Como Saber o Valor Do IPVA 2020

Como Saber o Valor Do IPVA 2020?

Posted on Postado em Dicas e Dúvidas

Certamente, você que tem um veiculo sabe dos deveres e das obrigações que  o motorista deve ter com seu veiculo, uma delas é o IPVA, você tem noção de Como Saber o Valor Do IPVA 2020?

O IPVA é um imposto que deve ser pago anualmente por proprietários de veículos. No entanto, todo o ano o valor a ser pago pode se alterar, por isso, é tão importante se manter atento às datas e aos valores do ano em questão.

Portanto, se você ainda não sabe qual o valor do IPVA, continue acompanhando este artigo para saber sobre isso e demais informações importantes sobre esse imposto!

O Que é IPVA?

O IPVA é a sigla de Imposto Sobre Propriedade de Veículo, que é cobrado anualmente para todos àqueles que possuem um automóvel no Brasil.

Esse imposto é obrigatório e pode ser pago tanto à vista quanto parcelado. Porém, é fundamental que você faça o pagamento dentro do prazo, para evitar juros e problemas na retirada do licenciamento do veículo.

Hoje, o IPVA é dividido entre município e estado e a partir disso será definido onde ele será utilizado.

Muitas pessoas acreditam que o IPVA é destinado apenas para reformas em vias, mas ele pode ser utilizado em qualquer ação que o Estado considere relevante. Além disso, para a reforma em vias é utilizado o valor dos pedágios.

Como Saber o Valor do IPVA 2020?

Todo ano o Detran (Departamento Estadual de Trânsito) libera o valor que será cobrado do IPVA do ano seguinte. Então, para verificar, você deve entrar no site do Detran do seu estado, buscar por “veículos” e em seguida IPVA.

Na página de IPVA, terá um local para você verificar o valor, mas para isso, deverá inserir o RENAVAM e a placa do seu veículo.

É importante destacar que, o site do Detran muda de acordo com cada estado, então, caso você não ache “veículos”, basta procurar por algo próximo.

Qual o Valor da Alíquota de Cada Estado?

O valor da alíquota difere conforme o estado e o veículo – conforme havíamos citado. Geralmente a alíquota vai até 5%, mas para saber exatamente quanto vale do seu estado, é necessário avaliar o seu veículo também.

Por exemplo, veja a tabela de alíquota do estado de São Paulo:

  • Automóveis: 4%
  • Caminhões: 1,5%
  • Caminhonetes: 2%
  • Motos: 2%
  • Ônibus e micro-ônibus: 2%

Portanto, para você saber o valor correto da alíquota, precisará entrar no site do Detran do seu estado e consultar conforme o seu tipo de veículo.

Como Saber o Valor Do IPVA 2020?

Além do site do Detran, se você tiver curiosidade de como ele é calculado, poderá realizar o cálculo.

Para isso, basta multiplicar o valor do veículo conforme a tabela FIPE (Tabela da Fundação Instituto de Pesquisa), com o valor da alíquota.

Lembrando que o valor da alíquota muda de acordo com cada estado e o tipo de automóvel. Ou seja, se você tem um carro, a alíquota é uma se tem uma moto ela será outra.

Após realizar o cálculo inicial, dívida o valor encontrado por 100 e encontrará o valor do IPVA.

 

Veja um exemplo de cálculo:

Suponhamos que o seu veículo vale R$30000 e o valor da alíquota é de 4%. Desse modo, a conta será a seguinte:

30000 x 4 = 12000/100= R$1200,00.

Hoje, você também consegue ter acesso a tabela FIPE, basta procurar na internet a tabela respectiva ao ano que deseja visualizar.

A tabela FIPE mostra o valor médio que o seu veículo vale naquele ano, cuja ela varia se o automóvel é novo ou usado e se foi ou não apreendido.

Quais São as Datas do IPVA 2020?

Assim como o caso da alíquota, as datas também mudam conforme a sua localização. A partir disso, o processo para saber as datas do IPVA 2020 é o mesmo, você deve entrar novamente no site do Detran e consultar a tabela.

Se você é de São Paulo, para facilitar, separamos a tabela com as suas respectivas datas:

 

VencimentoVencimentoVencimento
Final de placaParcela 01Parcela 02Parcela 03
Final 19/0109/0209/03
Final 210/0115/0212/03
Final 211/0116/0213/03
Final 412/0119/0214/03
Final 515/0120/0215/03
Final 616/0121/0216/03
Final 717/0122/0219/03
Final 818/0123/0220/03
Final 919/0126/0221/03
Final 022/0127/0222/03

 

Quais Dicas Posso Seguir Referente ao Pagamento do IPVA?

Se 2020 será o primeiro ano em que você paga o IPVA, para começar, sugerimos que busque acumular o valor para o seu pagamento antes da data chegar.

Recomendamos fazer isso, porque realizar o pagamento à vista permite que você ganhe descontos, além de que, evita dores de cabeça no momento do pagamento.

A porcentagem de desconto também varia conforme a sua localização, por isso, você pode consultar isso com o Detran de onde mora.

Outra dica muito importante, é evitar o atraso do pagamento do IPVA. Por ser um imposto obrigatório, o não pagamento te traz outras complicações como não conseguir realizar o licenciamento.

Isso é algo necessário, pois você só pode transitar com o veículo se ele estiver licenciado.

Além disso, se você atrasar o IPVA, passa a estar sujeito a multas que podem piorar a situação.

Já Conhece a Mais Credit?

Se você tem um veículo financiado, precisa conhecer a Mais Credit!

Nós somos uma empresa especializada em revisão de contrato de financiamento de veículo, com o objetivo de reduzir juros abusivos.

Hoje, nossa equipe já conseguiu recuperar cerca de 10 milhões em juros. Além disso, recebemos um prêmio pela qualidade na nossa prestação de serviços.

Portanto, se você está com dificuldades em pagar as parcelas do financiamento e ainda não sabe se é vítima dessa situação, entre em contato conosco pelo WhatsApp! Nós realizamos a revisão contratual sem cobrar nada!

Gostou do artigo? Deixe o seu comentário e compartilhe ele nas suas redes sociais!