Como Evitar Multas de Trânsitos

Como Evitar Multas de Trânsitos? Fique Por Dentro!

Posted on Postado em Dicas e Dúvidas

Você já se perguntou em Como Evitar Multas de Trânsitos? Muitas vezes acontece de você estar com pressa e cometer alguns deslizes no trânsito.

No entanto, é preciso ficar atento para não prejudicar a fluidez do trânsito e evitar multas.

A condução é preciso ser feita com respeito e prudência. Além disso, você não quer gastar pagando multas, não é mesmo? É por isso que você precisa evitar cometer infrações para não receber as multas.

Nesse texto damos algumas dicas de como evitar multas de trânsito. Elas vão desde a estar atento ao Código de Trânsito, evitar distrações até mesmo a exercitar a direção defensiva e respeitar as sinalizações.

Ao ler esse texto você nunca mais irá dirigir com medo de ser pego em multas. Esses truques vão te ajudar a dirigir corretamente evitando pagar o preço, literalmente, por isso.

Quer entender como evitar multas de trânsitos? Continue a leitura e descubra!

Como Evitar Multas de Trânsitos: Acompanhe Nossas Dicas a Baixo:

Esteja Sempre de Olho no Código de Trânsito

Quanto mais você souber sobre o Código de Trânsito Brasileiro, melhor. É por isso que você sempre deve estar de olho nele. Ele é um conjunto de regras para serem seguidas pelos motoristas no trânsito.

Uma vez que você entende as regras que estão prescritas nesse documento, menos infrações você cometerá e consequentemente menos multas você receberá.

Muitas atualizações são feitas e colocadas no Código de Trânsito e estar atendo faz você ficar por dentro das mudanças recentes. Os noticiários também informam quando as alterações são feitas, mas por via das dúvidas sempre consulte diretamente no site do governo.

Evite Distrações

No trânsito, toda atenção é bem-vinda. Acidentes e infrações podem acontecer em questão de segundos. É por isso que você precisa evitar as distrações.

Enquanto estiver dirigindo não atenda ou mexa no celular. Olhar para o lado para observar alguma situação por muito tempo. As mulheres devem evitar retocar a maquiagem enquanto dirige.

São muitas situações que podem te fazer distrair do foco principal, que é dirigir. Essas ações podem parecer inofensivas, mas podem ser grandes oportunidades para infrações.

Caso você precise fazer algo dentro do carro, seja atender o telefone, dar atenção a alguém ou procurar por algum objeto, o ideal é estacionar o carro em algum local permitido e somente voltar a dirigir quando a atividade for concluída.

Dessa forma você poderá dedicar toda a sua atenção para a direção e o trânsito.

Mantenha a Calma

Guarde isso na memória: trânsito não combina com raiva! É importantíssimo manter a calma durante a direção nas vias. Mesmo que os nervos estão a flor da pele, não vale a pena todo o estresse.

Não estimule rixas ou brigas. O condutor te deu uma fechada? Mesmo que isso te tire do sério, controle os ânimos. O outro não te deu passagem? Não o provoque. Situações como essas podem prejudicar o trânsito e causar congestionamentos.

Além disso, caso você perca a paciência, pode ser que você também leve uma multa, dependendo da situação em que se encontra.

Exercite a Direção Defensiva

A direção defensiva tem o objetivo de evitar acidentes de trânsito. Ela previne ou diminuem as consequências desses acidentes. Ela é baseada em uma série de ações que o motorista pode ter.

Essas ações vão além da direção. A direção defensiva começa desde quando você faz a manutenção corretamente do seu veículo e vão até o momento do cuidado na hora de dirigir. O que realmente importa é a segurança de todos no trânsito.

Quando você exercita a direção defensiva também te ajuda a evitar as multas de trânsitos. Isso porque se você está dirigindo corretamente, menos deixará de cometer infrações.

Tenha Todos os Documentos em Dias

Dirigir sem a CNH ou documento do automóvel é uma pratica ilegal. Uma das maneiras de evitar as multas de trânsito é estar com todos os documentos em dias. Além de evitar transtornos, pode te livrar de desembolsar uma boa quantia.

Deixe sempre os documentos do veículo no carro e a CNH na carteira. Dessa forma você nunca se esquecerá deles e eles estarão a vista quando precisar.

Não Ultrapasse a Velocidade Recomendada

Assim como todas as regras de trânsito, a velocidade é determinada para ser respeitada. Se você for pego trafegando em uma velocidade acima do permitido, com toda certeza será multado.

Nas rodovias há os radares que fazem o papel de verificar a velocidade máxima permitida. Portanto, para evitar dirigir acima da velocidade, saia sempre de casa para seus compromissos com antecedência.

Tente ao máximo se programar, fazendo isso, você consegue transitar com tranquilidade e poderá chegar ao seu destino sem receber nenhuma multa ou colocar a vida de ninguém em risco.

 

Respeite as Sinalizações

Uma das situações que mais podem causar infrações é não respeitar as sinalizações de trânsito. Portanto, você deve dar atenção a elas e respeitá-las. É importante saber o momento de parar, de dar preferência, de trocar de faixa, onde pode ou não estacionar.

Caso você ainda tenha dúvidas sobre o que significa cada símbolo referente as sinalizações, revise e estudes essas informações. Infrações graves ou gravíssimas podem sim acontecer caso você não respeite as sinalizações. Fique atento!

Não Queira Ser Espertinho

O trânsito está grande? Não banque o espertinho e ande pelo acostamento. Tenha paciência e espere a fluidez do trânsito naturalmente. Você pode até estar querendo ser esperto, mas não vai querer receber uma multa por furar a fila.

É por isso que nesses casos é melhor esperar ao invés de ser multado por irresponsabilidades.

Não Tenha Preguiça

Muitos motoristas acabam fazendo o famoso “gato” por terem preguiça de andar um pouco a mais para fazer o retorno ou entrar na rua correta. Além disso, alguns estacionam na contramão ou comentem outros deslizes.

Essas situações são proibidas por lei e prejudicam a fluidez do trânsito, além de atrapalhar outros condutores. Não tenha preguiça de fazer uma manobra, de andar um pouco a mais. Lembre-se sempre que você deve ser correto na sua direção.

Quanto mais prudente você for, menos imprevistos pode ter e menos multa levará.

Agora você já sabe algumas dicas importantes para levar em consideração e evitar multas de trânsito. O que achou do texto? Conte nos comentários. E se você tiver alguma relacionando a esse ou outro assunto, é só entrar em contato conosco.

A Mais Credit é uma empresa que preza pelo conhecimento de seus consumidores. O nosso blog é cheio de artigos sobre o mundo dos veículos e trânsitos. Aproveite para ler mais conteúdo.