diferenças entre SPC e SCPC

Entenda as diferenças entre SPC e SCPC

Posted on Postado em Nome Sujo

As diferenças entre SPC e SCPC, duas das maiores empresas prestadoras de serviço de proteção ao crédito no Brasil, não é facilmente identificada por todas as pessoas.

Talvez por causa da similaridade presente nos nomes e nos serviços de ambas empresas.

No entanto, o serviço prestado por elas tem sido fundamental para o bom andamento dos negócios no país há pelo menos 60 anos.

Neste post você compreenderá o que é Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) e suas dessemelhanças.

A origem do serviço de proteção ao crédito no Brasil

Em 1955, por influência da classe empresária, a Associação Comercial de São Paulo (ACSP), que já existia desde 1894, foi a entidade designada para centralizar os dados do comércio lojista.

Após essa iniciativa, estava criada a primeira organização formal voltada à proteção do crédito do Brasil, o SPC.

Devido às limitações tecnológicas da época, consultas podiam demorar até três dias para ser feitas.

Os cadastros eram realizados manualmente em fichas de registro e armazenados em arquivos físicos.

Alguns anos depois, já na segunda metade da década de 1970, a informatização foi incorporada ao serviço de proteção ao crédito no país.

Esse avanço veio facilitar as pesquisas e, principalmente, viabilizar a concentração de dados em âmbito nacional, tal qual é hoje.

Os cadastros negativados

No passado e no presente, cadastros de pessoas jurídicas e físicas são negativados à medida que ocorre o não pagamento de títulos emitidos legalmente por empresas.

Esgotadas as possibilidades de negociação e constatada a inadimplência, o CNPJ ou o CPF do devedor é incluído em uma base de dados nacional de clientes negativados.

Tão logo o título vencido negociado é quitado, a empresa credora solicita ao serviço de proteção que os dados do devedor sejam retirados da base de clientes inadimplentes.

Uma vez fora dessa base de negativados, a pessoa física ou jurídica deixa de ter restrições para contrair novo crédito no mercado.

A decisão sobre a nova concessão de crédito, porém, fica a critério da empresa credora.

A realização de consultas

O SPC não disponibiliza consultas gratuitas. É necessário, portanto, que o solicitante seja cliente da empresa SPC Brasil, e assim disponha de um plano mensal de serviços.

A abrangência do plano determina a profundidade e o tipo da pesquisa que poderá ser realizada.

Já o SCPC disponibiliza consulta gratuita pela internet por meio do Cadastro de Pessoa Física (CPF).

No entanto, a abrangência da consulta gratuita se restringe ao banco de dados do SCPC, excluindo assim o banco de dados do SPC, SERASA e outras empresas.

Os planos pagos do SCPC, por sua vez, incluem pesquisas mais aprofundadas.

Outra possibilidade de consulta é ir pessoalmente à sede da Comissão de Dirigentes Lojistas (CDL) de cada cidade. Nesse local, é possível realizar consultas e emitir certificados.

As diferenças entre SPC e SCPC

Como falamos no início, as pessoas em geral não sabem muito bem identificar as diferenças entre SPC e SCPC. As principais são as seguintes:

Origem

O SPC completou 60 anos em 2015, ao passo que o SCPC tem apenas sete anos de existência.

Antes da criação do SCPC, todas as Federações das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDLs) e todas as Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDLs) no Brasil se concentravam em um mesmo lugar.

Então, após a criação do SCPC, mudanças ocorreram, um novo banco de dados foi criado e passou a ser administrado pela empresa Boa Vista Serviços.

Administração

Porque são duas empresas, SPC e SCPC têm administradoras diferentes, apesar de os serviços prestados serem bastante similares.

Como citado, o SCPC é gerido pela Boa Vista Serviços, que conta com a parceria de um grande fundo de investimentos.

O SPC, por sua vez, é administrado pela empresa SPC Brasil e possui o o maior banco de dados de informações de crédito da América Latina.

Popularidade

Quando se fala em consulta de crédito, o nome SPC é uma das primeiras lembranças que vêm à mente das pessoas.

Naturalmente, por conta do tempo de existência, o SPC é mais conhecido que o SCPC. As duas empresas, porém, processam milhões de pesquisas de crédito mensais.

Outra empresa também popular nesse segmento e que merece destaque é a SERASA Experian.

Os serviços prestados pelo SPC

Para que as diferenças entre SPC e SCPC fiquem mais acentuadas, confira abaixo os serviços prestados especificamente pelo SPC.

Análise de crédito

Sendo o mais tradicional dentre os serviços prestados, a análise de crédito de pessoas jurídicas e físicas permite que, no momento da tomada de crédito, o potencial de cada cliente seja avaliado segundo vários parâmetros.

Prospecção de clientes

O imenso banco de dados da empresa permite que seus clientes — pessoa jurídica — encontrem oportunidades de negócio junto a outras empresas do mercado.

Gestão de carteira

Nesse tipo de serviço, é avaliado o nível de exposição ao risco que as empresas se submetem quando decidem vender para determinados clientes — ou grupos de clientes — com histórico de inadimplência ativa na praça.

Cobrança e recuperação

Este serviço trata da negociação e recuperação de dívidas ativas de clientes inadimplentes.

Certificação digital

Em linhas gerais, trata-se de um documento eletrônico com validade jurídica que atesta a autenticidade de dados tanto de pessoas, como de empresas e sistemas virtuais.

Os serviços prestados pelo SCPC

Além de prestar os mesmos serviços que o SPC, o SCPC também se destaca na prestação de outros serviços, tais como:

Cadastro positivo

Serviço que visa classificar os clientes não apenas pela sua inadimplência — como comumente é feito —, mas também pela sua adimplência, isto é, pela sua pontualidade nos pagamentos.

Consulta de cheques

Este serviço diz respeito à verificação da autenticidade de cheques emitidos, avaliando, além dos dados do emissor, se o documento foi roubado, extraviado ou devolvido.

Consulta de veículo

Nesse caso, a fim de evitar fraudes, são avaliados dados sobre multas, débitos em geral, histórico de leilões, adulteração de chassi, ficha cadastral, alerta de furto e roubo, entre outros dados de veículos.

O banco de dados do SPC e do SCPC

O banco de dados é o coração da operação de consulta de crédito, afinal nele estão concentradas as informações dos principais agentes físicos e jurídicos que atuam no mercado.

Para tornar possível a divulgação das informações, é utilizada a Rede Nacional de Informações Comerciais (RENIC), criada na década de 1970, após o advento da informatização do setor comercial no país.

É por meio dessa rede que as informações de quem está contratando crédito no mercado são divulgadas tanto pelo SPC quanto pelo SCPC.

Desse modo, os credores ficam sabendo se seus clientes estão negativados, seja no banco de dados do SPC, SCPC ou cartório de protesto.

Esperamos que a diferença entre SPC e SCPC tenha ficado claro para você. Se quiser saber mais sobre este assunto, curta a nossa página no Facebook e acompanhe todas as nossas atualizações.