Como Identificar Juros Abusivos

Corrija Os Juros Abusivos e Evite a Busca e Apreensão!

Posted on Postado em Juros abusivos de financiamento

Corrija Os Juros Abusivos e Evite a Busca e Apreensão! Você tem notado que não tem conseguido pagar as parcelas do financiamento do seu veículo e por causa disso tem recebido diversas ligações da instituição financeira que você fez o empréstimo? Então é hora de ficar atento para evitar a busca e apreensão.

Esse é tema desse texto que preparamos para você. Iremos te mostrar como você pode corrigir os juros abusivos e evitar de ficar sem o seu tão amado veículo.

Quer entender melhor sobre o assunto? Então continue a leitura.

 

Corrija Os Juros Abusivos e Evite a Busca e Apreensão

Entenda Melhor o Que São Juros Abusivos

Quando um financiamento é feito, é normal que taxas de juros sejam cobradas pelas instituições em que você negociou. No entanto, existe uma porcentagem determinada.

Os juros abusivos são taxas acima da média permitida pelo Banco Central cobradas pela instituição financeira pelo seu financiamento.

O Banco Central que é responsável pela fixação da porcentagem dessa taxa. Esses valores são divulgados pela canal oficial deles e você pode conferir a qualquer momento que achar necessário.

No entanto, alguns bancos ou instituições financeiras colocam as taxas de juros acima do que é permitido pelo Banco Central. É nesse caso que ocorre os juros abusivos. Essa é uma prática muito comum no Brasil, no entanto completamente ilegal.

Como Identificar Juros Abusivos

Existem algumas formas de identificar os juros abusivos no contrato do seu financiamento. Um sinal de que há taxas abusivas no seu financiamento, é a dificuldade em pagar as parcelas nos dias corretos. Se você está atrasando as mensalidades do empréstimo e notando que os valores estão cada vez mais altos, desconfie.

Outra forma de também identificar os juros abusivos, é fazendo a análise contratual do seu financiamento. Sobre isso, explicaremos melhor no próximo tópico.

O Que Analise Contratual?

Uma análise contratual é a releitura do contrato de financiamento do seu veículo. O objetivo dessa leitura é encontrar em quais cláusulas estão os juros abusivos dos quais mencionamos acima.

Apesar de ser uma ação simples, precisa ser feita de maneira mais minuciosa possível. É necessário estar atento a todas as informações que estão contidas no contrato assinado.

Você Fez Alienação Fiduciária?

Agora é hora de entender, se você ainda não sabe, o que é uma alienação fiduciária. Ao final desse tópico você poderá saber se a fez ou não.

Na hora de assinar o contrato para fazer um financiamento para adquirir um veículo ou até mesmo um imóvel, a instituição que cedeu os créditos, precisa ter certeza de que você irá quitar a dívida adquirida. Ou seja, eles precisam de uma garantia de que o pagamento será realizado.

Nesse caso, o próprio veículo, por exemplo, pode ser colocado como garantia de pagamento. É essa situação que chamamos de alienação fiduciária. 

E se você tem dúvidas se essa é uma prática legal ou não, fique sabendo que sim, ela está prevista na lei. Esse tipo de transação é muito comum no Brasil. Para ser realizada é necessário que a pessoa que deseja financiar o veículo entre em contato com instituição financeira que cede o empréstimo.

Bom, agora você consegue entender melhor sobre alienação fiduciária. Com base nisso é possível se lembrar de ter incluído isso no seu financiamento.

Busca e Apreensão: O Que Isso Significa?

A busca e apreensão do veículo é a consequência para o ato de ter feito uma alienação fiduciária. No entanto, isso só ocorrerá em situações como atrasos nas parcelas.

Caso a instituição financeira perceba que você não está pagando as parcelas em dias e está com os pagamentos atrasados, ela poderá pedir a busca e apreensão do veículo. Isso quer dizer que você pode perder seu carro caso não pague o financiamento.

Em casos como esses, você perderá a posse do bem móvel de que antes era seu. Ele deverá ser entregue à instituição financeira responsável pelo seu empréstimo.

Como Evitar a Busca e Apreensão?

No entanto, existem maneiras de evitar a busca e apreensão do veículo. Tudo o que você precisa fazer, é unir todas essas informações que está nesse texto para agir diante da instituição financeira que você pegou o empréstimo.

O que isso quer dizer afinal?

Bom, você já sabe que os juros abusivos podem estar presentes no seu contrato de financiamento e que eles são ilegais. Além disso sabe a forma como identificá-lo. Tudo o que você precisa fazer então, é análise contratual do financiamento do seu veículo.

Dessa forma, será possível identificar se há juros abusivos ou não no seu financiamento. Essa é uma situação muito recorrente no Brasil. Nesses casos, a busca e apreensão deve ser recorrida. 

Mas você precisa provar que esses juros existem e para isso, recomendamos a ajuda de uma consultoria especializada nesses assuntos.

Conheça a Mais Credit Consultoria

Você até pode (e deve) fazer a leitura do contrato do seu financiamento, mas em todo caso é sempre melhor buscar por ajuda de profissionais capacitados e que são especialistas do assunto. Existem muitas empresas que fazem este serviço.

Nós somos uma empresa especializada em revisão do contrato de financiamento de veículos. Nosso objetivo é fazer com que esses juros abusivos sejam reduzidos ao máximo. 

Se você tem um veículo financiado, é essencial que você faça a análise contratual dele, pois infelizmente o Brasil é um dos países que mais cobram taxas de juros abusivas. 

Além de sermos especializadas em análise contratual, também somos uma empresa com profissionais capacitados em negociações extrajudiciais de financiamento de veículos. Para cada tipo de situação, buscamos sempre atender a todos da melhor forma possível.

A Mais Credit tem um espaço dedicado aos cases de sucesso da empresa em que você pode ter acesso ao depoimento de cada um que ajudamos. Dessa forma, é possível que você tenha mais confiança em nossos serviços. Para ter acesso, basta clicar aqui.

Você pode fazer fazer a análise contratual do seu financiamento através da nossa central de atendimento 0800 580 0910 ou pelo nosso Whatsapp (11) 96882-7012. O mais interessante disso tudo, é que essa análise é feita de forma gratuita.