Entenda Como a Alienação Fiduciária Funciona

Entenda Como a Alienação Fiduciária Funciona!

Posted on Postado em Alienação Fiduciária

Adquirir um imóvel ou um veículo não é um passo fácil, já que estamos falando de um gasto grande, que nem sempre é possível para algumas pessoas. Diante dessa situação, a alienação fiduciária se torna uma opção para ajudar inúmeras pessoas.

Apesar das suas vantagens ela também tem alguns pontos negativos, por isso é tão importante entender com detalhes como isso funciona na prática.

Sendo assim, neste artigo iremos explicar o que é a alienação fiduciária e como ela funciona para que você não invista nessa opção sem conhecimento. Vamos lá?

O Que é Alienação Fiduciária?

Comprar o primeiro carro tem um preço e está longe de ser barato. Pessoas de baixa renda muita das vezes não conseguem comprar à vista e com isso, precisam financiar. Por esse motivo, algumas instituições financeiras solicitam um bem como garantia, para se caso o devedor não pague, a instituição não saia prejudicada.

Geralmente, o próprio veículo é utilizado como o bem de garantia ou o imóvel que está sendo comprado, esse tipo de situação é o que chamamos de alienação fiduciária.

Essa forma de negociação existe há décadas e foi utilizada em diferentes culturas. Na Roma Antiga essa opção já era comum, e a Lei das XII Tábuas dizia que o não pagamento da dívida poderia levar a execução do devedor.

Por outro lado, no Direito Germânico as regras eram diferentes e a alienação fiduciária também era uma opção. Para a negociação a propriedade negociada não seria mais do devedor, pois precisaria ser transferida para a instituição negociada. O bem só seria devolvido após o pagamento da dívida.

No Brasil, essa opção demorou para tornar-se possível e só chegou na década de 60 quando foi estabelecido o direito do uso disso como um bem. Na década de 90 a lei mudou, e passou a ser determinado a busca e apreensão conforme conhecemos hoje.

Apesar de ter suas vantagens é importante ter alguns cuidados no momento de fazer a alienação, pois mesmo com o bem como garantia, muitos instituições cobram juros abusivos. Com isso, pode ocorrer de você não conseguir pagar as suas parcelas e perder o seu veículo.

Como Ela Funciona?

Conforme explicado no tópico anterior, a alienação fiduciária funciona como uma garantia para a compra de um primeiro automóvel. Então, na prática você vai até a instituição, oferece um valor de entrada e pede uma quantia emprestada para pagar o automóvel à vista, que depois o valor será pago para um banco depois de um tempo.

Caso você não consiga pagar as parcelas, a instituição financeira poderá pegar o imóvel ou automóvel de você e leiloar, ficando com o valor da venda. Esse valor será utilizado para pagar a dívida.

 

Quais São As Vantagens e As Desvantagens Da Alienação?

Se você está em dúvida se deve ou não investir na alienação fiduciária, o primeiro passo é conhecer as vantagens e desvantagens da opção. Fazendo esse processo fica muito mais fácil de avaliar qual alternativa é melhor para o que você precisa e se as desvantagens são muito prejudiciais.

Então, para te ajudar, separamos a seguir as vantagens e desvantagens da alienação.

Vantagens

A alienação fiduciária traz como a sua principal vantagem a possibilidade de conseguir o primeiro veículo. Infelizmente, o Brasil é um país extremamente desigual e esse motivo acaba impossibilitando que muitas pessoas não consigam comprar o seu primeiro carro.

Sendo assim, a alienação fiduciária deixa essa possibilidade possível e ajuda muitas pessoas a realizar o seu sonho.

Além disso, quando você utiliza um bem como garantia, as opções de juros tendem a ser menores e você consegue fazer uma negociação melhor.

Desvantagens

Do outro lado, a alienação fiduciária também tem as suas desvantagens. Realizar essa negociação coloca em risco a possibilidade de perder um bem, principalmente porque algumas instituições cobram taxas abusivas que levam a essa perda.

Quais Informações Preciso Saber Antes De Realizar Uma Alienação?

Antes de você fazer uma alienação fiduciária é preciso estar ciente sobre algumas informações sobre ela.

Primeiramente, se você assinar um contrato utilizando o seu bem como garantia, precisa estar totalmente ciente que poderá perdê-lo. Por lei, a partir do primeiro atraso da parcela de financiamento, a instituição financeira poderá solicitar a busca e apreensão desse bem.

Porém, geralmente isso não funciona dessa forma. Os bancos só solicitam a busca após três meses de atraso, uma vez que entendem que esse conflito pode ocorrer e traz alternativas para ajudar o consumidor.

Além disso, você precisa estar totalmente ciente das taxas de juros, para evitar que a instituição financeira abuse de você e cobre valores acima do permitido.

Para isso, leia atentamente as taxas de juros no seu contrato. Se tiver dúvidas, poderá entrar em contato com a nossa equipe ou verificar quais são taxas abusivas que estão disponíveis em outros artigos no nosso blog.

Como a Mais Credit Pode Me Ajudar a Evitar Taxas Abusivas?

A Mais Credit Consultoria é uma empresa especializada em revisão de contrato de financiamento de veículo. O seu objetivo é reduzir o juros abusivos que podem estar no seu contrato de financiamento, uma vez que, o Brasil ainda é considerado campeão em juros abusivos.

Esse processo é feito através de um revisão contratual, no qual a sua equipe analisa todas as taxas presentes no contrato a fim de identificar aquelas que podem ser prejudiciais.

Hoje, a Mais Credit já conseguiu recuperar mais de 10 milhões de reais em juros e, através dela, é possível obter até 70% de desconto na quitação do veículo e 30% de desconto no valor das parcelas.

Além disso, ela já conseguiu ajudar a recuperar até veículo de pessoas que tiveram o veículo apreendido e ainda com descontos na parcela.

Portanto, se você não sabe se é vítima de juros abusivos e já fez uma alienação fiduciária, aproveite para solicitar a revisão contratual entrando em contato com os representantes da empresa. O processo é totalmente gratuito. Ligue para: 0800 580 0910 ou entre em contato pelo Whatsapp:  (11) 96882-7012