Ligue grátis:

icone-tell

0800 580 0910

Busca e Apreensão de Veículo

Não perca seu veículo para o banco!

Busca e Apreensão de Veículos. Conte com nossos profissionais! Somos especialistas

O que é Busca e Apreensão de Veículos?

A busca e apreensão de veículos acontece quando um cliente que possui um veículo deixa de cumprir suas obrigações com relação ao pagamento das parcelas de financiamento. Sendo assim, um Juiz toma a decisão de apreender o veículo em questão, visando cumprir o que foi negociado em contrato.

Saiba que esse tipo de ação é legal e prevista em lei. Ela permite que o banco ou a financiadora pegue o bem de volta caso você não esteja fazendo a quitação da transação financeira. Os contratos de busca e apreensão possuem cláusulas de alienação fiduciária, onde o contratante adquire um bem móvel, e se compromete a seguir todos os termos, incluindo o pagamento de parcelas sem atrasos.

É importante deixar claro que aplicar a busca e apreensão não é precisamente a primeira coisa que o banco quer. O que acontece no primeiro momento é de o consumidor procurar o banco para negociar a dívida, alongando o prazo de pagamento ou reduzindo o valor das parcelas.

Porém, se você não agir dessa maneira, então o banco não terá outra opção senão ajuizar uma ação de busca e apreensão de veículo justamente para não ficar com o prejuízo.
img-buscaeapreensao

Quando Acontece a Busca e Apreensão de Veículos?

Quando o cliente está em dívida com o pagamento de seu veículo, o banco ou financeira entra em contato para avisar e instruir o cliente a efetivar o pagamento em atraso. Graças a demora na realização do pagamento, os juros se tornam abusivos, há cobranças de multas e taxas e isso torna o pagamento muito mais difícil de ser realizado.

A intenção dos bancos e financeiras é tornar de fato o pagamento inviável para que assim possam leiloar ou vender o veículo em questão. Não há um tempo pré-determinado para que a busca e apreensão de veículos aconteça, o banco ou financeira podem entrar na justiça a qualquer momento, a partir do primeiro atraso de parcela.

O Que Acontece Com o Veículo?

Quando ocorre busca e apreensão do veículo, o mesmo volta a ter como dono o banco ou financeira. No primeiro caso o cliente tem até 5 dias para quitar a dívida inteira, incluindo parcelas em atraso as que ainda iriam vencer, assim como também todos os juros e despesas adicionais, caso o pagamento não ocorra, o banco poderá leiloar e vender o veículo.

O segundo prazo é de 15 dias. Este é o momento para você apresentar uma defesa ou contraproposta devidamente representado por um advogado.

Segundo o direito processual civil e o pensamento da maioria dos especialistas é que este prazo deve contar a partir do ato praticado pelo oficial de justiça.

Deixe seu contato!

Nossa equipe irá retornar com a ajuda que você precisa!

Como você pode fazer a consulta sobre busca e apreensão de veículo?

Saiba que o fato de você receber um comunicado do banco não quer dizer que já está feita uma ação de busca e apreensão de veículo. A verdade é que este comunicado apenas está dizendo que isto poderá acontecer caso você não efetue o pagamento devido.

O recomendado é que você fique calmo e procure uma renegociação da dívida. Nesse caso, solicite o alongamento do pagamento ou a redução das taxas de juros.

Você conseguirá acompanhar o processo fazendo a consulta sobre busca e apreensão de seu veículo. Então, para isso, entre no site do Tribunal de Justiça respectivo do estado, na aba de acompanhamento de processo.

Na maioria dos casos você poderá fazer a consulta simplesmente digitando o nome, e então serão listados todos os processos que estiverem abertos ou já ocorridos.

Se já estiver uma ação de busca e apreensão de veículo em tramitação, então imprima e busque um advogado e uma empresa especializada em revisão contratual.

Você poderá esconder o veículo?

Sim, você até poderá esconder o veículo que está sofrendo processo de busca e apreensão. Mas, fique ciente que o banco não tem apenas esta medida a ser adotada.

Na finalidade de quitar a dívida, o banco ou financiadora poderá solicitar ao juiz a quitação da dívida através da penhora de algum bem que o devedor possui.

