Um Processo Extrajudicial

Um Processo Extrajudicial: Quais São As Etapas?

Posted on Postado em Dicas e Dúvidas

Neste artigo você irá conhecer quais são as etapas de um processo extrajudicial. E já de início é muito importante eu adiantar que temos aqui um procedimento bastante flexível.

Aliás, a flexibilidade já começa a ser vista no próprio nome: É que algumas pessoas chamam de processo extrajudicial, enquanto outras chamam de procedimento extrajudicial.

Independente da nomenclatura utilizada, existem algumas etapas que são consideradas comuns em um processo como este. Elas são:

 

  • Pré-mediação
  • Discussão para abertura
  • Discussão sobre o problema
  • Resumo sobre a proposta
  • Estratégias para negociação
  • Proposta final

 

Vamos conhecer, didaticamente, como se dar cada uma dessas etapas do processo extrajudicial. Me acompanhe pelas próximas linhas, e se ficar alguma dúvida, utilize o espaço para comentários.

As Etapas De Um Processo Extrajudicial

 

Vimos anteriormente que as etapas de um processo extrajudicial são flexíveis. Porém, podemos identificar pelo menos seis passos que devem ser seguidos. Entenda como cada um deles funciona.

 

A Pré-Mediação

 

Esta etapa tem por finalidade esclarecer aos participantes, que podem ser as pessoas envolvidas, nesse caso vamos chamar de mediandos, e outras interessadas, como por exemplo, advogados, se for necessário.

Então, a ideia é falar que no processo extrajudicial deve prevalecer os princípios da autonomia, da voluntariedade, da imparcialidade e da confidencialidade.

Além disso, explana-se as etapas que irão acontecer e como elas funcionam. Lembrando sempre que a qualquer momento o processo poderá ser suspenso ou encerrado a pedido de alguma das partes.

Dessa forma, fica fácil compreender que a etapa da pré-mediação tem por objetivo informar e receber das partes envolvidas o sinal verde de que o procedimento pode começar.

 

Discussão Para Abertura

 

Nesta etapa de abertura são relembrados sucintamente todos os princípios que devem reger o processo extrajudicial.

Além disso, são tratadas questões referentes a quantas reuniões poderão ser necessárias, como também o tempo de duração de cada uma delas.

Aqui deverá ficar esclarecido quais pessoas poderão participar dos encontros, isto inclui permitir ou não a presença de advogados e de outros interessados.

Nesse primeiro momento da discussão para abertura, observe que mais uma vez busca-se informar e receber a concordância dos mediandos em aceitar os termos.

Na segunda parte dessa etapa, cada envolvido fala resumidamente sobre o problema. A ideia é entender de forma global as características gerais do conflito.

 

Discussão Sobre o Problema

 

Na terceira etapa do processo extrajudicial, então as partes terão mais tempo e condições de discutir aprofundadamente sobre o problema.

Aqui pretende-se deixar claro o que cada parte compreende, qual é o posicionamento e seus interesses, além de conhecer os sentimentos e as necessidades.

É necessário focar na compreensão das questões mais nebulosas do conflito. Para isso, é preciso coletar o máximo de informações.

O mediador do procedimento extrajudicial deverá ser ativo na escuta, reforçar positivamente e fazer perguntas que passam permitir a reflexão.

 

Resumo Para a Proposta

 

É preciso na quarta etapa fazer um resumo para a proposta que deverá ser apresentada. Neste momento serão colocadas as principais informações coletadas na etapa de discussão sobre o problema.

É imprescindível que os pontos relatados possam ser citados de modo a buscar uma equacionamento da questão. Afinal, cada parte envolvida quer ter suas necessidades supridas.

Frisa-se a necessidade de verificar se todas as questões relacionadas estão presentes e, de fato, bem compreendidas.

 

Estratégias Para Negociação

 

É nesta etapa onde começa-se a aplicar as estratégias para chegar a uma negociação. São colocadas em análise as opções, e então selecionadas as que mais se aproximam da solução do problema.

Aqui entra o poder da criticidade: Isso significa ser preciso verificar a viabilidade das opções, sua adequação, eficiência e eficácia para a questão.

