Motivos Para a Busca e Apreensão do Veículo

Posted on Postado em Busca e Apreensão

Falar sobre busca e apreensão pode ser um assunto difícil de lidar, afinal só de pensar em ficar sem o seu veículo já causa uma dor gigante, não é mesmo?

Porém esse assunto é bastante importante e precisa ser conversado mais vezes. Somente assim, as pessoas irão compreender de como esse processo funciona. 

Além disso, muitas pessoas ainda tem dúvidas sobre os motivos que levam um veículo ser apreendido dessa forma. Então, nós da Mais Credit, assumimos a missão de tirar a dúvida de seus leitores. Por isso nossa equipe elaborou um texto falando somente sobre esse assunto.

Neste artigo vamos te explicar a busca e apreensão, falaremos sobre o motivo por trás do pedido de busca e apreensão, o que os juros abusivos tem a ver com este assunto e como é possível reverter essa situação. 

Para saber mais sobre o assunto deste texto, continue acompanhando a leitura conosco. 

busca e apreensão

Explicando a busca e apreensão

Pode parecer bobo começar este texto explicando a busca e apreensão, quem nunca ouviu falar desse termo, não é mesmo? Mas a verdade é que até as coisas mais simples precisam ser explicadas de vez em quando.

Quanto mais ouvir falar sobre um assunto, mais fácil será entender como ele funciona na prática. É por isso que vamos te explicar agora a busca e apreensão. 

Comprar um veículo através de um financiamento, é um investimento alto, concorda? Isso pode ser tanto para você que irá pagar as parcelas, quanto para a instituição financeira que irá emprestar o dinheiro a você.

É justamente por isso que a instituição financeira precisa de uma garantia de pagamento. Ou seja, ela precisa ter algo para garantir que você irá pagar pelo que deve. Nesses casos, o próprio veículo é dado como garantia de pagamento. É o que chamamos de alienação fiduciária.

Acontece que caso você não pague as parcelas corretamente, deixando de efetuar a quitação da dívida com a instituição financeira, ela poderá tomar o veículo de você. Essa prática é conhecida como busca e apreensão.

Entenda o motivo por trás da busca e apreensão

Bom, já adiantamos bastante coisa para você no tópico anterior sobre esse assunto, agora vamos nos aprofundar melhor sobre ele. É claro que nesse ponto do texto você já entendeu que a busca e apreensão acontece por causa da falta de pagamento das parcelas.

 

A partir do momento que você deixa de efetuar o pagamento do seu financiamento, o banco já está de olho em você. Isso significa que a partir da primeira parcela se ele quiser pedir a busca e apreensão, já pode. Mas isso não é tão comum.

 

Geralmente é somente a partir da terceira parcela atrasada que as instituições financeiras começarão a mencionar e falar sobre a busca e apreensão para o seu veículo.

 

É importante lembrar que ninguém pode tomar o seu veículo sem antes fazer ou te entregar um comunicado oficial mencionando o assunto. Você precisa receber uma notificação para que a busca e apreensão aconteça. 

 

Estamos falando isso para que você fique atento quanto às práticas e ações de alguns bancos ou instituições financeiras. Qualquer atitude de levar o seu veículo sem uma notificação, você precisa tomar as devidas providências para não deixar que isso aconteça.

Os juros abusivos e a busca e apreensão

Um dos problemas mais comuns envolvendo a busca e apreensão, são os juros abusivos. Afinal de contas, esse tipo de cobrança é o principal vilão na história de muitos financiamentos.

 

Acontece que a maior causa de inadimplência da maioria das pessoas ocorre por causa de cobranças indevidas e irregulares. Taxas e juros abusivos quando cobrados pode triplicar o valor final de um financiamento.

 

É aí que mora o grande problema. Por causa dos juros abusivos, as parcelas se tornam tão altas que se tornam quase impossíveis de serem pagas. E então às instituições financeiras entram com o pedido de busca e apreensão.

Reverta o pedido de busca e apreensão

Caso o seu veículo foi notificado com busca e apreensão, você precisa saber que esse problema pode ser revertido. Afinal de contas, tudo depende da situação que você se encontra.

 

Por exemplo, se o seu caso de inadimplência se enquadrar em situação causada por causa dos juros abusivos, então o maior errado da história é a própria instituição financeira. Ela agiu de má fé e cobrou por algo ilegal.

 

Por isso mesmo recomendamos que você pesquise melhor sobre o assunto e se informe. A Mais Credit pode te ajudar a descobrir se o seu financiamento tem ou não juros abusivos. Não perca tempo e converse com um de nossos consultores. Não deixe que a falta de pagamento te faça perder o veículo por conta de busca e apreensão.

Saiba melhor quem é Mais Credit Consultoria

É muito comum que algumas instituições financeiras cobram juros abusivos nos contratos, o que resulta em parcelas altíssimas. A Mais Credit existe para te ajudar nesses casos. A Mais Credit é uma empresa especialista em encontrar juros abusivos do seu financiamento. Nós te ajudamos a resolver essa situação sem precisar de muita burocracia. 

Se você tem um veículo financiado, é essencial que você faça a análise contratual dele, pois infelizmente o Brasil é um dos países que mais cobram taxas de juros abusivas do mundo.

Ao passar pelo processo de análise do contrato do seu financiamento, podemos te orientar e oferecer o melhor caminho para seguir e sair de uma vez por todas das dívidas. Esse processo é gratuito, basta entrar em contato conosco através do nosso Whatsapp (11) 96882-7012 ou até mesmo pela nossa central de atendimento 0800 580 0910.

Além disso, contamos com diversos conteúdos sobre esse e outros assuntos em nosso site. Uma vez que a Mais Credit se preocupa com o conhecimento de todos, você pode encontrar informações de fácil acesso e de forma didática em nosso Instagram e no nosso Facebook.

Em nosso canal do Youtube você consegue conhecer histórias dos nossos maiores cases de sucesso, além de outros assuntos muito relevantes sobre o nicho de financiamento de veículos.

Em nosso site, também temos um espaço dedicado aos cases de sucesso da empresa em que você pode ter acesso ao depoimento de cada um que ajudamos. Para ter acesso a essas histórias, basta clicar aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.