É claro que esconder o veículo irá trazer dificuldades para o banco, mas em modo algum dará quitação da dívida. Pode acontecer que as coisas se tornem até piores para você caso tenha escondido o veículo.

Faça uma análise gratuita pelo WhatsApp

Ligue Grátis para: 0800 580 0910

O Que Fazer Quando Acontece a Busca e Apreensão?

A melhor maneira de continuar com seu veículo é a contratação de uma empresa competente no assunto. A Mais Credit é uma empresa altamente qualificada em busca e apreensão de veículos e possui especialistas em negociação. Há mais de uma opção para que o resultado almejado ocorra, e obter de volta o veículo apreendido é uma das soluções que a Mais Credit oferece.

Profissionais que possuem expertise em negociação, análise de contratos, e gerenciamento de dívidas são indispensáveis quando se trata de busca e apreensão, pois possuem estratégias voltadas para a negociação e obtenção do bem móvel.

Neste artigo você terá a oportunidade de conhecer as 10 dicas para se livrar definitivamente do processo de Busca e Apreensão de Veículos!

Como se Livrar da Busca e Apreensão de Veículos

Dica Número 1: Leia o Seu Contrato Integralmente

No momento em que você estiver adquirindo o produto através da assinatura de um contrato com a instituição financeira, a ideia é que você dê total atenção para esse documento. Dessa forma, irá evitar prejuízos anteriores.

Saiba que os bancos cobram comissões e aplicam taxas com valores elevadíssimos. Isso ele faz sem sequer pedir a sua autorização. Na verdade, aproveitam o fato de que quase 100% dos consumidores não leem o contrato integralmente.

O resultado é que as prestações do financiamento ficarão elevadíssimas, e você terá dificuldade em pagar em dia. Aí já sabe né? O banco poderá dar busca e apreensão do veículo!

Dica Número 2: Observe Atentamente as Taxas Cobradas no Contrato

Essa dica é muito parecida com a anterior. A diferença é que na primeira você irá dar toda atenção a todas as cláusulas do contrato, enquanto que na segunda dica você deverá verificar quais são as comissões e taxas e seus respectivos valores cobrados no contrato.

Verifique quais são as taxas que irão incidir caso você venha atrasar alguma parcela. Saiba que os juros abusivos já estarão sendo aplicados, e se houver atrasos no pagamento, essas taxas vão dificultar ainda mais de você quitar a dívida.

A ideia é que você foque mais nessas taxas que estão sendo aplicadas em seu financiamento.

Dica Número 3: Observe se o Banco Fez a Notificação

O banco não pode sair de uma hora para outra dando busca e apreensão de veículo, então caso ele faça isso sem uma notificação, você poderá se livrar facilmente desta apreensão.

Saiba que a lei obriga que o banco notifique o devedor formalmente, e isso é feito através de carta com registro e assinatura.

As instituições financeiras já estão bastante acostumadas com o descaso por parte dos consumidores, tanto na hora de ler o contrato como de observar os trâmites antes de dar busca e apreensão.

Por essa razão, se aproveitam e não cumprem o que está escrito na lei, apreendendo seu carro de forma indevida.

Dica Número 4: Ao Receber a Notificação  Proceda Rapidamente

Quando você receber a notificação do banco dizendo que você está pendente e precisa quitar a dívida, então haja rapidamente, não espere o mandado de busca e apreensão chegar em sua casa.

Saiba que uma vez com mandado em mãos, o oficial de justiça poderá recolher o seu bem a qualquer momento.

Porém, se você procurar o banco imediatamente no momento da notificação, irá se livrar da busca e apreensão de veículo com certeza.

Dica Número 5: Recebeu o Mandado de Apreensão? Então Recorra!

Uma forma de evitar a busca e apreensão do seu veículo é recorrer mesmo já com mandado de apreensão. Saiba que você terá alguns prazos, como por exemplo:

Após o Mandado você tem 5 dias para fazer a quitação da sua dívida, e então poderá receber o seu carro de volta.

Outro prazo é o de 15 dias, onde você poderá se defender via judicial, através de uma revisão contratual com acompanhamento de advogado e juiz.

