. A Mais Credit existe para te ajudar nesses casos. A Mais Credit é uma empresa especialista em encontrar juros abusivos do seu financiamento. Nós te ajudamos a resolver essa situação sem precisar de muita burocracia. 

Se você tem um veículo financiado, é essencial que você faça a análise contratual dele, pois infelizmente o Brasil é um dos países que mais cobram taxas de juros abusivas do mundo.

Ao passar pelo processo de análise do contrato do seu financiamento, podemos te orientar e oferecer o melhor caminho para seguir e sair de uma vez por todas das dívidas. Esse processo é gratuito, basta entrar em contato conosco através do nosso Whatsapp (11) 96882-7012 ou até mesmo pela nossa central de atendimento 0800-580-0910.

Além disso, contamos com diversos conteúdos sobre esse e outros assuntos em nosso site. Uma vez que a Mais Credit se preocupa com o conhecimento de todos, você pode encontrar informações de fácil acesso e de forma didática em nosso Instagram e no nosso Facebook.

Em nosso canal do Youtube você consegue conhecer histórias dos nossos maiores cases de sucesso, além de outros assuntos muito relevantes sobre o nicho de financiamento de veículos.

Em nosso site, também temos um espaço dedicado aos cases de sucesso da empresa em que você pode ter acesso ao depoimento de cada um que ajudamos. Para ter acesso a essas histórias, basta clicar aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *