Conheça os itens de segurança veicular e suas funções

Conheça os itens de segurança veicular e suas funções!

Posted on Postado em Dicas e Dúvidas

Conheça os itens de segurança veicular e suas funções! Os itens de segurança veicular são fundamentais para garantir a segurança de motoristas e  passageiros. Por isso, todo novo carro possui esses objetos. Mas você sabe quais são eles e a função de cada um?

Nesse artigo, iremos mostrar cada item para que você possa ficar por dentro desse assunto. Continue acompanhando para saber mais!

O que são itens de segurança veicular?

Os  itens  de  segurança veicular são objetos presentes no veículo que garantem a proteção do condutor e do passageiro. Todos os veículos novos contém esses itens, mas com o tempo, e em caso de compra de veículo usado, é preciso verificar se todos estão presentes e em perfeito funcionamento. 

Carros que tenham os itens de segurança em más condições, ou não os possuam, estão sujeitos à multa por infração, que varia de acordo com cada situação.

Qual a sua importância?

Manter o veículo com todos os itens em dia é fundamental, pois eles são importantes para proteger a vida de pessoas. O cinto de segurança, por exemplo, serve para salvar vidas em acidentes de trânsito, impossibilitando que o passageiro vá para frente em uma batida. 

Assim como o cinto, há outros pequenos objetos que possuem um papel importante em questão de segurança, por isso, para que o condutor possa dirigir tranquilamente, é preciso verificar eventualmente se todos os itens estão no veículo e funcionando perfeitamente. 

Quais são os itens obrigatórios?

 

Em um carro, existem alguns itens de segurança obrigatórios que você precisa verificar eventualmente. A seguir, separamos quais são eles.

 

  • Triângulo: quando ocorre algum problema com o veículo, o triângulo é colocado na pista a 30 metros do carro para sinalizar. 
  • Comandos e luzes-espia: o comando de luz no painel serve para sinalizar qualquer problema com o veículo ou outros itens do carro que podem estar ou não ligados.
  • Cintos de segurança: esse é o item mais importante, ele possui três pontas ou abdominais, que salva a vida de pessoas em casos de acidente. 
  • Airbags frontais: os airbags são bolsas frontais na frente do veículo que, em casos de acidente, evita que o passageiro e o condutor bata a cabeça no painel ou no volante. 
  • Conjunto para estepe: o conjunto de estepe são rodas, pneus adicionais e chave de macaco. Ele serve para que em caso de complicações com o pneu, seja possível trocá-lo. 
  • Luzes de freios e seta: possibilita que o condutor veja a pista com segurança e mostre para outros condutores a presença do carro.
  • Espelhos retrovisores: já os espelhos retrovisores, internos e externos, é um item indispensável para que o motorista possa ver os veículos atrás.
  • Apoios de cabeça: os apoios de cabeça tem a função de que a cabeça vá para trás em casos de acidente, evitando lesões. 
  • Sistema de freios: é o composto de pastilhas, discos e tambores. Serve para frear o automóvel quando necessário e evitar acidentes.
  • Vidros: os vidros protegem o motorista de chuva, vento e insetos. 
  • Buzina: possibilia alertar outros condutores ou passageiros em casos de complicação.

 

Como a Mais Credit pode me ajudar?

A Mais Credit Consultoria é uma empresa especializada em revisão de contratos de financiamento de veículos. 

O seu objetivo é reduzir os juros abusivos que podem estar no seu contrato de financiamento, uma vez que o Brasil ainda é considerado campeão em juros abusivos. 

Hoje a Mais Credit já conseguiu recuperar mais de 10 milhões de reais em juros e, através dela, é possível obter até 70% de desconto na quitação do veículo, e 30% de desconto no valor das parcelas.

Portanto, se você não sabe se é vítima de juros abusivos, aproveite para solicitar a revisão contratual entrando em contato com os representantes da empresa. O processo é gratuito!