Advogado Pode Cobrar Honorários Antes da Ação Revisional

Um Advogado Pode Cobrar Honorários Antes da Ação Revisional?

Posted on Postado em Dicas e Dúvidas

Um Advogado Pode Cobrar Honorários Antes da Ação Revisional? Pensando nesse sentido vamos tirar todas as suas duvidas a respeito desse assunto que certamente irá te ajudar.

Adquirir um veículo próprio é o desejo de muitas pessoas, mas que por sua vez, é um processo complicado devido o valor alto

No entanto, muitas pessoas financiam um veículo para conseguir adquirir o bem, mas alguns bancos cobram juros abusivos após o financiamento, assim necessitando de uma ação revisional.

Se você é vítima dos juros abusivos e está procurando por uma ação revisional, é necessário entender como funciona o contrato para conseguir realizar o processo de maneira correta.

Por isso, neste artigo separamos as principais informações que você precisa saber para colocar isso em prática.

Vamos conferir?

O Que São Honorários?

Honorários é um termo que vem do latim que se refere as condutas, os honorários que acontecem em meios jurídicos, sendo estabelecido o preço a ser pago para um advogado atual.

Ou seja, o honorário são os valores que serão pagos para que um advogado atue, onde devem ser definidos antes dos atendimentos.

Atualmente existem vários tipos de honorários e conhecer o que é cada um e como funciona é fundamental para que você consiga identificar as situações e contratar um advogado de maneira correta.

No entanto, o primeiro honorário que podemos destacar é o contratual, que é justamente o que se enquadra a ação revisional.

Ele é feito antes das consultorias, definindo todos os valores que serão pagos, levando em consideração que o advogado pode ou não ganhar a causa.

Além desse tipo de honorário outro que podemos destacar é os sucumbenciais. Este tipo de honorários caracteriza-se pela perda do processo, assim prevendo a situação e criando valores que permita que uma das partes não saia no prejuízo.

Geralmente, este tipo de honorário acontece justamente quando alguém deseja contratar um advogado em uma situação que há grandes chances de ele perder.

Dessa forma, o contrato honorário também já deixa preparado a pessoa que estará passando pela situação.

Outro tipo de honorário é os arbitrados, esse tipo de honorários recebe esse novo uma vez que ele é definido em juízo, ou seja, levando ao árbitro.

 

Como Funciona a Ação Revisional?

O desejo de ter um veículo próprio é algo muito comum e não é à toa que existem inúmeras pessoas que compram carros diariamente. Porém, adquirir um bem próprio exige um gasto alto, que por sua vez, pode gerar uma grande dor de cabeça!

O que acontece, é que comprar um veículo à vista é um processo complicado, uma vez que o preço de um carro é bastante elevado, ficando assim viável para a maioria da população brasileira.

Mas para que diversas pessoas possam ter acesso a um veículo, elas optam pelo financiamento, onde permite que ela pague o bem durante muito tempo, porém com juros.

O grande problema disso é exatamente a questão dos juros, porque embora possa parecer tentador a possibilidade de ter um carro próprio, os juros para comprar um veículo são alto.

Em muitos casos, os bancos cobram juros abusivos, tornando totalmente inviável continuar o pagamento. Quando esse tipo de situação acontece e o consumidor entende que está sendo cobrado uns juros abusivos ele pode recorrer a situação.

A partir disso, é exatamente nessa situação que entra a questão da ação revisional. A ação revisional consiste em apresentar que uma determinada instituição está cobrando o valor acima do que é permitido e a solicitar que esses juros diminuam.

Porém, para esse acontecimento é necessário que a pessoa comprove que o valor está acima do permitido. Por isso, é muito importante ter um auxílio para buscar a ação revisional.

 

Mas Afinal: O Advogado Pode Cobrar Honorários Antes da Ação Revisional?

Os honorários contratuais podem ser cobrados de diferentes formas, isso porque a maneira como ele será estabelecido é definido entre o cliente e o advogado.

Dessa forma, você pode encontrar uma empresa especializada na ação revisional que te apresente um contrato com o pagamento antes ou depois.

Embora haja essa possibilidade, no caso dos honorários relacionados a uma ação revisional, na maioria dos casos são cobrados antes da execução do processo.

Isso acontece porque diferente dos outros tipos de processos, não é necessário definir o percentual ganho, mas sim utilizar a tabela da OAB como referência, indicando uma porcentagem do valor do carro.

A definição do preço a ser cobrado em um contrato de ação revisional também vai depender de acordo com cada organização. Porém, é válido destacar que conforme a lei, existe um valor mínimo que pode ser cobrado e um valor máximo.

Algumas empresas optam por colocar na cláusula a opção da remuneração apenas com a vitória da ação revisional. Embora essa cláusula não seja tão recomendada, isso gera mais confiança para o consumidor.

Dessa forma, caso você queira contratar um advogado para realizar a ação revisional de forma mais segura, poderá argumentar sobre a inclusão da cláusula ou conhecida como quota litis.

Dicas de Como Fazer Uma Ação Revisional de Sucesso

Se você está com juros abusivos no seu contrato de financiamento de veículo e deseja recorrer é necessário buscar pela ação revisional de forma correta.

Embora você já tenha conseguido identificar a situação sozinho e procurar por alternativas, a ação revisional necessita de um apoio para que seja feita de maneira correta e você consiga ganhar a causa.

Por isso, a primeira dica para você ganhar a ação é buscar auxílio de um advogado ou uma empresa especializada em revisão contratual para realizar essa situação para você.

Isso é necessário, pois além de você ter muito mais facilidade nesse procedimento e poder realizar essa ação, você irá garantir que os juros diminuam e você pague de fato pelo o que você deve pagar.

Além disso, outra dica para fazer a ação revisional é que você busque coletar o máximo de informações possíveis, para que você entenda como tudo isso funciona.

No nosso site, por exemplo, tem vários conteúdos gratuitos para te auxiliar a executar esse processo. O que você achou deste artigo?

Aproveite para baixar o nosso ebook gratuitamente para aprender mais e conseguir executar uma excelente ação revisional! A Mais Credit está no mercado a mais de 9 anos!

São vários cases de sucesso! Corre lá e confira, e se tiver qualquer duvida não deixe de nos contatar! Prezamos muito pelo bom atendimento.