Como Lidar Com Cobrança Indevida No Meu Financiamento

Como lidar com cobrança indevida no meu financiamento?

Posted on Postado em Juros abusivos de financiamento

Como Lidar Com Cobrança Indevida No Meu Financiamento? A cobrança indevida é uma condição que ocorre quando a instituição financeira cobra um valor a mais no contrato de financiamento. Geralmente, essa cobrança ocorre com a presença de taxas e tarifas abusivas que, quando são todas somadas, o valor total de juros anual cresce. 

Infelizmente, essa situação ainda é comum no Brasil. Estudos afirmam que estamos entre os países mais cobradores de juros no mundo. Por isso, o consumidor precisa se manter atento para evitar ser vítima de juros abusivo.

Ao longo desse artigo, iremos explicar o que fazer caso haja uma cobrança indevida no seu contrato de financiamento. Também, mostraremos como evitar na prática que essa situação aconteça com você. Continue acompanhando esse artigo para saber mais!

Como Lidar Com Cobrança Indevida No Meu Financiamento

O que são juros abusivos?

Juros abusivos é a cobrança indevida em contratos de financiamento por meio de taxas e tarifas. Hoje, o Brasil ainda está entre os maiores cobradores de juros abusivo, principalmente em cartões de crédito, empréstimos e financiamentos.

Muitas pessoas vítimas de juros passam por essa situação por falta de informação ou por não terem lido o contrato. Com isso, as instituições financeiras aproveitam do pouco conhecimento do consumidor para inserir taxas que não são mais permitidas. 

A cobrança do juros de forma abusiva nos contratos de financiamento podem levar à dificuldade do pagamento da parcela, fazendo com que os devedores não consigam cumprir com o contrato e tenham o automóvel apreendido.

Qual sua relação com as cobranças indevidas?

A relação entre juros abusivo e cobrança indevida, é justamente o fato dos juros presentes no contrato do financiamento serem incorretos, aumentando o valor das parcelas e fazendo com que o devedor pague mais do que deveria.

No entanto, de acordo com o artigo 42 do Código de Defesa do Consumidor, em casos de cobranças indevidas em contratos, a conta deve ser devolvida em dobro. Então é do direito do consumidor abrir uma medida contra essa ação e ter o seu dinheiro recuperado. 

Quando a cobrança indevida ocorre?

A cobrança indevida ocorre quando a instituição financeira inclui tarifas abusivas no contrato de financiamento. Por exemplo, existem várias taxas que não são mais permitidas, e algumas instituições insistem em cobrá-las no contrato, aumentando o valor total. 

Outra forma como isso também pode ocorrer é no caso de venda casada. A venda casada é quando uma instituição financeira vende um produto em conjunto. Esse forma não é obrigatória e o consumidor tem o direito de recusar. 

Então, caso no seu contrato apareça a cobrança de um serviço terceiro que você não solicitou, saiba que isso também é proibido. 

O que fazer nessa situação?

Se o seu contrato de financiamento de veículo possui uma cobrança indevida, é preciso tomar algumas providência em relação a isso para não sair prejudicado.

Sendo assim, o primeiro passo que precisa ser feito é verificar se realmente há juros abusivos no seu contrato de financiamento.

Para isso, você precisará contratar uma consultora especializada em revisão contratual para verificar. A Mais Credit oferece esse serviço gratuitamente, então você pode solicitar pelo WhatsApp se desejar a revisão.

Após essa etapa, caso seja identificado tarifas indevidas, será necessário que a consultoria contratada faça o calculo revisional para abrir uma ação extrajudicial.

O calculo revisional trata-se da soma de todas as tarifas para identificar as que são indevidas. 

Assim que ele estiver em pronto, será dado início à ação extrajudicial, que é uma forma de negociação amigável entre as partes envolvidas.

A ação extrajudicial não necessita da presença de um juiz. Por isso ela é solucionável mais rápido e com melhores chances de boas negociações. 

Como evitar juros abusivo no seu contrato de financiamento?

Embora a cobrança de juros abusivo ainda seja uma prática indevida, ainda existem algumas formas de evitá-la. Para ajudar você nesse processo, separamo algumas dicas para se prevenir. 

Conheça as taxas indevidas

A melhor forma de evitar juros abusivos no seu contrato de financiamento é, primeiramente, entendendo essa situação. Conforme citamos nos tópicos anteriores, existem algumas taxas que não são mais permitidas e ainda são cobradas. Conhecendo-as, você consegue evitá-las

Pesquise sobre a instituição

Além de compreender quais são as taxas abusivas, uma outra forma de prevenir é pesquisar bem sobre a instituição com a qual você pretende negociar antes de contratá-la. 

Hoje, existem muitos recursos que permitem que você avalie a empresa que deseja contratar, como o feedback de outros clientes. 

O Reclame Aqui, por exemplo, é um site que permite que você visualize as opiniões de outras pessoas que já contrataram. Você também pode utilizar as redes sociais das instituições como forma de avaliação.

Leia todo o contrato de financiamento 

Por fim, uma última forma de evitar a cobrança abusiva é lendo o contrato. Os contratos de financiamento são grandes e muita das vezes possuem informações de difícil compreensão.

Entretanto, embora possa ser um processo demorado é de suma importância ler todo o contrato e tirar qualquer dúvida com o representante da instituição financeira

Deixar de lê-lo faz com que você deixe alguma cláusula passar, o que poderá dificultar a sua vida financeira futuramente. 

Como a Mais Credit pode me ajudar?

A Mais Credit Consultoria é uma empresa especializada em revisão de contratos de financiamento de veículos. O seu objetivo é reduzir o juros abusivos que podem estar no seu contrato de financiamento, uma vez que o Brasil ainda é considerado campeão em juros abusivos. 

Hoje, a Mais Credit já conseguiu recuperar mais de 10 milhões de reais em juros e, através dela, é possível obter até 70% de desconto na quitação do veículo e 30% de desconto no valor das parcelas.

Portanto, se você não sabe se é vítima de juros abusivos, aproveite para solicitar a revisão contratual entrando em contato com os representantes da empresa. O processo é gratuito!