Como Calcular Juros Abusivos e Não Cair Nessa

Posted on Postado em Sem categoria

O juros abusivo ainda é uma situação comum no Brasil, por isso você precisa entender quando ele ocorre e como calcular para não cair nessa.

Para te ajudar com isso, separamos esse artigo com as principais informações que você precisa saber sobre esse assunto. Continue acompanhando!

O Que é Juros Abusivos?

O juros abusivo é quando uma instituição financeira cobra taxas indevidas no contrato de financiamento de veículo. Essa situação faz com que inúmeras pessoas paguem por valores acima do que de fato deveriam, complicando a sua vida financeira e até levando a busca e apreensão do automóvel.

Infelizmente, o juros abusivo ainda é uma situação comum que ocorre no Brasil, por isso é preciso ter alguns cuidados para não passar por essa situação. 

Quais cuidados devo ter para não ser vítima de juros abusivos?

A melhor forma de evitar ser vítima de juros abusivos é conhecendo quais taxas são indevidas em um contrato de financiamento. A taxa de administração e serviços terceiros, por exemplo, são exemplos de tarifas que não podem ser mais cobradas nos contratos de financiamento, mas que algumas instituições ainda incluem.

Além disso, antes de realizar um financiamento, é preciso conferir todo o contrato avaliando cláusula por cláusula para verificar se não existe algum juros indevido.

Geralmente, as pessoas só descobrem que são vítimas de juros abusivos quando têm dificuldade de pagar as parcelas de financiamento, após já ter fechado o acordo. Por isso, é preciso realizar essa análise antes que isso ocorra para evitar complicações futuras.

Como calcular juros abusivos?

Para calcular juros abusivo de maneira correta, é preciso do auxílio de uma consultora especializada em juros abusivo. Isso é importante, pois os especialistas da consultora irão revisar todo o contrato, primeiramente, para avaliar se de fato há a cobrança de juros indevidos no contrato.

Depois dessa etapa, caso seja confirmado uma cobrança indevida, os especialistas irão refazer o cálculo do contrato para saber qual é a porcentagem correta e quanto foi cobrado indevidamente. 

A partir disso, será possível fazer uma ação extrajudicial para recuperar as taxas abusivas.

Além disso, uma outra forma de calcular os juros é através do Banco Central. No site do banco, há um serviço denominado Calculadora do Cidadão, que permite que você adicione todos os dados do financiamento e calcule os custos e tarifas corretamente. Então, você pode acessar o site do Banco Central para utilizar a calculadora.

Como a Mais Credit pode me ajudar?

A Mais Credit Consultoria é uma empresa especializada em revisão de contratos de financiamento de veículos. O seu objetivo é reduzir os juros abusivos que podem estar no seu contrato de financiamento, uma vez que o Brasil ainda é considerado campeão em juros abusivos. 

Hoje a Mais Credit já conseguiu recuperar mais de 10 milhões de reais em juros e, através dela, é possível obter até 70% de desconto na quitação do veículo e 30% de desconto no valor das parcelas.

Portanto, se você não sabe se é vítima de juros abusivos, aproveite para solicitar a revisão contratual entrando em contato com os representantes da empresa. O processo é gratuito!