Como Consultar o Renavam

Como Consultar o Renavam? Passo a passo!

Posted on Postado em Dicas e Dúvidas

Mas afinal, Você sabe Como Consultar o Renavam ? O Renavam é uma numeração muito importante no veículo, pois com ele você consegue ter acesso a várias informações.

Mas para quem ainda tem dúvidas sobre isso, é importante entender o que é, onde identificar e os passos para consultá-lo. 

Por esse motivo, dessa vez separamos neste artigo o passo a passo completo para você saber como fazer isso, mais um bônus com dicas na hora de comprar um veículo. Gostou? Então, acompanhe o artigo completo abaixo para conferir!

O Que é o Renavam?

O Renavam é registro onde é unificado o cadastro de veículo, este registro é feito pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) do estado em que foi fabricado o veículo.

Podemos dizer, que o Renavam funciona como um “RG” do veículo, já que através dele é possível identificar o automóvel – não é atoa que quando vamos realizar uma consulta no site do Detran, sempre inserimos os Renavam. 

Além disso, o Renavam permite visualizar todas as características do veículo e também o seu histórico, assim observando as multas, se ele foi apreendido ou não e demais informações.

Outro grupo que também permite realizar identificações é o Número de Identificação do Veículo (NIV), ou mais conhecido como Chassi. Já neste caso, você consegue visualizar as informações mais técnicas do veículo, tais como, origem, cor, modelo e outros. 

Dessa forma, para quem está pensando em adquirir um veículo, ter acesso a essas duas numerações é uma ótima maneira de saber sobre o veículo que está cogitando comprar.

Onde Está Impresso?

Se você ainda está em dúvida de onde fica o seu Renavam, é possível encontrar ele no Certificado de Registro de Veículo (CRV) e o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV).

Ambos documentos possuem um design parecido e são simples de identificar. Desse modo, você pode pegá-los agora e olhar para confirmar o Renavam do seu veículo.

Como Consultar?

Consultar o Renavam é uma excelente forma de avaliar as condições do veículo antes de comprá-lo – como havíamos citado. Por esse motivo, se você quer comprar um automóvel, seja usado ou novo, solicite para o proprietário ou concessionária o número do Renavam e a placa do veículo.

Se quiser saber um pouco mais, pedir o CPF também é uma excelente maneira de avaliar a ficha do proprietário, para saber se está comprando com uma pessoa de segurança.

Com os documentos em mãos, veja os passos para consultar:

 

  • Acesse o site do Detran: você irá entrar no site do Detran do seu estado 
  • Procure pela página certa: após esse passo, você deverá buscar por “veículos”. 
  • Escolha a opção que deseja consultar: assim que encontrar essa parte, o Detran irá mostrar algumas opções de consulta, tais como: a situação do veículo, IPVA, infrações, licenciamento e outros. 
  • Preencha as informações necessárias: a partir disso, é só você clicar no que deseja consultar e inserir o Renavam e demais informações que podem ocorrer do site solicitar. 

 

Atenção: não se esqueça que o site do Detran muda conforme cada estado e pode ser que não esteja escrito “veículo” ou demais informações como citados. Por isso, basta você buscar por esta palavra ou um sinônimo no respectivo site do seu estado.

Não Tenho o Número do Renavam, Como Posso Consultar?

Suponhamos que o proprietário do veículo não quis te passar o número do Renavam ou você tenha perdido os documentos cujo o número estava impresso.

Na maioria das vezes, só é possível fazer consultas no Detran utilizando o Renavam, mas se uma dessas situações acontecerem, existem sites privadas que disponibilizam o Renavam se você tiver a placa do veículo.

Portanto, se esse for o seu caso, busque por sites que oferecem essa opção, você pode pesquisar por “consulta de Renavam pela placa do veículo”.

Bônus: O Que Avaliar Na Hora de Comprar Um Veículo

Antes de finalizarmos este artigo, aproveitamos para trazer um bônus com algumas dicas do que você deve avaliar antes de comprar um automóvel. Afinal, ninguém quer passar por uma situação negativa. Então, vamos ver?

Avalie a Situação do Veículo

A primeira dica é avaliar a situação do veículo, conforme citamos nos tópicos anteriores. É muito importante que você certifique se ele não foi apreendido, se foi totalmente pago pelo último proprietário, se o IPVA está em dia e demais situações. 

Esse passo também é necessário, pois quando um veículo já foi leiloado, por exemplo, isso faz com que ele perca valor dele no mercado. Então, verificando essas situações você irá garantir que irá comprá-lo pelo preço justo.

Identifique as Condições do Automóvel

Outro ponto importante a ser levado em consideração é as condições do automóvel. Ou seja, verificar se as peças do veículo são originais, se houve ou não batida, se há alguma peça estragada, se os pneus estão muito desgastados e outros.

Se você evitar olhar esses detalhes, pode comprar um veículo e descobrir depois que ele tem defeito. Com isso, precisará de mais dinheiro para consertá-lo.

Leia Atentamente o Contrato de Financiamento

Para finalizar, a última dica é ler com bastante atenção o contrato de financiamento. Infelizmente o Brasil ainda é considerado campeão de juros abusivos, por isso, pode acontecer de você comprar o veículo e ser vítima de juros.

Sendo assim,  avalie atentamente todas as taxas que estão sendo cobrada e qual é o valor total do juros. Se tiver muitas dúvidas sobre isso, a equipe da Mais Credit poderá te auxiliar.

A Mais Credit Consultoria é uma empresa especializada em revisão contratual para a redução de juros abusivos.

O lado bom é que a revisão é totalmente gratuita, então, você pode pedir para os especialistas avaliarem o seu contrato de financiamento.

Se ainda tiver dúvidas quanto a empresa, a Mais Credit possui vários cases de sucesso e prêmios pela sua excelência na qualidade. Então, você consegue conferir tudo isso em seu site.

Gostou do artigo? Se você gostou deste post compartilhe ele nas suas redes sociais e deixe o seu comentário!