CNH Digital: Como Utilizar?

Posted on Postado em Sem categoria

CNH Digital: Como Utilizar? A CNH digital é uma alternativa que permite que os motoristas consigam apresentar o seu documento direto do celular. Ela pode ser emitida por qualquer motorista, mas é preciso se atentar aos documentos necessários que são essenciais para o seu cadastro.

Portanto, para saber mais sobre esse assunto, continue acompanhando esse artigo.

O que é a CNH digital?

A CNH digital é a Carteira Nacional de Habilitação digital, que permite com que os motoristas acessem o documento direto do celular. Essa possibilidade traz praticidade para os condutores, pois a chance de esquecerem o documento em casa é menor.

Além disso, a CNH digital possui as mesmas informações que a física, e a mesma validade. Então, ela é substituída facilmente pelo documento físico.

Como ela funciona?

A CNH funciona da mesma forma que a física, ela pode ser apresentada caso seja necessário. No entanto, esse tipo só pode ser retirado por quem possui a versão atualizada da CNH, que foi emitida em 2017.

Isso é necessário pelo fato de que essa versão possui um QR Code que é importante para obter a carteira digital. Caso o condutor tenha uma Carteira de Habilitação mais antiga, ele pode solicitar uma versão atualizada para ter acesso a sua carteira digital.

Quais são as suas vantagens?

A cada dia que passa, com o avanço da tecnologia, muitas vantagens tem surgido para a população. Isso porque a tecnologia possibilita que inúmeras pessoas consigam ter acesso facilmente à diversos recursos do dia a dia ou realizar atividades com mais praticidade, sendo algo que não era possível há alguns anos, e que demandava mais tempo.

Com isso, a principal vantagem da CNH digital — conforme havíamos citado — é justamente a praticidade que ela oferece, já que com a mesma não será necessário que o condutor esteja com a sua carteira física.

Além disso, ela ajuda a prevenir multas em casos do condutor ter esquecido o seu documento. Segundo o Art. 232, é obrigatório conduzir veículos com o seu documento. Caso o motorista esteja sem, isso é considerado uma infração leve, com perda de 3 pontos na carteira, e cobrança de uma multa de R$88,37. Isso também leva a uma medida administrativa de retenção do veículo até a apresentação do documento.

Como faço para tirar minha CNH digital?

A Carteira Nacional de Habilitação digital está disponível tanto pela Apple Store, quanto pelo Play Store. Mas antes de baixar o aplicativo, é preciso seguir alguns passos. Para auxiliar, a seguir separamos algumas etapas. 

 

  • Faça o cadastro: a primeira etapa é realizar o cadastro no site do Detran, caso ele ainda não seja cadastrado. Para fazer isso, basta seguir as instruções do site clicando aqui.
  • Baixe o aplicativo: depois será necessário baixar o aplicativo conforme citamos. Você pode baixá-lo tanto no Play Store quanto App Store, dependendo do sistema operacional do seu celular.
  • Acesse o aplicativo: com ele baixado, é hora de logar a sua conta cadastrada no Detran. Para isso, informe o seu CPF e a senha cadastrada.
  • Fala a validação: assim que você logar, será necessário validar os dados cadastrados. Isso pode ser realizado direto pelo aplicativo no site do Detran, por meio do certificado digital. Outra possibilidade é ir à sede do Detran da sua cidade.
  • Informe o seu endereço: ainda na etapa de validação, também será necessário que você valide o seu endereço. Para isso, informe os dados do CEP cadastrado no site do Detran.
  • Leia o QR Code da CNH: nessa parte, a CNH física será essencial, pois será preciso ler o QR Code que está na sua carteira de motorista. Por isso que ter a última versão do documento é tão importante.
  • Realize a leitura facial: com o QR Code pronto, o próximo passo será realizar uma leitura facial. O aplicativo irá informar as instruções de como realizar esse passo.
  • Digite o celular e conclua: por fim, basta digitar o número do seu celular e concluir o cadastro.

 

 

CNH Digital: Como Utilizar?

Se alguma autoridade de trânsito solicitar a CNH, você pode mostrar tranquilamente a Carteira Nacional de Habilitação digital, pois todas as autoridades são obrigadas a aceitá-la. Para mostrar, basta abrir o aplicativo e apresentar a CNH digital. Conforme citamos, por lá a autoridade conseguirá visualizar todas as informações que também contém a carteira física.

O que acontece em caso de perda ou roubo do celular?

Em casos de perda o roubo de celular, ainda assim a CNH digital é protegida. Isso acontece porque durante o cadastro, o aplicativo irá solicitar um número de PIN, mantendo o acesso ao documento protegido. 

Além disso, você também consegue desvinculá-la direto do site do Detran. Basta acessar a sua conta cadastrada e solicitar a desvinculação do seu aparelho.

Quais são as outras funções do aplicativo CNH digital?

O aplicativo da CNH digital tem como principal função possibilitar que os condutores possam mostrar o seu documento direto pelo celular. Além dessa possibilidade, ele tem outros recursos bastante funcionais para os motoristas.

Por exemplo, pelo aplicativo da CNH digital, é possível que os condutores verifiquem os veículos cadastrados em seu nome, as infrações e demais situações relacionadas ao bem.

Você já conhece a Mais Credit?

A Mais Credit Consultoria é uma empresa especializada em revisão de contratos de financiamento de veículos. O seu objetivo é reduzir os juros abusivos que podem estar no seu contrato de financiamento, uma vez que o Brasil ainda é considerado campeão em juros abusivos. 

Hoje a Mais Credit já conseguiu recuperar mais de 10 milhões de reais em juros e, através dela, é possível obter até 70% de desconto na quitação do veículo e 30% de desconto no valor das parcelas.

Portanto, se você não sabe se é vítima de juros abusivos, aproveite para solicitar a revisão contratual entrando em contato com os representantes da empresa. O processo é gratuito!