vem pra mais credit

Como saber se a taxa de juros é abusiva?

Posted on Postado em Juros Abusivos

Provavelmente você já deve estar cansado de falar sobre juros abusivos ou até mesmo deve achar que já não precisa mais aprender nada sobre esse assunto. No entanto, acredite você ou não, sempre há algo novo para aprender sobre esse tema.

 

Mesmo que você já tenha lido bastante sobre o assunto, nunca é demais lembrar: a taxa de juros é um dos principais vilões para o endividamento da maioria das pessoas. Vai mesmo querer correr o risco de cair nessa situação?

 

Achamos que não. 

 

Para isso, queremos te ajudar a entender como saber se as taxas de juros cobradas no seu financiamento são mesmo abusivas. É sobre isso que iremos falar neste texto.

 

No artigo, iremos te explicar o que são as taxas de juros abusivas, quais as permitidas e quais são as consideradas abusivas. Além disso, você irá compreender que o valor do veículo pode sair bem mais caro do que imagina.

 

Está preparado para ter um conhecimento ainda maior sobre esse assunto? Continue a leitura do artigo conosco e desfrute do conhecimento. Confira!

vem pra mais credit

O que são as taxas de juros abusivas?

As taxas de juros abusivas são todas as cobranças acima da média que as instituições financeiras cobram de seus clientes em um contrato de financiamento.

 

É importante lembrar que esse tipo de cobrança está fora da lei. É exatamente por isso que se chama abusivas, porque há cobranças excessivas e indevidas.

 

Infelizmente, a maioria das instituições financeiras abusam de seus poderes e conhecimento e praticam esse tipo de golpe com os clientes. As maiores vítimas são pessoas que não entendem muito bem do assunto. É por isso que quanto mais você souber e estudar sobre o assunto, melhor será para você. 

Valor do veículo pode sair mais caro

Com a cobrança de juros abusivos no contrato de financiamento, o valor final do veículo pode encarecer mais do que você imagina. Existem casos em que o valor é tão alto, que daria até mesmo para comprar um segundo veículo.

 

Acontece que dependendo da situação, o valor de um financiamento pode sair até o triplo do que foi proposto, justamente por conta das taxas abusivas.

 

Para não cair nesse tipo de situação, é preciso estar bastante atento na hora de assinar o contrato. Ler as informações que estão contidas no documento é essencial para não cair nesse tipo de golpe.

Quais são as taxas permitidas?

O que muita gente sabe, é identificar quais são as taxas permitidas e quais são as taxas abusivas. Mas calma, essa é a nossa missão. Te fazer descobrir e te orientar melhor sobre esse tema.

 

Para começar, é preciso entender que qualquer contrato de financiamento tem cobrança de juros. Eles são sim permitidos, mas existem os tipos certos. Os juros legais são como se fosse uma remuneração paga a pessoa que empresta recursos, nesse caso a instituição financeira.

 

De acordo com o Banco Central, as taxas de juros para financiamento de veículos estão entre 0,78% a 3,83% ao mês. Além disso, no contrato deve constar a taxa de juros calculada e a cobrança do Custo Efetivo Total da operação e o IOF.

E as taxas abusivas?

Para saber se há taxas abusivas sendo cobradas no seu financiamento, você pode recorrer à Calculadora do Cidadão, que está disponível no site do Banco Central.

 

É preciso preencher algumas informações para que o resultado seja calculado. A pessoa irá receber o valor real do quando o financiamento deverá ser cobrado, caso esse valor seja menor do que está de fato está no contrato, então sim, você está sofrendo com os juros abusivos.

 

A seguir, você confere as taxas que são completamente proibidas por lei. Fique de olho nessas taxas:

 

  • Tarifa de Abertura de Crédito (TAC);
  • Tarifa de Emissão de Carnê (TEC);
  • Tarifa de Serviço de Terceiros;
  • Comissão de Correspondente Bancário;

Como a Mais Credit Consultoria consegue te ajudar

É muito comum que algumas instituições financeiras cobram juros abusivos nos contratos, o que resulta em parcelas altíssimas. A Mais Credit existe para te ajudar nesses casos. A Mais Credit é uma empresa especialista em encontrar juros abusivos do seu financiamento. Nós te ajudamos a resolver essa situação sem precisar de muita burocracia. 

Se você tem um veículo financiado, é essencial que você faça a análise contratual dele, pois infelizmente o Brasil é um dos países que mais cobram taxas de juros abusivas do mundo.

Ao passar pelo processo de análise do contrato do seu financiamento, podemos te orientar e oferecer o melhor caminho para seguir e sair de uma vez por todas das dívidas. Esse processo é gratuito, basta entrar em contato conosco através do nosso Whatsapp (11) 96882-7012 ou até mesmo pela nossa central de atendimento 0800 580 0910.

Além disso, contamos com diversos conteúdos sobre esse e outros assuntos em nosso site. Uma vez que a Mais Credit se preocupa com o conhecimento de todos, você pode encontrar informações de fácil acesso e de forma didática em nosso Instagram e no nosso Facebook.

Em nosso canal do Youtube você consegue conhecer histórias dos nossos maiores cases de sucesso, além de outros assuntos muito relevantes sobre o nicho de financiamento de veículos.

Em nosso site, também temos um espaço dedicado aos cases de sucesso da empresa em que você pode ter acesso ao depoimento de cada um que ajudamos. Para ter acesso a essas histórias, basta clicar aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.