Dica Número 6: A Ideia é se Prevenir Para Não se Tornar Inadimplente

Se livre da busca e apreensão de veículos prevenindo para não se tornar inadimplente. Para isso, basta que você tome algumas medidas, como por exemplo:

Observe se o valor das prestações não ultrapassa 30% do seu orçamento por mês. É bom que você inclua nessa porcentagem os gastos com combustível, seguro veicular, impostos cobrados pelo governo e as revisões regulares.

Dica Número 7: Dê Ouvidos e Importância ao Banco

Às vezes as pessoas não dão a importância para as cobranças que o banco está fazendo. Naquele primeiro momento você precisa entender que o banco está buscando formas extrajudiciais de resolver a questão.

Você deve dar total atenção e procurar o mais rápido possível o gerente da financeira para uma renegociação da dívida.

Dica Número 8: Faça a Renegociação da Dívida

Para quem está cansado de busca e apreensão de veículo, então uma das 10 dicas para se livrar disso definitivamente é buscando o gerente do banco para renegociar a dívida.

Antes da renegociação, é importante que você faça um planejamento financeiro, onde irá constar os seus gastos mensais e as suas receitas.

Depois disso, procure o gerente do banco para que ele apresente algumas formas de você quitar o mais rápido possível a sua dívida, especialmente sem a cobrança dos juros abusivos.

Dica Número 9: Verifique se as Taxas de Juros Cobradas São as Estabelecidas Pelo Banco Central

Saiba que o Banco Central estabelece regularmente as taxas médias de juros para o mercado financeiro brasileiro. Então, todas as financeiras no país devem trabalhar dentro das taxas médias.

Infelizmente, 90% dos bancos não dão a mínima para essas taxas médias e aplicam as que querem. E isso você já sabe: cobrança de taxas abusivas é crime!

Antes de fazer o contrato com a instituição, ou até mesmo depois de ter assinado o documento, verifique na página do Banco Central quais são as taxas médias.

Depois, faça a comparação para verificar se as taxas cobradas em seu contrato estão de acordo com as estabelecidas pelo Banco Central.

Dica Número 10: Resolva a Questão de Forma Extrajudicial

A décima dica para você se livrar definitivamente da busca e apreensão de veículo é você resolver esta questão de forma extrajudicial.

A Mais Credit Consultoria está no mercado há quase 10 anos prestando serviços para pessoas no Brasil inteiro. Dentre esses serviços destaca-se o de recuperação de veículos apreendidos.

Um processo extrajudicial é aberto pela empresa e você aguardará o resultado, e geralmente é bastante positivo, uma vez que os bancos concedem até 80% de desconto para você quitar o seu financiamento de veículo.

Como contratar Mais Credit de Consultoria para recuperação de veículo?

É tudo muito fácil, rápido e profissional: Temos Consultores capacitados e especializados em análises de contratos de recuperação de veículos.

Aproveite e ligue gratuitamente para 0800 058 0910 e solicite inteiramente grátis a análise de seu contrato.

Nesse momento, nossa equipe dará início ao processo extrajudicial onde serão analisadas cláusula por cláusula do seu contrato. A ideia é encontrar onde o banco escondeu as taxas de juros abusivas e as taxas administrativas ilegais.

Na sequência, será feito contato com o banco solicitando que a instituição retire de seu contato tudo que foi inserido de forma ilegal e abusiva.

O resultado é a concessão de descontos que podem chegar até 80% do valor do seu financiamento. Pelo menos é o que você pode comprovar ao conhecer as dezenas de casos de sucesso em nossa página.

Clique aqui e conheça os casos de sucesso, que são clientes do Brasil todo que utilizaram os serviços da Mais Credit e conseguiram quitar o seu financiamento e recuperar seu veículo rapidamente.

 

Resumindo

Aqui listamos 10 dicas para se livrar definitivamente da busca e apreensão de veículos. Elas vão desde a leitura integral do seu contrato até a abertura de um processo extrajudicial pela Mais Credit Consultoria.

Se você precisa de mais informações sobre os serviços que a Mais Credit Consultoria presta para você na recuperação do seu veículo, então ligue agora gratuitamente para 0800 580 0911.