Detran Orienta Sobre Golpes Em Leilões Veiculares

Detran Orienta Sobre Golpes Em Leilões Veiculares! Fique Atento!

Posted on Postado em Dicas e Dúvidas

Detran Orienta Sobre Golpes Em Leilões Veiculares-Recentemente o Detran orientou as pessoas sobre golpes em leilões veiculares, devido o surgimento de uma página falsa de leilão. Infelizmente, os golpes na internet ainda são comuns, por isso é tão importante ficarmos atentos para evitar que isso ocorra.

Ao longo desse artigo iremos explicar o que ocorreu e como evitar golpes.

O Que São Leilões Veiculares?

Leilões veiculares são um espaço de vendas de carros por preços mais baratos que foram financiados e apreendidos por não ocorrer o pagamento. Eles também são leiloados em casos de sinistros, quando o veículo teve perda total ou passou por um acidente.

Quando uma pessoa faz uma alienação fiduciária, ela coloca como garantia um bem, geralmente o próprio carro que foi financiado. Com isso, caso o devedor não pague a dívida, a instituição financeira poderá solicitar a busca e apreensão desse bem, a fim de pagar a dívida.

Infelizmente, nem sempre que uma pessoa tem um veículo apreendido significa que essa pessoa realmente  não conseguiu realizar o pagamento. Muita das vezes isso ocorre porque o devedor foi vítima de juros abusivos e com isso não conseguiu pagar as parcelas.

O Leilão Do Detran é Falso?

O avanço da internet trouxe muitas oportunidades para a sociedade, mas também não para de crescer o número de golpes online. Recentemente, o Detran orientou as pessoas sobre os golpes em leilões veiculares, já que foram criados falsos sites do Detran, para venda de veículos.

Além disso, a Polícia Civil de Minas Gerais também notificou a população sobre isso, devido o surgimento do falso. A seguir, separamos o depoimento no site do Detran-MG:

“O Detran-MG não possui qualquer vínculo com o site www.detranmgleilão.com e já solicitou a retirada do endereço eletrônico do ar, assim como a investigação de quem está por trás do golpe. O órgão também ressalta que não realiza leilões virtuais. 

O site falso solicita dados pessoais do interessado, além de apresentar veículos de luxo com preços muito abaixo do praticado, o que pode atrair a atenção do possível comprador, levando a realizar depósito sem qualquer garantia.

Os veículos leiloados pelo Detran-MG são provenientes de apreensão ou remoção, não reclamados por seus proprietários no prazo de 60 dias, conforme artigo 328 do Código de Trânsito Brasileiro. Todos os pregões são organizados diretamente pelas comissões de leilão das Circunscrições Regionais de Trânsito da PCMG e têm edital publicado no site oficial www.detran.mg.gov.br, onde podem ser conferidos os dados dos lotes, pátios, dias, horários de visitação e as respectivas regras.”

Como Ocorre Golpes Falsos?

Os golpes online ocorrem quando publicam uma falsa promoção tão benéfica para o consumidor que torna ela irresistível. Geralmente, os golpes utilizam o nome de alguma empresa grande, para que o consumidor acredite que determinada promoção está sendo realizada por essa empresa.

A vontade de adquirir aquilo que está sendo oferecida é tão grande, que muitas vítimas preenchem o cadastro no site incorreto para ter acesso ao que está sendo prometido. Porém a partir do preenchimento deste cadastro, os golpistas passam a ter acesso a essas informações, podendo utilizar para clonagem de cartão de crédito ou outras situações. 

Como Evitar Golpes De Leilões?

Existem algumas dicas que ajudam a evitar os golpes de leilões. São detalhes que você deve observar a fim de verificar se a empresa que está oferecendo o leilão ou determinada promoção é realmente segura. Por isso, separamos a seguir algumas dicas.

Avalie o Conteúdo

O primeiro elemento que você deve verificar para descobrir se é ou não seguro é o conteúdo. Se você viu um anúncio nas redes sociais ou em um site, é importante que você avalie de forma crítica a fim de verificar se isso é verdadeiro ou não.

Muitos anúncios falsos podem ser identificados pela sua qualidade ou pela oferta que normalmente não seria oferecida.

Verifique a URL

A URL de um site é uma das melhores formas de avaliar se um site é ou não seguro. Sites falsos aparecem na URL que ele não é seguro, fazendo assim que você já  identifique que aquilo não é falso.

Além dessa alternativa, pode ocorrer também do nome da URL ser diferente. Isso porque já existe um domínio no site original e a empresa que aplicou o golpe precisou criar outro.

Procure Selo De Segurança No Site

Se você tem o costume de comprar online já deve ter percebido que no final do site de grandes organizações possui um selo de segurança. Os sites falsos não possuem esse certificado, sendo outro detalhe importante a ser analisado.

Análise Dados Bancários

Caso você tenha observado todas as alternativas acimas e deseja comprar nesse site, opte pelo boleto para avaliar os dados bancários. Os códigos de barras vão dizer para qual banco e instituição o dinheiro está sendo pago. Isso ajudará você a identificar se o site é ou não seguro.

Confira Se Já Não Existe Um Site Da Empresa Disponível

Por fim, a última dica é verificar se já não existe um site da empresa disponível. Por exemplo, se o leilão é em um site do Detran, verifique a URL e procure pelo mesmo site no Google para ver se já não existe um site do Detran.

Empresas que utilizam o nome de grandes instituições, passam a criar um site duplicado que você consegue identificar facilmente no Google.

 

Conheça a Mais Credit!

A Mais Credit Consultoria é uma empresa especializada em revisão de contrato de financiamento de veículo. O seu objetivo é reduzir o juros abusivos que podem estar no seu contrato de financiamento, uma vez que, o Brasil ainda é considerado campeão em juros abusivos. 

Hoje, a Mais Credit já conseguiu recuperar mais de 10 milhões de reais em juros e, através dela, é possível obter até 70% de desconto na quitação do veículo e 30% de desconto no valor das parcelas.

Portanto, se você não sabe se é vítima de juros abusivos, aproveite para solicitar a revisão contratual entrando em contato com os representantes da empresa. O processo é gratuito!