Ao mediador caberá a função de incentivar a troca de ideias e colaboração, além de evitar os posicionamentos pessimistas.

Será necessário, dessa forma, criar um ambiente em que os envolvidos possam visualizar, no futuro, a aplicação de uma estratégia que sirva para ambos.

 

Proposta Final

 

Na última etapa a ideia é formalizar um acordo, e chegar à conclusão do processo extrajudicial. Isto será possível desde que se tome atitudes equilibradas e auto-sustentáveis.

Vale lembrar que o mediador deverá incentivar a busca pela solução, mas nunca deverá apresentar a solução para o conflito, pois a ideia é que encontre-se algum que satisfaça as necessidades das partes envolvidas.

Pode acontecer que os mediandos não cheguem a um acordo extrajudicial, ou ainda, que façam a opção por aplicar, parcialmente, algum acordo.

De qualquer modo, se houver mudança nas práticas, e no entendimento despertar desejo por resolver a questão, então o processo extrajudicial terá sido positivo.

 

Processo Extrajudicial Simplificado

 

Como dito anteriormente o procedimento extrajudicial é flexível tanto na nomenclatura quanto em suas fases ou etapas.

É possível, a partir desta compreensão, que tenhamos um processo extrajudicial simplificado, reduzindo suas fases e a quantidade de pessoas envolvidas.

Tudo poderá depender de qual questão está sendo tratada. Certamente, conflitos maiores, como por exemplo, aqueles que envolvem grande levas de dinheiro, podem ter um processo mais prolongado, complexo e difícil.

Por outro lado, em questões mais simples, como a quitação de um financiamento de veículo de baixo custo, é possível resolver administrativamente sem muitos esforços.

 

A Quem Recorrer Para Um Processo Extrajudicial?

 

A resposta para esta pergunta é relativa, pois irá depender do conflito que você pretende resolver, bem como a dimensão do conflito.

É possível recorrer a um profissional advogado, e esse será o mediador no procedimento, se comportando como um incentivador para a resolução do conflito.

Também o processo poderá se desenvolver com o apoio de outros especialistas no conflito em questão.

Se tomarmos como exemplo a inadimplência em um financiamento de veículo, é possível que empresas especializadas possam guiar o consumidor em um processo extrajudicial simplificado.

A Mais Credit é uma empresa especialista em análises contratuais e o trâmite de serviços é sempre extrajudicial para redução de juros abusivos em financiamento de veículos.

Se seu problema é relativo a busca e apreensão de veículo, a recuperação de veículo, a análise contratual de financiamento, a alienação fiduciária em contratos de financiamento de veículo, então poderá utilizar dos serviços da Mais Credit.

 

Resumindo

 

As etapas de um processo extrajudicial são, no geral, seis: Pré-mediação, Discussão para abertura, Discussão sobre o problema, Resumo sobre a proposta, Estratégias para negociação, Proposta final.

Porém, é possível que você encontre um procedimento extrajudicial simplificado, e isto irá depender da demanda, ou seja, do conflito que precisa ser solucionado.

Em casos mais simples de inadimplência em financiamento de veículo é possível iniciar um processo extrajudicial com o apoio de especialistas da Mais Credit Consultoria.

Para ter mais detalhes como isso funciona, nos acompanhe lendo nossos artigos e nos seguindo nas redes sociais do Facebook e Instagram.

Também é possível entrar em contato com nossos consultores ligando gratuitamente para 0800 580 0910 ou utilizando nosso chat https://www.maiscredit.com.br/

Espero que esse artigo tenha sido de grande utilidade para você ao mostrar e explicar detalhadamente quais são as etapas de um processo extrajudicial.

Havendo dúvidas sobre qualquer uma das etapas desse processo, ou ainda, a respeito dos serviços prestados pela Mais Credit, queira utilizar nossos canais de atendimento.

Faça-nos sua pergunta através do espaço para comentários, ou ligue-nos gratuitamente para 0800 580 0910, e logo vamos te atender para tirar todas as suas dúvidas!