Contratos De Alienação Fiduciária

Contratos De Alienação Fiduciária: 5 dicas fundamentais!

Posted on Postado em Alienação Fiduciária

Se você fez um financiamento para adquirir o seu veículo, provavelmente já ouviu falar no termo “alienação fiduciária” ou até mesmo em “veículo alienado”. O assunto, apesar de deixar muitas pessoas de cabelo em pé, pode ser mais simples do que você imagina.

Porém, a grande maioria das pessoas, comentem certos erros em relação ao assunto por não terem tanta informação como deveriam. Não queremos que isso aconteça com você. É por esse motivo que preparamos essas 5 dicas fundamentais para você que ter um veículo alienado sem tantos problemas.

Nesse texto, inicialmente você precisa entender melhor o que é alienação fiduciária. Depois sobre essas dicas. Vamos te mostrar o quanto é importante pesquisar antes de tomar qualquer decisão e como é necessário entender sobre a lei.

Além disso, você vai descobrir as vantagens, desvantagens e os cuidados que deve ter. Vamos te falar também sobre as consequências nos atrasos das parcelas. Depois de ler esse texto você terá muita coisa para compartilhar com outras pessoas.

Quer saber mais? Então continue a leitura.

Confira!

Contratos De Alienação Fiduciária

Entendendo o Que é Alienação Fiduciária

Antes de mais nada, é preciso entender o que é de fato se trata a alienação fiduciária.

Quando um financiamento é feito, seja para a compra de um bem móvel ou imóvel, o credor, ou seja, a instituição que cedeu os créditos, precisa de uma garantia de que o pagamento será realizado.

Para isso, o bem pode ser colocado como garantia de pagamento, essa prática é conhecida nos dias de hoje como alienação fiduciária. Esse tipo de transação é muito comum no Brasil e precisa ser feita por duas partes: a pessoa que deseja financiar e a pessoa (ou instituição) que cede o empréstimo.

Essa é uma prática que está prevista por lei. A instituição financeira, caso perceba que você não está pagando as parcelas devidamente e note que você está inadimplente, poderá pedir a busca e apreensão do veículo. Isso quer dizer que você pode perde-lo caso não pague as dívidas.

Dica 1: Pesquise Antes De Qualquer Coisa

Essa é nossa primeira dica porque queremos que você entenda de uma vez por todas que é necessário pesquisar sempre. Quando você entende melhor sobre o assunto, é capaz de tomar decisões muito melhores e mais assertivas.

Você não quer tomar prejuízos e nem ter dores de cabeça desnecessária, não é mesmo? Então, acredite em nós quando dizemos que é preciso pesquisar antes de qualquer coisa.

Leia textos, artigos, saiba a opinião de outras pessoas a respeito do assunto e pesquise sobre todas as instituições que você tem interesse em assinar o contrato. Não faça nada antes sem ter certeza de que sabe o suficiente para não ser enganado.

Pesquisar nunca é demais. Nesse momento, é melhor pecar pelo excesso do que pela falta. No entanto, tenha cuidado com os lugares que pesquisa. Procure sites e meios de informações confiáveis. Você não quer ser vítima de fake news nessas horas, né?!

Dica 2: Entenda a Lei

Não basta estar somente informado, é preciso entender, legalmente, sobre assuntos tão importantes como esse.

Se tratando de um contrato com toda essa importância, entender sobre o que é legalmente válido do assunto, é importante. Por esse motivo, resolvemos trazê-la aqui nesse texto para você ter uma pequena noção sobre o que ela diz.

Bom, antes de tudo você precisa saber que a alienação fiduciária é uma prática que está sim prevista na lei. Há um decreto que fala sobre esse assunto em específico. Estamos falando da lei nº 9514/97 que está no artigo 22 da Constituição.

 

Confira abaixo o que diz a lei sobre a alienação fiduciária de veículos:

  • Todos os documentos para a alienação precisam estar registrados no cartório;
  • A desalienação do bem deve ser feita após a quitação das dívidas;
  • Em ambos os contratos, é necessário que tenham domicílio;
  • O credor pode pedir busca e apreensão do veículo caso o comprador não pague as parcelas;
  • O veículo alienado pode ser utilizado e até mesmo alugado pelo comprador;
  • Como garantia, o veículo será transferido para o credor.

 

Apesar de termos mencionados essas informações sobre a lei em relação a alienação fiduciária, precisamos lembra-lo de que é importante estudar um pouco mais afundo sobre o assunto.

Muitas mudanças e novos decretos podem surgir ao longo dos anos, então você precisa ficar atento a qualquer tipo de alterações sobre esse assunto. Dessa forma, você conseguirá estar mais assegurado sobre o que é seu direito como consumidor.

Dica 3: Saiba As Vantagens e Desvantagens

Quando você coloca no papel as vantagens e desvantagens de qualquer coisa, as decisões a serem tomadas serão muito mais assertivas. Por isso, você precisa conhecer os prós e os contras de se fazer a alienação fiduciária.

Nós temos um artigo que fala somente sobre esse assunto. Você pode conferir clicando aqui.

Dica 4: Tenha Cuidado

Se tratando sobre alienação fiduciária ou sobre o financiamento de um veículo, você precisa tomar cuidado com as decisões e atitudes que toma.

Você precisa ficar atento com a busca e apreensão do seu veículo. Pra isso, faça um planejamento financeiro, se organiza e esteja atento a notícias sobre o assunto. Tome cuidado com qualquer decisão tomada precipitadamente.

Dica 5: Não Atrase As Parcelas

Se você não quer correr o risco de ficar sem o seu veículo, então uma das coisas que precisa fazer, é não atrasar as parcelas do financiamento. É por esse motivo que no tópico anterior aconselhamos você a fazer um planejamento.

Quando você se organiza financeiramente sabe o que deve pagar e quando. Assim, não haverá atrasos e consequentemente acúmulos de contas.

Conheça a Mais Credit Consultoria

Nós somos uma empresa especialista em análise contratual de financiamento de veículos. Se você está com dívida por causa de juros abusivos ou com qualquer outro problema com o seu contrato de financiamento é hora de fazer uma análise do seu contrato.

Se você se acredita que está pagando juros abusivos e por causa disso não está conseguindo pagar as parcelas do seu financiamento, a Mais Credit pode te ajudar!

Faça uma análise contratual de forma gratuita com a Mais Credit. Você pode falar conosco através do nosso Whatsapp (11) 96882-7012 ou até mesmo pela nossa central de atendimento 0800 580 0910.

Agora que já sabe sobre essas 5 dicas fundamentais sobre contratos de alienação fiduciária e conhece a Mais Credit, você também pode conferir outros assuntos como este no nosso blog.