Outubro Rosa

Você sabe como surgiu o “Outubro Rosa”?

Posted on Postado em Dicas e Dúvidas

Como Surgiu o Outubro Rosa

Outubro Rosa é um movimento internacional, que surgiu nos Estados unidos na década de 1990, porém, nesse período apenas alguns estados americanos realizavam campanhas isoladas sobre o tema. Esse movimento surgiu com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce do Câncer de mama.

A finalidade da campanha é chamar a atenção das mulheres para a importância de ir ao médico fazer a mamografia com mais frequência e também incentivar a realização do autoexame todos os meses.

A campanha só foi acolhida nacionalmente como o mês da prevenção contra o câncer de mama, depois que foi aprovada pelo Congresso Americano. Logo após, surgiram os laços cor de rosa, que é o símbolo do outubro rosa hoje.

O laço rosa (símbolo do outubro rosa) foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, na primeira Corrida pela Cura, realizada em 1990, em Nova York. Desde então, a corrida é realizada anualmente na cidade.

O surgimento do Outubro Rosa no Brasil

A fama do Outubro Rosa conquistou o mundo de forma elegante e feminina, que motivou e uniu diversas nações a favor de uma causa tão nobre.

Já no Brasil o Outubro Rosa demorou mais para chegar. O primeiro indício do surgimento da campanha foi em outubro de 2002, quando o Obelisco do Ibirapuera foi iluminado com luzes cor de rosa. Logo depois, começaram a surgir outros eventos, porém, ainda de forma isolada. Finalmente, em 2008 o movimento ganhou mais força, várias cidades brasileiras abraçaram a causa e promoveram diversas campanhas e eventos como o resto do mundo.

A cada ano o movimento vem ganhando força e adesão mundo a fora, e o objetivo é ensinar e incentivar as mulheres a se cuidarem, não só no mês de outubro, mas nos doze meses do ano, já que a doença pode se manifestar em qualquer época.

Sobre o Câncer de mama

Infelizmente o câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais frequente no mundo, por essa razão, necessita de atenção, cuidado e diagnóstico precoce.

O câncer de mama continua com um número alto de mortes, No Brasil, a causa desse alto número de mortes, se dá pelo motivo da demora do diagnóstico, isto é, já com a doença em estado avançado.

Portanto, mesmo que a doença seja recorrente no ano inteiro, o Outubro Rosa é extremamente importante, pois serve para lembrar, incentivar e conscientizar as mulheres que devem se cuidar, pois o câncer de mama tem cura, e quando diagnosticado precocemente as chances de cura são bem maiores.

Como fazer o autoexame da mama

É recomendado fazer o autoexame em 3 momentos diferentes: Em frente ao espelho, em pé e deitado. Para realizar o autoexame, siga os passos seguintes:

 

Como fazer o autoexame em frente ao espelho

Para realizar o autoexame em frente ao espelho, precisa-se retirar toda a roupa e observar os seguintes passos:

  1. Observar com os braços caídos;
  2. Levante os braços e observe as mamas;
  3. Coloque as mãos na cintura, faça pressão para observar se existe alguma alteração na superfície da mama.

Durante o autoexame, é de extrema importância observar o tamanho, forma e cor das mamas, assim como algum tipo de inchaço, abaixamentos, saliências ou rugosidades. Caso note alguma dessas alterações que não estava presente no autoexame anterior, ou alguma diferença entre as duas mamas, procure um médico especializado, para a realização de um exame mais aprofundado.

Como fazer o autoexame de pé

O autoexame de pé deve ser feito durante o banho com o corpo molhado e as mãos ensaboadas. Siga os passos seguintes:

  1. Levante o braço esquerdo e coloque a mão atrás da cabeça;
  2. Apalpe com cuidado a mama esquerda com a mão direita, faça movimentos circulares de cima para baixo.
  3. Repita os mesmos movimentos na outra mama, e não esqueça dos mamilos e axilas.

O exame deve ser feito com os dedos da mão juntos e esticados em movimentos circulares em toda a mama. Depois deve-se pressionar os mamilos e observar se existe a saída de qualquer líquido.

Como fazer o autoexame deitado

Para fazer o autoexame deitado, siga os passos seguintes:

  1. Deite e coloque o braço esquerdo na nuca;
  2. Coloque uma toalha ou almofada debaixo do ombro;
  3. Apalpe a mama e faça movimentos circulares de cima para baixo;
  4. Repita tudo na outra mama.

Caso sinta alguma alteração nas mamas, procure imediatamente um médico especialista para fazer exames mais aprofundados.

Mesmo realizando o autoexame em todos os meses, é recomendado ir ao médico uma vez ao ano para realizar a mamografia que pode diagnosticar a doença em estágio precoce, antes mesmo de se formar um nódulo palpável.

É de extrema importância ter um diagnóstico nesse momento, pois assim, as chances de cura são maiores.

A Mais Credit apoia essa causa.

Acesse nossas redes sociais: Facebook e Instagram

Acesse também nosso Blog, que está cheio de dicas para você.